Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Visita Obras de Construção do INL

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Visita Obras de Construção do INL

 - 18/12/2008

Logotipo do INL – Laboratório Ibérico Internacional de NanotecnologiaO Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita no dia 19 de Dezembro de 2008, às 14:00, as obras de construção do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que foram iniciadas em Julho deste ano, em Braga, num terreno com uma área de aproximadamente 47.500 m2, cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Braga.

O INL é a primeira e até agora a única organização de investigação no mundo na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, decidida na XXI Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Novembro de 2005, em Évora. Com sede em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundial, estando aberto, no futuro, à participação de mais países da Europa e de outros continentes. Está previsto que venha a ter cerca de 200 investigadores e envolva um total de 400 pessoas, contando com técnicos, doutorandos e pós-doutorandos.

O edifício deverá ficar concluído em Julho de 2009. As instalações, ocupando uma área de aproximadamente 26.000 m2, incluem laboratórios e gabinetes com 7.500 m2, salas limpas com 2.400m2, auditório e áreas públicas com 4.800m2, zonas técnicas com 3.500 m2, áreas administrativas com 700 m2.

Do ponto de vista construtivo as futuras instalações do INL têm exigências técnicas únicas associadas à especificidade e aos requisitos inerentes à actividade laboratorial de nanotecnologia, designadamente em termos de controlo de vibrações e campos electromagnéticos.

Estas exigências têm-se traduzido no dimensionamento de estruturas recorrendo à incorporação de betões de comportamento especial, assim como de armaduras revestidas com epoxi ou de aço inox. No que se refere às exigências impostas à execução das redes de infraestruturas, são utilizados equipamentos electromecânicos, redes de terras e redes de gases com características singulares. Várias técnicas construtivas estão a ser realizadas nesta obra pela primeira vez em Portugal.

Nesta visita à obra participam também o Director-Geral do INL, José Rivas, o Director-Geral Adjunto, Paulo Freitas, e o presidente do Conselho do INL, Luís Magalhães.

Fotografias da obra em 12 de Dezembro de 2008:

Ala de laboratórios e gabinetes
Legenda: Ala de laboratórios e gabinetes

Edifício de apoio social
Legenda: Edifício de apoio social

Construção da lage de suporte da sala limpa
Legenda: Construção da lage de suporte da sala limpa

Fotografias da obra em 17 de Dezembro de 2008:

1º Pormenor da construção da lage de suporte da sala limpa
Legenda: 1º Pormenor da construção da lage de suporte da sala limpa

2º Pormenor da construção da lage de suporte da sala limpa
Legenda: 2º Pormenor da construção da lage de suporte da sala limpa

Última actualização ( 16/12/2011 )