Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Portugal em 2º na ONU em Acessibilidade dos Sítios do Governo na Internet

Portugal em 2º na ONU em Acessibilidade dos Sítios do Governo na Internet

 - 03/05/2011

Logótipo do Programa Acesso da UMIC Um artigo publicado na edição de Janeiro de 2011 do periódico científico Journal of Information Technology & Politics, sob o título “Análise Global da Acessibilidade de Portais de Governos e Sítios de Ministérios Nacionais na Web" (Global Web Accessibility Analysis of National Government Portals and Ministry Web Sites), apresentou a primeira análise global da acessibilidade na Web de 192 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Portugal está em 2º lugar na acessibilidade dos sítios do governo considerados no estudo, com um valor de acessibilidade Web de 97,57%, só ultrapassado pela Alemanha que tem um valor de acessibilidade Web de 98,72%.

Acessibilidade Web dos Sítios de Governos de Estados Membros da ONU (50 melhores)
% de testes conformes com as directrizes de acessibilidade realizados nos sítios nacionais e de 5 ministérios

Acesso alternativo: Evolução da Percentagem da Despesa Total em I&D no PIB nos Países da UE com Valores entre 0,5% e 2% - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 40KB)
pressione no gráfico abaixo para o ampliar

Acessibilidade Web dos Sítios de Governos de Estados Membros da ONU (50 melhores), % de testes conformes com as directrizes de acessibilidade realizados nos sítios nacionais e de 5 ministérios

Nota: Páginas seleccionadas dos sítios nacionais dos governos na Web e dos 5 ministérios: Educação, Trabalho, Assuntos Sociais, Saúde e Finanças.

Fonte: Morten Goodwin, Deniz Susar, Annika Nietzio, Mikael Snaprud, Christian S. Jensen,
Global Web Accessibility Analysis of National Government Portals and Ministry Web Sites
Journal of Information Technology & Politics, 8, 41–67, 2011

O estudo, da autoria de Morten Goodwin (Tingtun AS, Noruega), Deniz Susar (Dep. de Assuntos Económicos e Sociais da ONU), Annika Nietzio (Instituto de Investigação em Tecnologia e Deficiência, Alemanha), Mikael Snaprud, Christian S. Jensen (Universidade de Aarhus, Dinamarca), analisou a acessibilidade dos sítios dos governos dos Estados Membros da ONU considerados no inquérito da ONU à administração pública electrónica 2010 (2010 UN e-government survey), o qual inclui os sítios nacionais dos governos na Web e os sítios de 5 ministérios: Educação, Trabalho, Assuntos Sociais, Saúde e Finanças. A acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais foi avaliada com base nas directrizes de acessibilidade 1.0 (WCAG 1.0 – Web Content Accessibility Guidelines 1.0) do W3C – World Wide Web Consortium.

Para cada um dos sítios na Internet considerados foi analisado um conjunto de páginas (o estudo não esclarece quantas páginas foram consideradas e como foram escolhidas) e em cada uma das páginas foi testada a conformidade com todas as ocorrências relevantes para as directrizes de acessibilidade WCAG 1.0 do W3C. O estudo considera para cada país um valor de acessibilidade Web igual à percentagem dos testes que produziram resultados positivos de acessibilidade no total de testes executados nas páginas consideradas.

Foram obtidos desta forma valores de acessibilidade para todos os Estados Membros da ONU excepto para a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), pois o respectivo governo não tem presença pública na Internet.

Última actualização ( 09/08/2011 )