Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > 1º Seminário de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores

1º Seminário de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores

 - 10/11/2010

Logotipo do CERT.PTRealiza-se hoje, 10/11/2010, no Hotel Olissipo Oriente, Parque das Nações, Lisboa, o 1º Seminário de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores (CSIRTs – Computer Security Incident Response Teams), organizado pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, no âmbito das actividades financiadas pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que inclui no âmbito das suas atribuições promover a cibersegurança e a privacidade no uso da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O seminário destina-se a profissionais que operam ou se interessam pela área da segurança informática em geral e, em particular, pela cibersegurança, e tem como objectivos a apresentação e discussão de diferentes exemplos de estrutura nacional de resposta a incidentes de cibersegurança, e a discussão dos principais desafios e benefícios para a operacionalização de uma capacidade de resposta a incidentes em vários sectores nacionais de actividade.

O seminário é aberto pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães (ver intervenção), e pelo Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, Pedro Veiga, e conta como oradores com representantes de CSIRTs do Brasil, da Holanda, da Sérvia e de Portugal, bem como o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, e representantes do CEGER – Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, da Associação Portuguesa de Bancos, da Portugal Telecom, da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e da Polícia Judiciária.

A FCCN opera, no âmbito da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, uma equipa (CERT.PT) de resposta a incidentes de segurança em redes e computadores causadas por vírus, spyware e outras formas de intrusão informática. Esta foi desde Setembro de 2002 até Julho de 2007 a única equipa de resposta a incidentes de segurança informática em Portugal que estava acreditada internacionalmente, altura em que passou a existir mais uma equipa acreditada internacionalmente, nomeadamente o CSIRT.FEUP da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em Julho de 2008, o CERT.IPN do Laboratório de Informática de Sistemas do Instituto Pedro Nunes passou também a  integrar a lista de CSIRTs mantida pela TERENA – Trans-European Research and Education Networking Association, embora não acreditado na altura. O Instituto Pedro Nunes é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, que tem como missão a transferência de tecnologia entre a Universidade e o tecido económico Português.

A FCCN coordena a Rede Nacional de CSIRTs que presentemente agrupa 10 entidades, incluindo organizações ligadas ao sistema científico e universitário, operadores de telecomunicações, uma instituição bancária e o Estado Maior General das Forças Armadas.

As Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores (CSIRTs) são consideradas uma componente central dos sistemas de segurança informática, sendo importante assegurar a sua organização em rede de colaboração regular.

Última actualização ( 09/03/2011 )