Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Serviços Públicos  > Projectos  > Voto Electrónico  > Resultados Eleições Europeias de 2004

Resultados Eleições Europeias de 2004

 - 28/05/2008

Em cada freguesia houve uma equipa de auditores para analisar o sistema de voto electrónico, nas suas várias componentes:

  • Tecnologia;
  • Segurança e confidencialidade;
  • Workflow;
  • Usabilidade gráfica das interfaces.

Um dos requisitos básicos do piloto era a obrigatoriedade de transparência, segurança e acessibilidade em todo o processo de voto, desde a identificação e verificação da identidade do eleitor até ao apuramento geral dos resultados. A auditoria foi entregue a um conjunto de instituições académicas ou científicas independentes da área de sistemas de informação e plataformas tecnológicas:

A par da auditoria, foram elaborados ainda dois questionários com vista obter informação sobre a percepção dos eleitores sobre a nova forma de votar. Alguns dos resultados apurados são:

  • 99% dos eleitores que participaram no projecto-piloto e responderam ao inquérito gostaram da experiência de voto electrónico presencial e 97% revelaram-se dispostos a votar electronicamente em futuros actos eleitorais.

  • A quase totalidade dos eleitores que participaram no projecto-piloto e responderam ao inquérito considera o sistema Simples/Fácil (96%), Rápido (96%) e Seguro (86%). Os inquiridos consideram ainda que o sistema facilita a identificação dos candidatos (90,2%).

  • 60% consideram que o novo sistema de voto facilita o acto de voto dos cidadãos com dificuldades visuais/motoras.

  • 86% acreditam na Segurança do sistema. Os eleitores que não consideram o sistema seguro (3,4%) revelaram especial preocupação com as questões do Anonimato (48%) e de Inalterabilidade do Voto (40%).

  • 57% dos eleitores inquiridos consideram que a implementação desta nova forma de votar, a permitir a mobilidade do votante, contribuirá para diminuir a abstenção eleitoral.

  • O voto pela Internet é o que atrai mais simpatias, com 59% das preferências, sendo que os eleitores inquiridos apreciam igualmente o voto através da rede ATM/Multibanco (57%), ou mesmo o voto por telefone com auxílio do teclado (51%). Apenas o voto por SMS recolhe menos de metade das preferências (49%).

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) aprovou uma orientação por Deliberação Aprovada na Sessão da CNPD de 14 de Novembro de 2005 intitulada “Privacidade dos Eleitores no Voto Electrónico” que se refere ao projecto-piloto de voto electrónico das Eleições Legislativas de 2004.

Última actualização ( 07/10/2008 )