Comentários


 

Pergunta

Como é que surgiu a luz e como é que a descobriram?

Resposta

Desde o início do Universo que "ele" era energia pura, e essa energia pura foi-se materializando e criando as partículas elementares: quarks, protões, neutrões, electrões, neutrinos, etc.

Ao mesmo tempo que se materializava, essa energia assumiu também a forma de quatro tipos distintos de energia: a forte, a fraca, a gravítica e a electromagnética.

A luz que conhecemos hoje é exactamente a energia sob a forma electromagnética, que tem propriedades muito bem conhecidas e estudadas. A luz electromagnética apresenta-se sob a forma de raios gama, raios-X, ultra-violetas, luz visível, infra-vermelhos, microondas, e os diversos tipos ditos ondas de rádio. A única diferença está na energia que cada raio de luz (o fotão) contém.

A luz electromagnética tem as propriedades estudadas na óptica, no electromagnetismo, e nas suas interacções com a matéria.

Como foi descoberta: basta abrir os olhos e deixar a luz entrar para podermos senti-la e ver! Basta estar ao sol ou ao pé de um objecto mais quente para o corpo sentir essa luz infra-vermelha (dita calor) mas sem a ver. Basta por um detector de ultra-violetas para ver essa luz ou sentirmos os seus efeito no bronzeado da pele. Indo ao médico, fazemos radiografias e para isso usam-se raios-X que atravessam o nosso corpo. Os raios gama são malignos para o ser humano mas, por exemplo, usados na esterilização de alguns alimentos (matam as bactérias). A radiação de rádio é usada nas telecomunicações, e hoje usam-se muito as micro-ondas, também para cozinhar.