Comentários


 

     Tecnologias

Tenho ouvido falar num "modelo japonês" de transferência de tecnologia.
Quais são, em linhas muito gerais, as suas características e em que difere, por exemplo, da forma de os americanos fazerem transferência de tecnologia? Onde posso ler alguma coisa, não técnica, sobre isto?
Na vertente energética do Hidrogénio, quais são os projectos I&D em curso e quais as entidades responsáveis?
Há algum vídeo comercial com as (algumas) tragédias gregas ou algum programa de igual suporte sobre a Tragédia Grega?
Qual a vossa ideia do impacto da Internet nas rotinas diárias?
Apesar das pessoas darem várias opiniões sobre a utilidade da Internet, há algum estudo que tenha acompanhado as rotinas dos portugueses antes e depois da utilização e verificado mudanças?
Gostaria de saber qual a capacidade de produção de um aero-dínamo, desses que a EDP agora anda a montar por aí.
Tenho ideias sobre inovações tecnológicas que podem ter utilização prática imediata . A quem devo dirigir-me para análise e eventual apoio ?
A integração de componentes electrónicos e de elementos de circuitos eléctricos em semicondutores está a aumentar gradualmente. Quais serão os limites? Até quando podemos esperar que a velocidade dos processadores duplique cada 2 ou 3 anos? Não estamos a chegar ao nível quântico?
Não será mais importante proporcionar uma igual qualidade de vida a todas as pessoas, ao invés de melhorar a tecnologia a um ponto em o Homem esteja em segundo plano?
Tenho em mente um projecto semi-robótico. Trata-se de um electroiman ou de um solenóide capaz de imprimir continuamente, conforme instruções dadas, uma força mais ou menos de 15 a 20 grs, num pequeno espaço (o correspondente à pressão que se faz numa corda na escala existente no braço de um instrumento como a viola ou guitarra).
Em termos de hardware e software não há dificuldade por enquanto. Contudo, em termos mecânicos, tenho alguma dificuldade.
Se for possível, agradecia que me indicassem onde obter ajuda ou ainda algum site que possa consultar.

Se tiver uma proposta de inovação tecnológica a quem devo dirigir-me com vista a conseguir apoio para a sua concretização?
Vivo próximo de Évora.

. . . .