Comentários


 

Pergunta

Qual é o aparelho e como se mede a distância até à lua?

Resposta

Há várias maneiras de medir a distância à Lua. A primeira pessoa a fazê-lo foi Hiparco, na Grécia Antiga, há 2.100 anos. Ele usou a geometria dos triângulos. A Lua e a Terra estão nos vértices de um triângulo rectângulo. A distância à Lua é um dos lados (a hipotenusa). Num triângulo rectângulo, para sabermos a relação entre dois lados só precisamos de saber um ângulo. Para medir o ângulo de que precisava, Hiparco esperou por um eclipse da Lua, e mediu o tempo que a Lua ficou na sombra da Terra. Depois foi só fazer as contas.

Actualmente, podemos medir a distância à Lua iluminando-a com um raio laser, por exemplo, ou por radar. Medindo o tempo entre o instante em que "ligamos o interruptor" do laser e o instante em que vemos o flash na Lua, e multiplicando pela velocidade da luz (que é de 300 000 km por segundo), ficamos a saber a distância, que é de 384 000 km.

Assim, no caso de Hiparco o aparelho foi um relógio, mais papel e lápis para fazer as contas, e actualmente pode ser uma fonte de raios laser ou um radar, e um cronómetro.

Para saber exactamente como Hiparco fez, pode ver a página internet http://www.zenite.nu/index.htm, na ligação "Medindo Terra e Lua", que tem vários diagramas.