Comentários


 

Pergunta

O que é a co-incineração?

Resposta

A incineração é um processo de tratamento térmico de resíduos que consiste na sua combustão na presença de oxigénio. No caso da co-incineração de resíduos perigosos em cimenteiras o que se faz é substituir parte do combustível fóssil utilizado nestas unidades industriais (em Portugal utiliza-se o carvão mineral e o coque de petróleo) por resíduos que têm um poder calorífico significativo. Ou seja, a combustão (destruição) dos resíduos dá-se nos fornos das cimenteiras juntamente com as matérias primas utilizadas para o fabrico do cimento (clinquer e gesso).
As vantagens apresentadas para este tipo de tratamento de resíduos perigosos, comparativamente a outros processos de destruição térmica, dizem respeito às altas temperaturas dos fornos de cimento (> 1800 °C) e longos tempos de residência (mais de 5 segundos) o que possibilita um elevado índice de destruição (os componentes orgânicos dos resíduos são totalmente destruídos e os metais são incorporados e fixados no produto final, o cimento).
Sobre este assunto da co-incineração pode consultar o relatório da Comissão Científica Independente na página www.incineracao.online.pt