Comentários


 

Pergunta

Porque é que grande parte dos actores portugueses antes tinham mais realismo nos seus papéis do que agora ?

Resposta

Admitindo que a sua asserção é verdadeira (e casos haveria a apontar no passado de claro estilo declamatório), poderíamos ser tentados a dizer que se trata de uma nova geração de actores e que a sua específica forma de representar decorreria de outra sensibilidade, outros interesses, outras preocupações, outras aprendizagens.
Mas a verdade é que essa alegada "falta de realismo" tem também a ver com textos que se levam à cena e com opções estéticas dos encenadores ao interpelarem esses textos. Assim, peças de Martin Crimp ou de Carlos J. Pessoa pouco têm a ver com os universos de Arthur Miller ou
de Bernardo Santareno, pelo que o trabalho dos actores que os interpretam terá de ser diferente.
Por outro lado há uma crescente atenção ao corpo por parte dos mais jovens actores, razão pela qual alguma rigidez de postura, que parecia caracterizar os actores dos anos 50 e 60, já não se verifica nos actores mais novos.
O que nos parece indiscutível é que nas definições várias que se podem dar de dramaturgia, estéticas de cena ou teorias de interpretação nada dispensa a exigência de qualidade no trabalho do actor: sem ela nenhuma opção pode ser legitimada ou aceite pelo público ou pela crítica.