Comentários


 

Pergunta

O que é exactamente o fenómeno de precessão dos equinócios?

Resposta

Precessão é o movimento circular do eixo de rotação da Terra. Um pião é um bom exemplo. O pião gira sobre o seu eixo, mas este eixo oscila ligeiramente.
A precessão faz com que o pólo norte (e sul) não aponte sempre para a mesma estrela ou constelação. O eixo da Terra precessa com um período de 26000 anos, o que significa que o ponto para que ele aponta descreve um círculo no céu em 26000 anos. Hoje aponta para a estrela Polaris (a estrela polar), mas há 14000 anos apontava para a estrela Vega (da constelação da Lira).
Os equinócios (de Primavera e de Outono, respectivamente a 21 de Março e 23 de Setembro, aproximadamente) são os pontos da órbita da Terra em que o dia e a noite têm a mesma duração (12h) em todos os pontos da Terra. Ora como o eixo da Terra não está sempre na mesma posição, esses pontos também variam com o passar dos séculos. É a isso que se chama a precessão dos equinócios.

A variação é de 360 graus a dividir por 26000 anos, ou seja, 50 segundos de arco por ano (um grau tem 60 minutos de arco, e um minuto de arco tem 60 segundos de arco, por isso a variação é muito pequena, à escala de tempo humana).

A precessão dos equinócios faz com que o Sol nasça numa constelação diferente (da 12 que constituem o zodíaco) a cada 2167 anos. Assim, se pensa que sabe o seu signo, desengane-se. Desde que os signos do zodíaco foram estabelecidos, há cerca de 3000 anos, o equinócio de Primavera, que estava na constelação do Carneiro, moveu-se para a dos Peixes, e passará no próximo milénio para o Aquário. Uma pessoa cujo signo seja Caranguejo, por exemplo, na realidade nasceu quando o Sol estava na constelação Gémeos.