Comentários


 

Pergunta

Qual é a possibilidade de a Humanidade vir a povoar outros planetas ou luas do sistema solar, como Marte ou Europa? Como seria, resumidamente, o processo de transformação do ambiente, de forma a poder existir vida habitável?
Mesmo que o Homem consiga, no futuro, viajar a velocidades muito elevadas (próximas da da velocidade da luz), as distâncias entre "colónias espaciais" diferentes seriam muito longas. Não se pensa que haja um modo de encurtar as distâncias? Falava-se de buracos negros para viajar no tempo. O que é ficção e realidade?

Resposta

O problema das grandes distâncias galácticas, ou melhor, a dificuldade de colonizar o espaço astronómico não se resolve, mesmo teoricamente, recorrendo a buracos negros. A questão foi colocada por Carl Sagan no livro que deu origem ao filme "Contacto". Inicialmente, o próprio Sagan pensou que poderia recorrer ao conceito de buraco negro para encontrar um atalho no espaço cósmico. Mas depois de consultar o seu amigo relativista Kip Thorne compreendeu que teria de recorrer a um outro conceito: um wormhole transitável! Teoricamente é possível conceber um tal objecto como um atalho no espaço (tempo) mas de momento existem dificuldades teóricas e tecnológicas insuperáveis para manter o wormhole transitável. Quem estiver interessado em saber mais poderá ler o artigo seguinte publicado na Gazeta de Física:
http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/artigos/wormholes.pdf