Comentários


 

Pergunta

Um dos problemas mais actuais da Humanidade é o aumento da concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera, como o CO2. Não seria possível que os químicos desenvolvessem um gás sintético (ou o procurassem na natureza), para se combinar com os gases que provocam o efeito de estufa, de modo a reduzi-lo e, como resultado da reacção, produzissem gases menos prejudiciais ou, quiçá, que se libertassem para a atmosfera (perder-se-ia energia mas...)?

Resposta

Resposta 1
Os principais gases responsáveis pelo efeito de estufa são: CO2, CH4, N2O e
os CFC's. Enquanto que o uso dos CFC's foi interdito a partir da década de 70 (embora permaneçam na atmosfera por dezenas de anos), o N2O encontra-se na atmosfera com concentração menor que 0.01% em relação ao CO2. O CH4, além da origem natural (vulcões, etc), é produzido pela fermentação, pelo que inclusive há estudos da contribuição das vacas para a produção deste gás (verídico). Por fim o CO2, cujo grande percentagem do que existe na atmosfera é de origem natural (oceanos, fogos, etc). Aquele CO2 produzido pelo Homem (motores de combustão interna) é uma pequena percentagem do total, assim como o libertado dos terrenos carbonatados e dos oceanos por efeito das chuvas ácidas.
Solução: não será de produzir um gás que reaja com o CO2 (o CO2 é muito estável) mas sim reduzir a produção (energias alternativas) e assimilar o que já existe por produção de biomassa: plantar muitas árvores e parar com a desflorestação?
Nunca se comenta o gás mais responsável pelo efeito de estufa: o vapor de água, devido à sua concentração na atmosfera. Quanto maior o efeito de estufa, maior a temperatura média, mais H2O na atmosfera, o que aumenta o efeito de estufa. Pescadinha de rabo na boca...

Resposta 2
Uma das formas que se poderia pensar é a de combinar o CO2 com H2O para
formar o carbonato. Temos um exemplo dessa reacção aquilo que chamamos
carbonatação de uma solução básica. Mas é uma reacção lenta. Por outro lado, o CO2 é bastante estável, assim como a água e são eles as matérias primas principais de partida no processo da fotosíntese. Por tal mais plantas mais CO2 consumido. Estar a usar um gás para se combinar com o CO2 seria a meu ver algo muito delicado. Seria preciso que esse gás fosse muito reactivo e dificilmente o teríamos selectivo para o CO2 (que é estável). E depois o que fazer do produto gás com CO2? É preciso cuidado quando se mexe nestes equilíbrios em que vivemos.
Talvez o melhor seja reduzir a produção de CO2 com processos industriais alternativos e limpos e não destruir as florestas por esse mundo fora.