Comentários


 

Pergunta

Gostaria de saber qual o curso para trabalhar no Centro de Biologia Ambiental e o que se faz no Centro.

Resposta

Em primeiro lugar é necessário teres gosto pela natureza e pela Biologia. A grande maioria dos investigadores do Centro são biólogos. Para saberes mais sobre o curso de Biologia da FCUL visita o seguinte website (http://www.fc.ul.pt/).

O Centro de Biologia Ambiental é uma unidade de Investigação & Desenvolvimento, criada no âmbito do Programa Ciência com o apoio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Centro de investigação universitária. Está sediado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e envolve membros dos Departamentos de Zoologia e Antropologia e de Biologia Vegetal, para além de investigadores do Museu Nacional de História Natural (Museu Bocage) e da Faculdade de Farmácia, também da Universidade de Lisboa. O actual corpo do Centro inclui 38 investigadores, dos quais 27 são doutorados.

O domínio de actuação do CBA é, tal como o seu nome indica, o da Biologia do Ambiente Terrestre & Dulciaquícola. A multidisciplinaridade reflecte-se na diferente formação específica dos seus membros, envolvendo bioquímicos, botânicos, limnologistas, entomologistas, ictiologistas, herpetologistas e mamalogistas que desenvolvem investigação em biogeografia, evolução, genética, fisiologia, biologia do desenvolvimento, ecofisologia, ecologia e toxicologia, sempre numa perspectiva conservacionista.

A actividade de investigação desenvolvida no âmbito do CBA reparte-se por duas infra-estruturas: o Laboratório Central, que por ainda não dispôr de edifício próprio se encontra repartido em vários espaços da FCUL (Bloco C2); e a Estação de Campo, sita na Serra de Grândola já em funcionamento.