Voltar ao índice de Conceitos Básicos de Informática
Conhecer o Computador
Com este módulo aprenderá quais as principais funcionalidades de um computador, bem como, os seus componentes mais importantes. Os pontos que serão abordados são os seguintes:
- Ligar e desligar o computador;
- Conhecer os diferentes componentes do computador;
- Utilizar o computador em segurança.
Ligar e desligar o computador
Para começar a utilizar o computador temos de aprender como o ligar e desligar em segurança.
A grande maioria dos computadores têm um botão com um símbolo, semelhante ao da Figura 1, que ao clicar permite ligá-los. Este botão nem sempre se encontra no mesmo local, podendo ter localizações diferentes em cada computador. Normalmente encontra-se na parte da frente do computador no caso dos computadores de secretária, conhecidos como desktops. No caso dos computadores portáteis o botão de ligar geralmente encontra-se no topo do teclado
.Depois de ligar o computador terá de esperar um pouco, antes que possa começar a utilizá-lo, uma vez que este necessita de algum tempo para iniciar.
Quando o círculo azul (ver figura 2) desaparecer poderá começar a utilizar as funcionalidades que o computador lhe proporciona, isto significa que o Sistema Operativo (SO) foi carregado e o computador está pronto a ser utilizado.
Salientamos que no caso de ter outros periféricos ligados ao computador, tais como colunas, câmara de vídeo externa, monitores ou impressoras, também terá de os ligar. Tal como no computador, o botão que lhe permite ligar ou desligar os periféricos terá um símbolo idêntico ao símbolo seguinte:
Em alguns casos, ao ligar o computador, será necessário introduzir um nome de utilizador e uma palavra-passe (previamente definidos para si) para que possa aceder à sua conta de utilizador. Esta funcionalidade é útil quando o mesmo computador é utilizado por várias pessoas. Deste modo, permite-se que cada utilizador tenha credenciais de acesso individualizadas de forma a que só possa aceder à informação associada à sua conta, ou seja, à sua área de trabalho. Assim, é assegurada a privacidade da informação de cada utilizador.
Lembre-se que neste caso é muito importante não se esquecer do nome de utilizador e da palavra passe que escolheu para si, assim como, ao sair da sua sessão de trabalho não se esquecer da mesma iniciada. Para isso veja como Encerrar ou Terminar Sessão no computador.
Ao terminar de utilizar o computador deverá encerrar a sessão de trabalho ou encerrar o computador. Poderá fazê-lo premindo o botão com o símbolo do Windows no teclado ou levando o ponteiro do rato até ao canto inferior esquerdo do ecrã e fazendo um clique com o botão esquerdo do rato sobre o mesmo símbolo na Barra de Tarefas (destaque 1 na figura 3). De seguida, ao abrir o menu Iniciar, escolha a opção à direita Encerrar (ou Shut down) fazendo novamente um clique com o botão esquerdo do rato (destaque 3 na figura 3). Assim, ao desligá-lo de forma correta, protege o disco duro do computador e toda a sua informação de possíveis danos. Ao desligar o computador, todos os programas abertos serão terminados. Certifique-se que guardou todo o trabalho que esteve a fazer nos vários programas.
Importa esclarecer o que é a Barra de Tarefas para melhor orientar o utilizador. Esta barra, está localizada na parte inferior do ecrã e não fica tapada quando abrimos uma janela. Da Barra de Tarefas fazem parte o botão Iniciar conforme referimos (destaque 1 na figura 3), os programas que temos em utilização ou em destaque (destaque 2 na figura 3) e ainda o relógio, o ícone de volume, o ícone de rede, entre outros (destaque 4 na figura 3).
Contudo, pode não querer encerrar definitivamente o seu computador, nesse caso tem outras opções à disposição conforme explicaremos em baixo. Para aceder a estas opções deverá deslocar o ponteiro do rato sobre a seta para a direita, em frente do botão Encerrar (ou shut down) (destaque 1 na figura 4) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato.
Opções que pode selecionar para interromper o trabalho no computador:
- Terminar Sessão ou Log off: permite encerrar a sessão no computador, não permitindo que mais ninguém possa ver o seu trabalho. Esta opção encerra todos os programas abertos, no entanto não desliga o computador;
- Suspender ou Sleep: este modo permite poupar energia e colocar em pausa todo o trabalho que estiver a realizar, não encerrando os programas que estão abertos ou desligando o computador. Quando desejar voltar ao trabalho poderá fazê-lo de forma rápida;
- Bloquear ou Block (esta opção também poderá ser designada por Hibernar ou Hibernate): este modo permite também poupar energia e é utilizado essencialmente para computadores portáteis. Este modo guarda todo o trabalho que foi desenvolvido e desliga o computador. Deve ser utilizado quando sabe que não vai utilizar o computador por um longo período de tempo e que não poderá recarregar a bateria durante esse mesmo período de tempo;
- Reiniciar ou Restart: este modo irá desligar o computador e voltar a ligá-lo de seguida sem a necessidade de intervenção do utilizador. Normalmente esta opção é utilizada quando se fazem atualizações ao sistema ou quando ocorreu algum erro no sistema operativo;
- Mudar de utilizador ou Switch user: opção que permite mudar de utilizador sem encerrar a sessão corrente, portanto os trabalhos em curso serão mantidos ativos (os programas permanecerão abertos). Poderá também terminar a sessão tal como já foi explicado anteriormente e escolher qual o novo utilizador pretendido através do ecrã apresentado.
Resumo
- Deve ter em atenção que o botão para ligar o computador de secretária (ou desktop) e o computador portátil na maioria dos equipamentos têm o mesmo ícone. (ver figura 1);
- Deve aguardar que o computador verifique se todos os componentes estão operacionais e carregue o Sistema Operativo ao iniciar antes de o começar a utilizar;
- Deve desligar o computador, no botão Encerrar ou Shut down no menu Iniciar para que este encerre em segurança. (ver figura 3).
Conhecer os diferentes componentes do computador
Para começar a utilizar o computador deve aprender como este funciona e quais os seus principais componentes.
Existem vários tipos de computadores como por exemplo, computadores de secretária, computadores portáteis e tablets PC’s (ver figura 5). No entanto, os mais comuns são os computadores de secretária e os computadores portáteis e importa conhecer as diferenças entre estes.
Importa salientar que embora desempenhem basicamente as mesmas funcionalidades os computadores portáteis são mais pequenos e muito úteis para pessoas que viajam muito ou necessitam de deslocar o computador de um lado para o outro. Os computadores de secretária normalmente são maiores e mais potentes do que os computadores portáteis. Importa salientar que como normalmente são máquinas com monitores grandes, com bom desempenho, isto é, rápidas no seu funcionamento e grande capacidade de armazenamento de informação ganham vantagem em relação aos computadores portáteis pela robustez, segurança e funcionalidade.
Já no que diz respeito aos tablets são dispositivos que se tornam muito práticos para a organização pessoal, leitura, comunicação com os outros, visualização de fotos e vídeos ou entretenimento, mas não são tão práticos para produção de textos, edição de imagem e outro tipo de trabalhos, embora se possa também fazer este tipo de tarefas nestes dispositivos. Todavia, sublinhamos que, ainda, não substituem o uso de um computador para estas tarefas.
As imagens seguintes (ver figura 6), mostram quais os diferentes componentes de um computador de secretária e de um computador portátil, desde o monitor, ao teclado, rato, colunas, microfone e câmara de vídeo (ou webcam).
Vejamos agora o que são estes componentes e para que servem.
- Teclado (destaque 1 na figura 6): este periférico é utilizado essencialmente para escrever, no entanto em determinados contextos algumas teclas ou combinações de teclas podem iniciar procedimentos ou funções, por exemplo, para copiar texto, aceder ao menu de funções dos programas, aceder à impressora para fazer a impressão de documentos ou ficheiros, etc..;
- Rato (destaque 2 na figura 6): periférico utilizado para movimentar o ponteiro pelo ecrã do computador (também conhecido como o ponteiro do rato) e para selecionar objetos e/ou opções pretendidas;
- Monitor (destaque 3 na figura 6): este periférico é utilizado para transmitir ao utilizador toda a informação visual produzida no computador;
- Colunas (destaque 4 na figura 6): são utilizadas para ouvir os sons emitidos pelo computador, que podem ser desde sons de sistema, música, vídeos, etc.;
- Microfone (destaque 5 na figura 6): periférico que permite a entrada de som no computador para gravações, comunicação e até comandos de voz;
- Câmara de vídeo ou webcam (destaque 6 na figura 6): periférico que permite a comunicação entre utilizadores com recurso a imagem vídeo, a captação de imagens e a sua transferência para o computador, assim como, possibilita que estas capturas sejam posteriormente editadas e trabalhadas pelos utilizadores. Hoje existem câmaras de baixa e alta resolução, com microfone incorporado ou não, para além de que umas já vêm com o computador, como no caso da maioria dos computadores portáteis, outras são externas ao mesmo.
Além dos componentes indicados existem ainda muitos outros periféricos que podem ser ligados ao seu computador, tais como:
- Máquinas fotográficas digitais;
- Leitores de música como mp3’s ou iPod’s;
- Canetas USB (Universal Serial Bus), que servem para armazenar/salvaguardar os mais diversos tipos de informação (escrita, áudio, vídeo, imagem, etc.).
Resumo
- Existem diferentes tipos de computador que são utilizados em diferentes contextos;
- Existem diferentes componentes que fazem parte de um computador e que têm funções diferentes, como é o exemplo do monitor, rato, teclado, microfone e câmara de vídeo.
Utilizar o computador em segurança
Antes de começar a utilizar o computador não deve esquecer algumas regras de segurança muito importantes para o seu bem estar e saúde. Deste modo, é importante manter uma postura correta ao sentar-se em frente ao computador na secretária ou com o portátil no colo.
Assim, quer esteja no computador por 5 minutos ou por 5 horas deve sempre manter uma postura adequada. Uma cadeira confortável com suporte para as costas e que se ajuste à altura das pernas e braços, é essencial para ajudar a encontrar a posição mais confortável para manter uma postura correta.
É também relevante não esquecer a importância de fazer alguns intervalos para andar um pouco, esticar as costas ou mudar de posição sempre que estejamos ao computador por longos períodos de tempo. Estes intervalos são de extrema importância também para a saúde dos olhos. É aconselhável fazer intervalos a cada 30 minutos e focar o olhar em algo mais distante por alguns segundos. De igual forma deve piscar os olhos com regularidade para que o globo ocular seja lubrificado e sejam evitados problemas de lubrificação da visão e dores de cabeça.
Para melhor perceber a postura correta a adotar quando se senta ao computador, observe com atenção a Figura 7 que mostra como deve organizar o seu espaço de trabalho de forma a manter uma postura correta e confortável.
- Monitor: o monitor deve estar ao nível dos olhos e de frente para o utilizador, de forma a que apenas precise movimentar os olhos para ver o ecrã inteiro. É recomendável que a distância entre o monitor e o utilizador seja entre 50cm a 70cm;
- Teclado e Rato: o teclado deve ser colocado paralelamente ao monitor, de forma a que o alcance seja fácil. O rato deve ser mantido perto do teclado e da área de trabalho;
- Secretária: idealmente a secretária deve estar ao nível da cintura e os cotovelos logo um pouco abaixo do nível da mesa;
- Cadeira: deve sentar-se direito e com as costas recostadas na cadeira. A cadeira deve estar posicionada de forma a que consiga manusear o rato e o teclado de forma confortável;
- Pés: os pés devem estar firmemente posicionados sobre o chão. Não deve estar sentado de forma a que apenas as pontas dos pés toquem o chão.
Estas mesmas orientações devem aplicar-se a quem utiliza computadores portáteis em vez de computadores de secretária numa mesa. Contudo, se tiver necessidade de usar o computador portátil no colo, chamamos à atenção para alguns cuidados adicionais que deve ter em conta, não descurando os cuidados descritos anteriormente relativamente à postura (costas, braços, pernas e pés) e visão. Deve neste caso, colocar sobre o colo um livro ou uma base de ventilação que ao mesmo tempo ajudem a elevar a altura do monitor para ficar em linha com os olhos, e a fazer a ventilação do computador (ver figura 8).
Com o passar do tempo, é muito comum a adoção de hábitos de postura que deverão ser evitados. O ideal é que o computador seja colocado sobre uma secretária ou uma base estável onde torne possível suportar os braços, podendo trabalhar da forma mais confortável possível.
É também aconselhável que para utilizações muito prolongadas do computador portátil, se opte pela utilização de rato e teclado não incorporado, tornando possível a colocação do computador ao nível dos olhos, tal como deve estar colocado o monitor de um computador de secretária.
Deve ainda ter em atenção ao local por onde passa o cabo de alimentação do computador portátil, que não deve estar num local onde possa atrapalhar o seu trabalho, ou onde possa existir o risco de tropeçar nele ao levantar-se, pois deste modo evitará eventuais acidentes domésticos.
Por último, recomendamos ainda que tenha atenção ao local que escolhe para trabalhar, já que não é aconselhável que a luz reflita diretamente no seu monitor, isso obrigá-lo-ia a um esforço redobrado e desnecessário de visão.
Resumo
- Para trabalhar no computador procure sentar-se sempre de forma confortável, de modo a que as suas costas, braços, pernas e pés estejam suportados respetivamente pela cadeira, mesa e chão;
- Para trabalhar no computador por períodos de tempo muito longos, faça pequenos intervalos, pois isso ajudará a proteger os seus olhos e se fizer alguns exercícios evitará algumas dores musculares;
- Para instalar os componentes no seu computador tenha em atenção a alguns aspetos por forma a evitar acidentes domésticos com os cabos ou outros componentes.