Voltar ao índice de Conceitos Básicos de Informática
Conhecer o Sistema Operativo Windows
Para utilizar um computador é de extrema importância conhecer o Sistema Operativo instalado no computador. Após ligar o computador e assim que este se encontra operacional surge no monitor um ambiente gráfico chamado de ambiente de trabalho, sendo este parte integrante do sistema operativo. Nesse sentido, vamos ajudá-lo a conhecer o Sistema Operativo do seu computador.
Para tal os pontos abordados neste módulo serão os seguintes:
- Conhecer o Sistema Operativo Windows
- Reconhecer o ambiente de trabalho
- Conhecer a barra de tarefas e a área de notificações
- Conhecer o menu Iniciar
- Reconhecer as janelas do Windows
- Conhecer o explorador do Windows
Conhecer o Sistema Operativo Windows
O Sistema Operativo é o programa responsável pela gestão de todo o computador. Ele próprio é um conjunto de outros pequenos programas que controlam diversas funcionalidades, por exemplo, os periféricos do computador (como o rato, monitor, teclado e todos os outros), os ficheiros e pastas, e ainda definições mais avançadas como a gestão da memória e dos processos do computador. O sistema operativo funciona assim como o suporte para todos os programas, não apenas os que vêm por defeito mas todos aqueles que podemos instalar e que acrescentam funcionalidades ao sistema. Por exemplo, editores de texto, navegadores de Internet, programas de conversação, etc.
Existem diversos sistemas operativos no mercado e dentro da mesma marca existem ainda vários modelos (denominados de versões). Vejamos uma analogia, do mesmo modo que existem várias marcas de automóvel, também os sistemas operativos têm várias marcas, e, ainda, dentro da mesma marca de automóvel temos modelos diferentes, do mesmo modo que dentro da mesma marca de sistema operativo temos diferentes modelos ou versões. Neste módulo vamos abordar o sistema operativo Windows 7, pois, além de ser o sistema operativo mais utilizado em todo o mundo, é também o que apresenta mais semelhanças com as outras versões do sistema operativo Windows.
De um modo breve o sistema operativo é o elo de ligação entre o computador e o ser humano que com ele trabalha.
Quando liga o computador, este requer algum tempo para iniciar (poderá ser algumas dezenas de segundos ou até alguns minutos). Após iniciar entrará então no ambiente de trabalho (local onde a maior parte das tarefas são realizados) e o computador estará pronto a ser utilizado.
Aviso!
Em alguns casos, ao ligar o computador será necessário introduzir um nome de utilizador e uma palavra-passe (previamente definidos para si) para que possa aceder à sua conta de utilizador. Esta funcionalidade é útil quando o mesmo computador é utilizado por várias pessoas. Deste modo, permite-se que cada utilizador tenha credenciais de acesso individualizadas de forma a que só possa aceder à informação associada à sua conta, ou seja, à sua área de trabalho. Assim, é assegurada a privacidade da informação de cada utilizador.
Reconhecer o ambiente de trabalho
Para compreender melhor o que é o ambiente de trabalho do computador, podemos fazer uma analogia entre este e a base da nossa mesa de trabalho ou secretária. Do mesmo modo que, na nossa mesa de trabalho, temos disponíveis as folhas de trabalho, as pastas, os lápis e canetas, um arquivador e, junto à mesa, ainda um caixote do lixo para os papéis, no ambiente de trabalho vamos encontrar as principais "ferramentas" para poder navegar livremente pelo computador. Assim, o ambiente de Trabalho é um ambiente gráfico que facilita o acesso do utilizador a algumas funções do computador. Por exemplo, neste ambiente pode organizar as suas pastas com os principais documentos (ficheiros) ou programas, dispor de uma pasta reciclagem para os ficheiros/pastas que pretende eliminar, entre outas operações importantes que pode realizar.
O ambiente de trabalho é a área principal de trabalho, quando se abrem programas ou pastas, estes são abertos neste ambiente.
É também possível colocar itens no ambiente de trabalho e dispô-los da forma que desejar. Os ícones que aparecem neste ambiente são imagens que representam pastas, ficheiros, programas, etc.
No ambiente de trabalho deverá encontrar uma imagem de fundo que, geralmente, ocupa todo o ecrã e que pode ser alterada para uma a seu gosto; um ícone com um caixote do lixo designado de reciclagem (destaque 1 na figura 1); a barra de tarefas (destaque 2 na figura 1). Opcionalmente poderá encontrar também ficheiros (destaque 3 na figura 1), pastas (destaque 4 na figura 1) ou atalhos para ficheiros, pastas e/ou programas (destaque 5 na figura 1).
Para abrir um ficheiro, pasta ou programa presente sobre o ambiente de trabalho (destaques 1, 3, 4 ou 5 na figura 1) deverá fazer um duplo clique com o botão esquerdo do rato sobre o item que pretende abrir.
Por sua vez para abrir um programa na barra de tarefas deverá fazer apenas um clique simples (clique único) com o botão esquerdo do rato sobre o item pretendido.
Conhecer a barra de tarefas
A barra de tarefas é outro elemento importante do Sistema Operativo e está localizada, por defeito, na parte inferior do ambiente de trabalho (destaque 3 na figura 1). Contudo esta poderá ainda surgir ou estar localizada no topo, à direita ou à esquerda do ambiente de trabalho.
Nesta barra encontrará o botão do menu Iniciar (destaque 1 na figura 2), ícones dos programas em execução e/ou em destaque (destaque 2 na figura 2), sendo que os programas em destaque têm o ícone realçado (destaque 3 na figura 2) e ainda a área de notificações (destaque 4 na figura 2).
Programas em execução ou em destaque
A seguir ao ícone do menu Iniciar (destaque 1 na figura 2) surgem os programas em execução ou em destaque (destaque 2 e 3 na figura 2). Alguns programas em destaque surgem, por defeito, na barra de tarefas. Estando a barra de tarefas sempre visível (a não ser que o utilizador escolha omiti-la) tem a utilidade de poder aceder aos programas que utiliza com maior frequência de um modo mais imediato.
Além dos programas em destaque, surgem também nesta barra os programas em execução. Os ícones dos programas em execução (destaque 3 na figura 2) têm um realce (relevo) que os distingue dos ícones dos programas em destaque (destaque 2 na figura 2).
Área de notificação
Para terminar a apresentação da barra de tarefas necessitamos de referir a área de notificações. Neste local poderá consultar algumas opções do sistema, nomeadamente a linguagem do teclado (destaque 1 na figura 3), os programas executados em segundo plano (destaque 2 na figura 3), notificações do sistema (destaque 3 na figura 3), estado de ligação à rede (destaque 4 na figura 3), volume do computador (destaque 5 na figura 3) e o relógio (data e hora) do computador (destaque 6 na figura 3). Se estiver a utilizar um computador portátil ou um tablet poderá ainda surgir o estado da bateria . De notar que estes ícones não são obrigatórios pelo que os itens presentes na figura poderão ser diferentes dos presentes no computador que estiver a utilizar. Para terminar, a barra de tarefas contém um botão Mostrar o ambiente de trabalho, que permite minimizar todas as janelas que estiverem em uso de modo a apresentar precisamente o ambiente de trabalho. Este botão localiza-se no canto oposto ao do menu Iniciar, no caso da barra de tarefas estar localizada na base do ambiente de trabalho, este botão estará localizado no canto inferior direito do ecrã (destaque 7 na figura 3). Assim, para ocultar todas as janelas que estiverem em funcionamento deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Mostrar o ambiente de trabalho e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, deste modo as janelas ficarão minimizadas e surgirá apenas o ambiente de trabalho. Se voltar a fazer um clique com o botão esquerdo do rato sobre o botão Mostrar o ambiente de trabalho as janelas minimizadas voltarão a abrir no ambiente de trabalho e a ocupar as posições que tinham antes de serem minimizadas.
Conhecer o menu Iniciar
Outra das funcionalidades de maior destaque do sistema operativo é o menu Iniciar, este, como referimos anteriormente encontra-se localizado na barra de tarefas. Poderá aceder-lhe fazendo um clique sobre o botão Iniciar (destaque 1 na figura 2) com o botão esquerdo do rato ou premindo a tecla Windows do teclado (). O menu Iniciar apresenta-se como o ponto de entrada para os programas, pastas, ficheiros e definições do computador. Após abrir o menu poderá ver qual o utilizador que está a utilizar o computador através de uma fotografia de perfil e do nome (destaque 1 na figura 4). A posição onde está o nome do utilizador indica o botão que remete para a pasta no computador onde estão localizados os ficheiros e pastas exclusivos desse utilizador. Poderá ainda encontrar ligações aos programas mais utilizados (destaque 2 na figura 4) e uma ligação para aceder a todos os programas instalados no computador (destaque 3 na figura 4) bem como uma caixa de texto para a pesquisa de programas ou ficheiros (destaque 4 na figura 4). Existem, ainda, botões para às pastas mais comuns, como a pasta documentos, imagens ou música (destaque 5 na figura 4), também existem botões para o Painel de Controlo ou para a ajuda e suporte do computador (destaque 6 na figura 4) e o botão Encerrar que contém um submenu para interromper o trabalho no computador (destaque 7 na figura 4). Se não se recorda deste submenu reveja o módulo conhecer o computador. O sistema operativo permite, ainda, que afixe programas e/ou ficheiros ao menu Iniciar (destaque 8 na figura 4).
Para aceder a qualquer uma das opções (pastas, ficheiros, programas ou definições) mencionadas deverá deslocar o ponteiro do rato sobre a opção desejada e fazer um clique com o botão esquerdo do rato. No caso da opção todos os programas e do submenu com as opções para interromper o trabalho no computador, não é preciso fazer o clique com o botão esquerdo do rato para aceder às funcionalidades destas áreas. Deverá apenas posicionar o ponteiro sobre estas áreas e esperar que sejam apresentados todos os programas (quando o ponteiro do rato fica sobre a área desta opção) ou que sejam apresentadas as opções para interromper o trabalho no computador (quando o ponteiro fica sobre a área do submenu pertencente ao botão Encerrar.
Reconhecer as janelas do Windows
Uma janela é uma espécie de caixa onde um programa funciona. O conteúdo de cada janela difere mediante o tipo de programa que está a ser utilizado, contudo as janelas partilham alguns aspetos comuns, como por exemplo o facto de serem sempre apresentadas no ambiente de trabalho e de terem os mesmo componente básicos, tais como, a barra de título (destaque 1 na figura 5), a barra de menus (destaque 2 na figura 5); os botões de maximizar, minimizar e fechar (destaque 3 na figura 5) e os limites e cantos, que permitem alterar o tamanho da janela (linha amarela na figura 5). Para fechar uma janela deverá deslocar o ponteiro do rato sobre a cruz vermelha no canto superior direito da janela e fazer um clique com o botão esquerdo do rato.
Utilizar o explorador do Windows
O explorador do Windows é um programa gestor de ficheiros e pastas que é utilizado para, por exemplo, organizar, alterar a localização, copiar e apagar ficheiros e pastas, podendo inclusive ser utilizado para aceder a programas, pastas e ficheiros. É representado por uma pasta amarela e pode ser encontrado a partir da barra de tarefas. Para abrir o explorador do Windows desloque o ponteiro do rato sobre o ícone e faça um clique com o botão esquerdo do rato.
Após abrir, o explorador do Windows irá surgir uma janela. No caso específico do explorador do Windows existem alguns elementos que não surgem noutras janelas e que necessitam de ser referidos. Os botões retroceder e avançar (destaque 1 na figura 6) que permitem retroceder ou avançar para pastas anteriores ou posteriores já visitadas, de notar que só poderá avançar após já ter retrocedido, a barra de endereços que permite identificar a localização da pasta aberta (destaque 2 na figura 6), a barra de pesquisa que permite procurar por ficheiros ou pastas (destaque 3 na figura 6), o painel de navegação que permite percorrer as diferentes pastas do computador (destaque 4 na figura 6), a lista de arquivos onde poderá visualizar o conteúdo da pasta onde se encontra (destaque 5 na figura 6) e o painel de detalhes que apresenta alguns detalhes em relação à pasta em que se encontra ou ao(s) ficheiro(s) ou pasta(s) selecionado(s) (destaque 6 na figura 6).
Organizar pastas e ficheiros
Aos documentos criados por programas dá-se o nome de ficheiros. Quando se guarda um ficheiro criado ou alterado por um programa pode atribuir-lhes um nome e colocá-los numa pasta. Quando se guarda um ficheiro é necessário assegurar que é guardado num local de acesso rápido e intuitivo de modo a que possamos encontrá-lo com facilidade se pretendermos utilizá-lo futuramente. Deste modo, é aconselhável que se criem diferentes pastas consoante os ficheiros que irá armazenar. Por exemplo, deve ser criada uma pasta para as fotografias, outra para os vídeos, outra para as músicas, etc., por defeito o Windows 7 já contém este conjunto de pastas dentro da pasta Bibliotecas (destaque 5 na figura 6). Dentro de cada pasta pode criar outras pastas, tomando o mesmo exemplo apresentado anteriormente, dentro da pasta fotografias poderá ter uma pasta por cada evento, exemplo uma pasta para um jantar de amigos, outra para a festa de natal, etc.
Se quiser saber como criar pastas, copiar ou mover ficheiros entre outras formas de organização de conteúdos no sistema operativo, veja o módulo "Utilizar funcionalidades básicas do Sistema Operativo (Microsoft Windows 7)".
Resumo
- Pode utilizar o ambiente de trabalho para organizar as suas pastas e programas mais utilizados;
- Para abrir um programa pode utilizar o menu iniciar do Windows ou um ícone de atalho;
- Para fechar um programa deve clicar na cruz no canto superior direito do ecrã;
- Guardar ficheiros e pastas em locais com nomes intuitivos torna mais fácil de os encontrar no futuro.