Curriculum Vitae

Isabel Menezes

Data da última atualização »Last update : 02/04/2019


Isabel Menezes é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, onde é Professor Associada com Agregação no domínio das Ciências da Educação. Tem dirigido investigação no domínio da educação para a cidadania e a participação cívica e política de jovens e adultos, com especial atenção à forma como a participação pode ter um papel no empoderamento de grupos em risco de exclusão em função do género, da orientação sexual, do estatuto de imigrante, da literacia, da incapacidade, da doença crónica, … É membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Publicou 45 artigos em revistas especializadas, possui 52 capítulos de livros e 13 livros publicados. Orientou 11 teses de doutoramento e co-orientou 1, orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou 3. Entre 1994 e 2012 coordenou 6 projetos de investigação financiados. Atualmente participa em 3 projetos de investigação, sendo que coordena 2 destes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 95 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8156685591300940


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Isabel Menezes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Menezes , Isabel
Categoria profissional
Position
Professor Associado com Agregação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Rua Alfredo Allen
4200--135 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226079700Extensão: 275
Fax: (+351)226079726
Correio electrónico: imenezes@fpce.up.pt
Homepage: www.fpce.up.pt/ciie/invs/isabelmenezes.htm
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007 Agregação
Aggregation
Universidade do Porto, Portugal.

1993-1998 Doutoramento
Phd
Psicologia (0,5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1991 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.

1983-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1982-1988 Bacharelato
Bachelor degree
Teatro (5 anos » years) .
Escola Superior Artística do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Out/2007-Actual Professor Associado com Agregação
Jul/2007-Out/2007 Professor Associado
Set/2002-Jul/2007 Professor Associado
Jul/1998-Set/2002 Professor Auxiliar
Dez/1991-Jul/1998 Assistente
Mai/1989-Dez/1989 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Porto
Jan/1993-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Desenvolvimento Jovens e Adultos(Regente)
  • Laboratórios de Metodologias de Investigação Quantitativas(Regente)
  • Metodologias de Intervenção em Educação (Regente)
  • Consultoria(Regente)
  • Participação Cívica e Política (Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade do Porto
Mar/2006-Jan/2008
Consultora do International Civics and Citizenship Education Study (ICCES)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade do Porto
Jun/2009-Actual
- Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2010-2012
Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição
Referência do projeto»Project reference: Projecto FCT.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-2007
Avaliação do projecto “Prevenir a infecção VIH/SIDA”
Referência do projeto»Project reference: Coord. Nacional VIH/ Sida.

2002-2005
Concepções e práticas de cidadania-Citizenship conceptions and pratic es
Referência do projeto»Project reference: Projecto FCT.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1994-2002
Educação Cívica
Referência do projeto»Project reference: IEA/IIE.
Financiador(es)»Funding: Ministério da Educação.

1999-2002
Programa Boa Esperança/Boas Práticas (Região Norte)
Referência do projeto»Project reference: IIE.
Financiador(es)»Funding: Ministério da Educação.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-
Observatório de Emprego da Universidade do Porto
Referência do projeto»Project reference: UP.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Porto.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2009-2012
Processes Influencing Democratic Ownership and Participation - PIDOP
Referência do projeto»Project reference: Projecto 7EF.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Português (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Português (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Português (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2006 - Actual European Community Psychology Association, Membro.
Jan/1999 - Actual International Society of Political Psychology, Membro.
Jan/1996 - Actual European Associaton for Research on Adolescence, Membro.
Membro do Executive Council desde 2006.
Jun/1989 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro fundador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Menezes , I; Ribeiro, Norberto; Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro D. eds. 2012. Agência e participação cívica e política: O papel dos jovens e dos imigrantes na construção da democracia ed. 1. Porto: LivrPsic.
2. Menezes , I; Ferreira, Pedro D. eds. 2012. Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas da Educação para a cidadania em contexto escolar. ed. 1, ISBN: 978-989-8471-07-9. Porto: CIIE.
3. Lopes, Amélia; Lopes, A. M; Leite, Carlinda; Menezes , I; Almeida, Elisabete; Villlate, Jaime; Martins-Ferreira, J. M; Mendes, J. G; Velhote, M.; Trindade, R.; Restivo, T.. 2008. Labs on the web. ed. 00. Porto: U.Porto, FEUP e FPCEUP.
4. Menezes , I. 2007. Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. ed. 1, 1 vol.. Porto: LivrPsic.
5. Serra Lemos, M; Queirós, Cristina; Menezes , I; Teixeira, Pedro M. 2007. Como utilizar os resultados do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto – Versão do Estudante. ed. 00. Porto: U.Porto.
6. Serra Lemos, M; Menezes , I; Queirós, Cristina; Teixeira, Pedro M; Lopes dos S. P. 2007. Construção e validação do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto – Versão do Estudante. ed. 00. Porto: U.Porto.
7. Menezes , I; Afonso, Rosa; Gião, Joana; Amaro, Gertrudes. eds. 2005. Conhecimentos, concepções e práticas de cidadania dos jovens portugueses: Um estudo internacional ed. 1, 1 vol.. Lisboa: DGIDC.
8. Menezes , I; Coimbra, Joaquim L; Campos, Bártolo P. eds. 2005. The affective dimension of education: European perspectives. ed. 1. Porto: Centro de Psicologia.
9. Menezes , I. 1999. Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social. ed. 1, 1 vol.. Porto: Asa.
10. Lang, Peter; Katz, Yaacov; Menezes , I. eds. 1998. Affective education: A comparative perspective ed. 1, 1 vol.. Londres: Cassell.
11. Menezes , I. 1997. Educação cívica em Portugal nos currículos e manuais do ensino básico. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
12. Menezes , I. 1995. Educação cívica. Um estudo preliminar. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
13. Menezes , I. 1994. A formação pessoal e social em Ontário. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ferreira, Pedro D; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Lopes, Carina; Pais, Sofia; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2013. Visions of the authoritarian past in citizenship education policies and practices in Spain and Portugal.  In Education for civic and political participation: A critical approach , 207 - 224. . London: Routledge.
2. Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2012. Análise multinível das condições estruturais da educação para a cidadania (EC) na europa: As políticas europeias de EC e as visões de organizações não-governamentais (ONG) no campo da EC. .  In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 17 - 41. . Porto: CIIE.
3. Menezes , I. 2012. Nota de apresentação.  In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas da educação para a cidadania em contexto escolar, 5 - 6. . Porto: CIIE.
4. Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Fonseca, Laura; Menezes , I. 2012. Perspectivas e subjetividades sobre a participação política e cívica: Jovens, família e escola. .  In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 59 - 94. . Porto: CIIE.
5. Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Silva, Sofia M.; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2012. Análise das políticas de imigração: O papel das estruturas e oportunidades políticas na participação e integração dos imigrantes. .  In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 27 - 57. . Porto: LivrPsic.
6. Teixeira, Pedro M; Loja, Ema; Costa, M. E; Menezes , I. 2012. Más allá del desierto: Empoderamiento y inclusión en las políticas sociales en el dominio de la rehabilitación en Portugal y en Europa..  In Políticas Sociales y Psicología Comunitaria: Encuentros y Desencuentros., ed. Sanchez Vidal, J. Alfaro & A. Zambrano, 289 - 310. . Buenos Aires: Paidós.
7. Menezes , I. 2012. A dicotomia direita-esquerda e atitudes face aos imigrantes: novos velhos temas fraturantes?.  In A Distinção Politica “Esquerda-Direita”: A problemática da sua validade e actualidade, 141 - 152. . Lisboa: Fonte da Palavra.
8. Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Pais, Sofia C. 2012. Passado totalitário e educação para a cidadania: Uma análise comparativa entre Portugal e Espanha. .  In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 43 - 66. . Porto: CIIE.
9. Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Coimbra, Joaquim L; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto. 2012. Diversidade e participação cívica e política..  In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 95 - 143. . Porto: CIIE.
10. Ribeiro, Ana B; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2012. Visões do passado, presente e futuro da democracia: Perfil dos direitos de cidadania e oportunidades de participação na escola e na comunidade por alunos de escolas públicas do ensino básico e secundário..  In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 67 - 86. . Porto: CIIE.
11. Menezes , I. 2012. Nota de apresentação.  In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 7 - 8. . Porto: LivrPsic.
12. Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Pais, Sofia C. 2012. Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar..  In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 11 - 15. . Porto: CIIE.
13. Menezes , I; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla. 2012. Agência e participação cívica e política de jovens.  In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 9 - 26. . Porto: LivrPsic.
14. Pais, Sofia C; Menezes , I. 2011. A experiência da doença crónica vivenciada em família.  In Temáticas contemporâneas da intervenção com famílias , 189 - 204. . Porto: LivrPsic.
15. Menezes , I. 2010. Da (inter)acção como alma da política: para uma crítica da retórica «participatória» nos discursos sobre os jovens.  In Jovens e Rumos , ed. J. Machado Pais & Vítor Sérgio Ferreira, 333 - 351. . Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
16. Menezes , I; Nata, Gil. 2010. Ciclo de vida e atitudes perante a vida: Satisfação com a vida, religiosidades e redes de relações sociais.  In Tempos e transições de vida. Portugal ao espelho da Europa, ed. J. Machado Pais & Vítor Sérgio Ferreira, 213 - 250. . Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
17. Palmeirão, Cristina; Menezes , I. 2009. A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações.  In A animação sociocultural na terceira idade , 22 - 35. . Chaves: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
18. Ribeiro, Ana B; Menezes , I. 2009. Fact or just news?: An analysis of digital citizenship of european youth..  In Buildings telling european heritage: pedagogical perspectives, 55 - 76. . Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do séc. XX.
19. Menezes , I. 2008. Comentário.  In Equidade na educação: Prevenção de riscos educativos. , 63 - 67. . Lisboa: CNE.
20. Menezes , I; Cabral, Carmo; Carneiro, Nuno S. 2007. Parental social support and homosexual identity development in gays and lesbians.  In Fortalezas y debilidades de la família en una sociedade en cambio, 567 - 578. . Canarias: Ecca.
21. Menezes , I; Teixeira, Pedro M; Fidalgo, Mariana. 2007. Community psychology in Portugal: From "revolution" to empowered citizenship.  In International community psychology: History and theories , 319 - 336. . New York: Kluwer Academic Press.
22. Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2007. Learning politics beyond cognition: The role of experience and participation in political development.  In Learning beyond cognition , 95 - 114. . Copenhagen: Danish University of Education Press.
23. Nascimento, Inês; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2005. Intergenerational (dis) continuities in the commitment to work and parenting: The relational impact of parents’ work.  In The affective dimension of education: European perspectives, 135 - 150. . Porto: Centro de Psicologia.
24. Teixeira, Pedro M; Menezes , I. 2005. Learning climate in higher education: Implications for citizenship education.  In The affective dimension of education: European perspectives, 175 - 184. . Porto: Centro de Psicologia.
25. Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla; Menezes , I. 2005. Apresentação e discussão dos resultados dos professores portugueses.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 157 - 188. . Lisboa: DGIDC.
26. Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla; Menezes , I. 2005. Apresentação e discussão dos resultados dos presidentes dos conselhos executivos.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 189 - 207. . Lisboa: DGIDC.
27. Menezes , I. 2005. O desenvolvimento psicossocial na adolescência: Mudanças na definição de si próprio, nas relações com os outros e na participação social e cívica.  In O desenvolvimento psicossocial na adolescência: Mudanças na definição de si próprio, nas relações com os outros e na participação social e cívica, ed. G. L. Miranda & S. Bahia , 93 - 117. . Lisboa: Relógio d'Água.
28. Menezes , I; Ferreira, Carla; Gião, Joana. 2005. Caracterização das amostras dos alunos portugueses.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 49 - 56. . Lisboa: DGIDC.
29. Menezes , I; Mendes, Madalena; Lopes, Georgina; Gião, Joana; Ribeiro, Conceição; Ferreira, Carla; Afonso, Rosa; Amaro, Gertrudes. 2005. Aspectos gerais do estudo.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 27 - 46. . Lisboa: DGIDC.
30. Menezes , I; Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla. 2005. Resultados dos alunos do 11º ano..  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 111 - 151. . Lisboa: DGIDC.
31. Menezes , I. 2005. Resultados obtidos junto dos alunos: Comunalidades e diferenças.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 153 - 156. . Lisboa: DGIDC.
32. Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2005. The relevance of the quality of life-experiences for citizenship development: An inter-domain developmental study..  In The affective dimension of education: European perspectives , 185 - 2002. . Porto: Centro de Psicologia.
33. Menezes , I. 2005. ). Nota de apresentação.  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 21 - 24. . Lisboa: DGIDC.
34. Menezes , I. 2005. De que falamos quando falamos de cidadania? .  In A Educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar, ed. J. Pintassilgo, C. Carvalho & F. Sousa, 13 - 22. . Porto: Porto Editora.
35. Menezes , I; Ferreira, Carla; Lopes, Georgina; Mendes, Madalena. 2005. Resultados para os alunos do 8º e 9º anos..  In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 57 - 110. . Lisboa: DGIDC.
36. Menezes , I. 2005. Introduction.  In The affective dimension of education: European perspectives, 5 - 8. . Porto: Centro de Psicologia.
37. Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2005. Recognizing the relevance of affect for citizenship education.  In Theory and practice in affective education. Essays in memorium of Arja Puurula , 85 - 97. . Helsinki: University of Helsin.
38. Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Carneiro, Nuno S; Cruz, Jorge B. 2004. Citizenship, empowerment and participation: Implications for community interventions.  In Psicologia comunitaria europea: Comunidad, ética y valores, 301 - 308. . Barcelona: Publicacions Universitat de Barcelona.
39. Menezes , I. 2004. Memórias de um projeto em forma de ponte..  In Escola da Ponte: um outro caminho para a educação , ed. Rui Trindade, Filomena Matos & Rui Canário, 43 - 50. . São Paulo: Editora Suplegraf .
40. Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2004. Paisagens, caminhos e pedras: Identidade homossexual e participação política.  In Indisciplinar a teoria: Estudos gays, lésbicos e queer , ed. F. Cascais, 117 - 141. . Lisboa: Fenda.
41. Menezes , I. 2003. A intervenção para a resolução de conflitos ao nível da escola e da comunidade.  In Gestão de conflitos na escola , 258 - 299. . Lisboa: Universidade Aberta.
42. Katz, Yaacov; Kontoyianni, Alkistis; Lang, Peter; Menezes , I; Neill, Sean; Puurula, Arja; Romi, Shlomo; Saccone, Claudia; Vasileiou, Lisa; Vriens, Lennard. 2003. The North and South contrasted: Cultural similarities and differences in affective education.  In Sociology of education: International perspectives for the new century, 100 - 120. . Reino Unido: Rowman and Littlefield Publishers.
43. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 2000. Values in education: Definitely 'your feet are always in the water'!.  In Moral education and pluralism. Education, culture and values, 205 - 215. . London: Falmer Press.
44. Menezes , I; Xavier, Elisabete; Cibele, Carla; Amaro, Gertrudes; Campos, Bártolo P. 1999. Civic education issues and the intended curricula in basic education in Portugal.  In Civic education across countries: Twenty-four national case studies from the IEA Civic Education Project , 483 - 504. . Amsterdam: IEA.
45. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Psicología comunitaria en Portugal.  In Psicología comunitaria: Fundamentos y aplicaciones , 121 - 130. . Madrid: Ed. Síntesis.
46. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Affective education in Portugal.  In Affective education: A comparative perspective , 107 - 115. . London: Cassell.
47. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Le concezioni di educazione affettiva: non cè realmente nulla di più pratico di una buona teoria? .  In La dimensione affettiva nella scuola e nella formazione degli insegnanti, ed. L. Corradini, 00 - 00. . Roma: Edizione Seam.
48. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Students’ perceptions of classroom climate: An evaluation of the effects of a PSE intervention.  In Affective education: A comparative perspective , 237 - 250. . London: Cassel.
49. Campos, Bártolo P; Costa, M. E; Menezes , I. 1994. The social dimension of deliberate psychological education.  In Intervención comunitaría, 31 - 40. . Valencia: Set i Set Ediciones.
50. Menezes , I; Roncon, Joana. 1994. Community intervention with old people: A case-study on a residential setting.  In Intervención educativa y desarollo humano, ed. A. Clemente, G. Musitu & M. Gutiérrez , 363 - 369. . Valencia: Intervención educativa y desarollo humano.
51. Menezes , I. 1990. O desenvolvimento no contexto familiar.  In Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens, 51 - 91. . Lisboa: Universidade Aberta.
52. Menezes , I. 1990. O desenvolvimento psicossexual.  In Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens, ed. B. P. Campos, 139 - 185. . Lisboa: Universidade Aberta.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Dias, Teresa S; Menezes , I. 2013. "The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision of pupils and teachers. ", Educational and Child Psychology 30, 1: 26 - 37.
2. Loja, Ema; Costa, Maria E; Hughes, Bill; Menezes, Isabel. 2013. "Disability, embodiment and ableism: stories of resistance", Disability & Society 28, 2: 190 - 203.
3. Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that “participation is always good!¿?", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
4. Menezes , I; Zimenkova, Tatjana. 2012. "Editorial: Critical Civic and Citizenship Education", Journal of Social Science Education 10, 4: 3 - 4.
5. Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Neves, Tiago; Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2012. "Education and citizenship: redemption or disempowerment? A study of Portuguese-speaking migrant (and non-migrant) youth in Portugal", Power and Education 4, 2: 207 - 218.
6. Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro D; Cicognani, Elvira; Menezes , I. 2012. "The many faces of Hermes: The quality of participation experiences and its effects on migrant and non-migrant youth", Human Affairs 22, 3: 434 - 447.
7. Ferreira, Pedro D; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2012. "“Diversity within diversity”: Exploring connections between community, participation and citizenship", Journal of Social Sciences Education 11, 3: 118 - 132.
8. Ribeiro, Ana B; Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Pais, Sofia C; Menezes , I. 2012. "Promoting ‘active citizens’? The critical vision of NGOs over citizenship education as an educational priority across Europe. ", International Journal of Progressive Education 8, 3: 32 - 47.
9. Coimbra, Joaquim L; Duckett, Paul; Fryer, David; Makkawi, Ibrahim; Menezes , I; Seedat, Mohamed; Walker, Carl. 2012. "Rethinking Community Psychology: Critical Insights", The Australian Community Psychologist 24, 2: 135 - 142.
10. Pais, Sofia C; Guedes, Margarida; Menezes , I. 2012. "The values of empowerment and citizenship and the experience of children and adolescents with a chronic disease. ", Citizenship, Social and Economic Education 11, 2: 133 - 144.
11. Lemos, M.S.; Queirós, C.; Teixeira, P.M.; Menezes, I.. 2011. "Development and validation of a theoretically based, multidimensional questionnaire of student evaluation of university teaching", Assessment & Evaluation in Higher Education 36, 7: 843 - 864.
12. Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel; Nata, Gil. 2011. "University Students’ Sense of Belonging to the Home Town: The Role of Residential Mobility", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45.
13. Loja, Ema; Costa, Emília; Menezes, Isabel. 2011. " Views of disability in Portugal: ‘ fado ’ or citizenship? ", Disability & Society 26, 5: 567 - 581.
14. Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Ferreira, Pedro D; Cicognani, Elvira; Menezes , I. 2011. "Da participação à integração? Estruturas e oportunidades, discriminação e género no contexto da participação cívica e política de jovens imigrantes brasileiros/as", Ex-Aequo, 24: 105 - 119.
15. Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2010. "«It takes a village …». Considering the limits of a knowledge-based school-centred quality evaluation of citizenship education projects.", Journal of Quality in Education, 1: 9 - 16.
16. Pais, Sofia C; Menezes , I. 2010. "A experiência de vida de crianças e jovens com doença crónica e suas famílias: O papel das associações de apoio no seu empoderamento. ", Educação, Sociedade e Culturas, 30: 131 - 144.
17. Menezes , I. 2010. "Educação em mudança: contextos, práticas e actores", Educação, Sociedade & Culturas, 31: 11 - 14.
18. Fernandes-Jesus, Maria; Menezes , I. 2010. "A experiência de sem-abrigo como promotora de empoderamento psicológico", Análise Psicológica 3, XXVIII: 527 - 535.
19. Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2009. "Society of individuals or community strength: Community psychology at risk in at risk societies", . Journal of Critical Psychology, Counselling and Psychotherapy 9, 2: 87 - 97.
20. Teixeira, Pedro M; Gonçalves, Carlos M; Menezes , I. 2009. "Community Psychology in Portugal: Evolution and current trends in praxis and research. ", Forum Gemeindepsychologie 14, 2: 00 - 00.
21. Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2008. "Transition to democracy and citizenship education in Portugal: Changes and continuities in the curricula and in adolescents’ opportunities for participation. ", Journal of Social Sciences Education 9, 1: 131 - 148.
22. João, Sílvia G; Menezes , I. 2008. "Construção e validação de indicadores de literacia mediática.", Comunicação e Sociedade, 13: 55 - 68.
23. Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2007. "From an oppressed citizenship to affirmative identities: Lesbian and gay political participation in a Southern European context.", Journal of Homosexuality 53, 3: 65 - 82.
24. Trigo, Luísa R; Menezes , I. 2007. "Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 6: 85 - 110.
25. Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2006. "La construction de l'identité des jeunes homosexuels au Portugal. ", L’Orientation Scolaire et Professionnelle 35, 2: 225 - 249.
26. Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2006. "Do anel à aliança: Sentido dos iguais e emancipação pessoal na Psicologia das Sexualidades", Revista Crítica de Ciências Sociais, 79: 73 - 89.
27. Menezes , I. 2004. "Ambiente e transversalização curricular: Potencialidade e limites da educação ambiental na escola. ", Educação, Sociedade e Culturas, 21: 133 - 150.
28. Menezes , I. 2003. "Participation experiences and civic concepts, attitudes and engagement: Implications for citizenship education projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 445.
29. Menezes , I. 2003. "Civic education in Portugal: curricular evolutions in basic education", Journal of Social Science Education , 2: 1 - 13.
30. Menezes , I; Mendes, Madalena; Ferreira, Carla; Marques,Georgina ; Ribeiro, Conceição; Gião, Joana; Afonso, Rosa; Amaro, Gertrudes. 2003. "The impact of school education, family, cultural background and political attitudes and experiences in civic knowledge", Journal of Social ScienceEducation, 1: 1 - 11.
31. Menezes , I. 2003. "Introduction", European Educational Research Journal 2, 3: 363 - 365.
32. Puurula, Arja; Neill, Sean; Katz, Yaacov; Romi, Shlomo; Menezes , I; Vasileiou, Lisa; Lang, Peter; Vriens, Lennard; Husbands, Chris. 2001. "Teacher and student attitudes to affective education: A European collaborative research project.", Compare: A Journal of Comparative and International Education 31, 2: 165 - 186.
33. Menezes , I; Mendes, Madalena; Ferreira, Carla; Ribeiro, Conceição. 1999. "Educação cívica: Reflexões a partir da análise do currículo implementado e conseguido no domínio da cidadania em Portugal", Inovação 12, 1: 47 - 58.
34. Menezes , I. 1999. "Nota de apresentação", Inovação 12, 1: 7 - 8.
35. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1997. "The process of value-meaning construction: A cross-sectional study.", European Journal of Social Psychology, 27: 55 - 73.
36. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1996. "Personal and social education in Portugal", Journal of Moral Education 25, 3: 347 - 357.
37. Menezes , I. 1993. "A formação pessoal e social numa perspectiva desenvolvimental-ecológica", Inovação 6, 3: 309 - 336.
38. Roncon, Joana; Menezes , I. 1993. "Consulta psicológica comunitária em centros para a terceira idade", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 29 - 36.
39. Campos, Bártolo P; Costa, M. E; Menezes , I. 1993. "A dimensão social da educação psicológica deliberada. ", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 11 - 18.
40. Menezes , I; Costa, M. E. 1992. "Amor entre iguais: A psicoterapia da diferença", Cadernos de Consulta Psicológica, 8: 79 - 84.
41. Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1991. "Estrutura dos valores: Estudo transversal", Psychologica, 6: 129 - 147.
42. Menezes , I; Costa, M. E. 1991. "Consulta psicológica de adultos em centros comunitários", Cadernos de Consulta Psicológica, 7: 77 - 82.
43. Menezes , I; Costa, M. E; Campos, Bártolo P. 1989. "Valores de estudantes universitários", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 53 - 68.
44. Menezes , I; Mena Matos, P; Costa, M. E. 1989. "Consulta psicológica em grupo e transição universidade-mundo do trabalho", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 95 - 102.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2011. "Citizenship education policies: the contemporary european masks of democracy", Trabalho apresentado em The 11th European Affective Education Network Conference , In Promoting the Social Emotional Aspects of Education; A Multi-faceted Priority. Proceedings of the 11th European Affective Education Network Conference , Ljubljana .
2. Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Ferreira, Pedro D; Pais, Sofia C; Menezes , I. 2011. "Citizenship education: a comparison between Portugal, England and Slovenia", Trabalho apresentado em The 11th European Affective Education Network Conference , In Promoting the Social Emotional Aspects of Education; A Multi-faceted Priority. Proceedings of the 11th European Affective Education Network Conference , Ljubljana .
3. Tinnaworn, Piyathip; Menezes , I. 2010. "Predictors of attitudes and knowledge of students in Pisa 2006: A Comparison between Europe and Asia.", Trabalho apresentado em 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , In Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , Vilnius.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Neves, T.; Ferreira, P.D.; Menezes, I.. 2015. "Constraints and opportunities for civic and political participation: perceptions of young people from immigrant and non-immigrant background in Portugal", Journal of Youth Studies 18, 6: 685 - 705.
2. Loff, M.; Menezes, I.. 2015. "Editorial: Revolution and memories", Journal of Social Science Education 14, 2: 2 - 3.
3. Gomes, I.P.; Amorim, J.P.; Correia, J.A.; Menezes, I.. 2015. "The Portuguese literacy campaigns after the carnation revolution (1974-1977)", Journal of Social Science Education 14, 2: 69 - 80.
4. Fernandes-Jesus, M.; Malafaia, C.; Ferreira, P.D.; Cicognani, E.; Menezes, I.. 2015. "The many faces of hermes: The quality of participation experiences and political attitudes of migrant and non-migrant youth", Human Affairs 22, 3: 434 - 447.
5. Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582.
6. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro. 2014. "Cidadania participat{\'{o", Educar em Revista, 53: 131 - 147.
7. Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582.
8. Ribeiro, N.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Educa?{\~a", Curriculo sem Fronteiras 14, 3: 12 - 31.
9. Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Fernandes-Jesus, M.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Europe as a Beacon of Democracy? Citizenship Policies Relating to Youth and Migrants in Portugal", Journal of Civil Society 10, 1: 51 - 68.
10. Fernandes-Jesus, Maria; Cicognagni, Elvira; Menezes, Isabel. 2014. "Participa{\c{c", Psicologia {\& 26, 3: 572 - 582.
11. Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582.
12. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro. 2014. "Cidadania participat{\'{o", Educar em Revista, 53: 131 - 147.
13. Fernandes-Jesus, Maria; Cicognagni, Elvira; Menezes, Isabel. 2014. "Participa{\c{c", Psicologia {\& 26, 3: 572 - 582.
14. Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13.
15. Dias, T.S.; Menezes, I.. 2013. "The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision of pupils and teachers", Educational and Child Psychology 30, 1: 26 - 37.
16. Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Coimbra, Joaquim L; Menezes, Isabel. 2013. "Civic and Political E-Participation of Young Immigrants", International Journal of E-Politics 4, 1: 32 - 49.
17. Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13.
18. Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13.
19. Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
20. RIBEIRO, NORBERTO; ALMEIDA, CARLA M; FERNANDES-JESUS, MARIA; NEVES, TIAGO; FERREIRA, PEDRO D; MENEZES, ISABEL. 2012. "Education and Citizenship: redemption or disempowerment? A Study of Portuguese-Speaking Migrant (and Non-migrant) Youth in Portugal", Power and Education 4, 2: 207 - 207.
21. Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
22. Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that ", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
23. Pais, S.C.; Guedes, M.; Menezes, I.. 2012. "The values of empowerment and citizenship and the experience of children and adolescents with a chronic disease", Citizenship, Social and Economics Education 11, 2: 133 - 144.
24. Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
25. Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that ", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
26. Cicognani, E.; Menezes, I.; Nata, G.. 2011. "University Students{'", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45.
27. Cicognani, E.; Menezes, I.; Nata, G.. 2011. "University Students{'", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45.
28. Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel; Nata, Gil. 2011. "University Students' Sense of Belonging to the Home Town: The Role of Residential Mobility", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45.
29. Lemos, M. S; Queiros, C.; Teixeira, P. M; Menezes, I.. 2011. "Development and validation of a theoretically based, multidimensional questionnaire of students' evaluation of university teaching", Assessment & Evaluation in Higher Education 36, 7: 843 - 864.
30. Loja, Ema; Costa, Emilia; Menezes, Isabel. 2011. "Views of disability in Portugal: 'fado' or citizenship?", Disability & Society 26, 5: 567 - 581.
31. Loja, E.; Costa, E.; Menezes, I.. 2011. "Views of disability in Portugal: {'", Disability and Society 26, 5: 567 - 581.
32. Loja, E.; Costa, E.; Menezes, I.. 2011. "Views of disability in Portugal: {'", Disability and Society 26, 5: 567 - 581.
33. de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535.
34. de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535.
35. de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535.
36. Guimarães, M.; Sobral, F. C; Menezes , I. 2007. "Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola Kentenichiana", Interacções, 5: 82 - 109.
37. Carneiro, Nuno S; Menezes, Isabel. 2007. "From an oppressed citizenship to affirmative identities: Lesbian and gay political participation in Portugal", Journal of Homosexuality 53, 3: 65 - 82.
38. Menezes, I.. 2003. "Participation Experiences and Civic Concepts, Attitudes and Engagement: Implications for Citizenship Education Projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 445.
39. MENEZES, ISABEL. 2003. "Participation Experiences and Civic Concepts, Attitudes and Engagement: implications for citizenship education projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 430.
40. Puurula, Arja; Neill, Sean; Vasileiou, Lisa; Husbands, Chris; Lang, Peter; Katz, Yaacov J; Romi, Shlomo; Menezes, Isabel; Vriens, Lennart. 2001. "Teacher and Student Attitudes to Affective Education: a European collaborative research project", Compare 31, 2: 165 - 186.
41. Menezes, Isabel; Campos, Bartolo P. 2000. "Affective Development as the Aim of Education: An Evaluation of Curricular Innovation in Portugal", Curriculum and Teaching 15, 2: 81 - 94.
42. MENEZES, ISABEL; B{\'{A. 1997. "The process of value-meaning construction: A cross-sectional study", Eur. J. Soc. Psychol. 27, 1: 55 - 73.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Malafaia, Carla; Menezes , I. 2010. "Intervenção educativa, cidadania e imigração: Dos discursos normativos à perspectiva dos jovens", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In Deontologia, ética e valores na Educação – Utopia e realidade. Actas do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
2. Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Menezes , I; Fonseca, Laura; Neves, Tiago. 2010. "Civic and political participation of young people in Portugal. Opportunities and constraints. ", Trabalho apresentado em RONEM 6th Annual Conference, In Proceedings of the CRONEM 6th Annual Conference 2010, Guildford.
3. Parada, Filomena; Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2009. "Formação para profissionais EFA: balanço de uma experiência de intervenção (e) pedagógica", Trabalho apresentado em XVII colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In A escola e o mundo do trabalho: actas do XVII colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
4. Dias, Teresa S; Menezes , I. 2009. "O desenvolvimento do pensamento político em crianças de pré-escolar e ensino básico numa triangulação de referências: criança, família e escola", Trabalho apresentado em X congresso internacional galego-português de psicopedagogia , In Actas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia , Braga.
5. Pais, Sofia C; Menezes , I. 2009. "A participação associativa na vivência com doença crónica.", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, In Actas do X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, Braga.
6. Ribeiro, Ana B; Menezes , I. 2009. "Os jovens e a Internet", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, In Actas do X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, Braga.
7. Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2008. "Educação e Formação de Adultos – A caminho do empowerment comunitário", Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE Section Portugaise, In Complexidade. Um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Actas do XV Colóquio da AFIRSE Section Portugaise, Lisboa.
8. Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2008. "Recognition, Validation and Certification of Competences: the low-qualified and the learning paradigm in Portugal", Trabalho apresentado em SCUTREA 2008 38th Annual Conference. Whither Adult Education in the Learning Paradigm? , In Proceedings of SCUTREA 2008 38th Annual Conference. Whither Adult Education in the Learning Paradigm? , Edimburgh.
9. Barbosa, Ana; Silva, Marta; Magalhães, S.; Menezes , I. 2008. "Atitudes face à diferença em estudantes do ensino secundário: Uma análise empírica do modelo de Stoer e Magalhães", Trabalho apresentado em Educação para a Cidadania, Conferência Ibérica, In Educação para a Cidadania, Conferência Ibérica, Livro de Actas , Lisboa.
10. Menezes , I. 2004. "Evolução da cidadania em Portugal", Trabalho apresentado em 3º Encontro de Investigação e Formação "Educação para a Cidadania e Culturas de Formação”, In Actas do 3º Encontro de Investigação e Formação "Educação para a Cidadania e Culturas de Formação”, Lisboa.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Piyathip Tinnaworn, Predictors of attitudes and knowledge of students in PISA 2006: a comparison between diferent cultural contexts, 2013. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Maria José Lisboa Brites de Azeredo , O papel das notícias na construção da participação cívica e política dos jovens em Portugal: Estudo de caso longitudinal (2010-2011), 2013. Tese (Jornalismo) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
3. Sofia Castanheira Pais , Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: O caso das crianças e jovens com doença crónica e suas famílias, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Universidade do Porto (Orientador).
4. Ema Fernandes Loja , Impacto dos discursos sociais e políticos na vivência da diferença: embodiment, subjectividade e agência das pessoas com incapacidade física, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
5. Pedro Miguel Teixeira , Dispositivos de intervenção no domínio da reabilitação: A promoção do empowerment e da cidadania das pessoas com incapacidade em Portugal, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
6. Isabel Cristina Gomes, As experiências de educação/formação de adultos como processos de empowerment: um estudo longitudinal das mudanças no empowerment psicológico de adultos pouco escolarizado, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
7. Cristina Nunes Azevedo, Participação cívica dos jovens: Um estudo longitudinal do impacto da participação em associações cívicas no desenvolvimento psicológico, 2009. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
8. Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira Serralha, O conselho de cooperação educativa e o desenvolvimento sócio-moral de crianças do 1º ciclo, 2008. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
9. Clara Sofia Veiga, O impacto do envolvimento dos estudantes universitários em actividades extra-curriculares no empowerment psicológico e no desenvolvimento cognitivo-vocacional, 2008. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
10. Inês Nascimento, Investimento no trabalho e na parentalidade e relação interpapéis: Uma análise do processo de transmissão intergeracional, 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
11. Cristina Palmeirão , A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações, 2007. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
12. Gil André dos Santos Nata , Cidadania activa e tolerância face a grupos minoritários: O papel da participação em associações, da confiança interpessoal e da percepção de ameaça na consolidação da democracia, 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
13. Pedro Daniel Ferreira , Concepções de direitos activos de cidadania e experiências de participação na sociedade civil: Um estudo transversal das diferenças psicológicas, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
14. Nuno dos Santos Carneiro , Ser, pertencer, participar: construção da identidade homossexual, redes de apoio e participação comunitária, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Liliana Clemente Lima, Intervenção com crianças e jovens em risco de um bairro social, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
2. Ana Sofia Marques Clemente, A transição para uma vida fora da instituição: Jovens a caminho da autonomia, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
3. Filipa Cabral, Cidadania e educação e formação de adultos: Mudanças intra individuais ao longo de um processo de RVCC de nível secundário, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
4. Sara Alexandra Pinho, Os contributos das associações de surdos para a visão da surdez como um problema de direitos: Capital social e qualidade de vida, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
5. Carla Malafaia Almeida, Capital social e económico numa "Escola de democracia": Um estudo comparativo entre amnistia internacional em Portugal e na Suécia, 2011. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Co-orientador).
6. Sara dos Anjos Silva, Compreender o Impacto do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Empoderamento dos Cidadãos, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
7. Catarina Pinto, Empoderamento psicológico e auto-determinação de jovens adultos com incapacidade intelectual ligeira e sua relação com o contexto laboral, 2010. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
8. Colin Mateus Marques, A participação cívica e politica dos jovens em contexto educativo na região autónoma dos Açores, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
9. Rafaela Pires, Gestão de riscos e saúde sexual: A participação de trabalhadoras do sexo na avaliação e desenho de estratégias de educação para a saúde, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
10. Raquel Fernandes Teixeira, Atitudes, comportamentos e conhecimentos ecológicos: Um contributo para (re)pensar a Educação Ambiental do ponto de vista dos alunos, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
11. Marina Tomassini Panosso, Imigração irregular e sofrimento psíquico: A necessidade de uma rede de atenção como política pública, 2009. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
12. Mara Bicas, Primeiro Estranha-se, depois Entranha-se”: incursões na vivência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - desafios à Psicologia Comunitária, 2009. Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
13. Ana Bela Ribeiro, Os jovens e os média: Participação cívica e política através da Internet, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
14. Ana Rita Amado, Voluntariado e suas Motivações - Estudo exploratório de Significados e Experiências do Voluntariado, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
15. Célia Mateus, Educação intercultural: percepções e práticas educativas em escolas do Ensino Básico em oliveira de Azeméis, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador).
16. Patrícia Pinho Vieira, A Internet enquanto Contexto de Empoderamento Psicológico em Jovens Universitários, 2008. (Orientador).
17. Marta Vieito, De actores a autores: participação de membros da comunidade na reestruturação de um serviço de atendimento a pessoas com VIH/Sida, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
18. Maria Fernandes de Jesus, A Experiência de Sem-Abrigo como Promotora de Empoderamento Psicológico, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
19. Nuno Porto Ferreira, O Sentido de Comunidade numa comunidade piscatória de séc. XXI, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
20. Maria Fernandes da Cunha, Educação sexual e relação educativa, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
21. Anabela Leite, Música no Bairro de Aldoar: Abordagem a um projecto musical comunitário e às suas consequências a partir da perspectiva dos seus intervenientes, 2006. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
22. Pedro Miguel Teixeira, Cidadania na Universidade: Um estudo das concepções e práticas de cidadania de estudantes da Universidade do Porto e sua relação com as experiências académicas e extra-académica, 2004. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
23. Sílvia Gonçalves João, A influência do desenvolvimento moral e dos contextos de vida de estudantes universitários na literacia mediática e na tolerância face a minorias, 2004. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
24. Francisco da Cruz Sobral, A adolescência na escola: O desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola Kentechiana, 2003. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).
25. Luísa da Mota Ribeiro, A influência da competência moral e das experiências e contextos de vida nas concepções, atitudes e comportamento políticos dos jovens, 2002. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador).
26. Laura Bordalo Martins, A implementação do Estudo Acompanhado: Análise de processos e de resultados, 2002. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Lopes, Helena; Veiga, Sofia; Teixeira, Pedro M; Menezes, Isabel. Citizenship and Higher Education in Portugal, 2014.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Menezes , Isabel. Participação no júri de Maria Leonor Ventura Regueiras. Desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos jovens através do Desporto: Uma análise centrada na perspectiva dos especialistas, 2013. Tese (Ciências do Desporto) - Universidade do Porto.
2. Menezes , Isabel. Participação no júri de Sofia Castanheira Pais. Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: o caso das crianças e jovens com doença crónica e suas famílias, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto.
3. Menezes , Isabel. Participação no júri de Fernanda Bazanella Nogueira. Formação cívica e formação de professores: Limites e potencialidades, 2012. Tese (Didática e Formação) - Universidade de Aveiro.
4. Menezes , Isabel. Participação no júri de Ema Fernandes Loja. The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: fado, citizenship and the embodied self, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto.
5. Menezes , Isabel. Participação no júri de Maria João Vargas-Moniz. Eficácia percepcionada e resultados de parcerias comunitárias: Um estudo sobre Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, 2012. Tese (Psicologia Comunitária) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Júri de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento FCT, 2012, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2. Júri do Concurso Escolar "A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida 2010/2011", 2011, Direcção Geral de Saúde.
3. Revisora de um relatório de investigação sobre Educação para a Cidadania a publicar pela National Sicence Foundation, 2009, National Science Foundation.
4. Revisora de teses de doutoramento a publicar pela FCT, 2008, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Menezes , Isabel. Perspectivas – Portuguese Journal of Political Science and International Relations, desde 2012/09/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Menezes , Isabel. Basic Research Journal of Social and Political Sciences, desde 2012/09/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Menezes , Isabel. Autonomie Locali e Servizi Sociali, desde 2012/02/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
4. Menezes , Isabel. Revista Psicologia Política, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Menezes , Isabel. Psicologia, desde 2011/02/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
6. Menezes , Isabel. Journal of Quality in Education, desde 2010/02/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
7. Menezes , Isabel. Análise Social, desde 2009/05/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
8. Menezes , Isabel. Journal of Social Sciences Education, desde 2009/03/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
9. Menezes , Isabel. Revista Portuguesa de Educação, desde 2008/11/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
10. Menezes , Isabel. Educação, Sociedade e Culturas, desde 2007/11/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
11. Menezes , Isabel. ex-Aequo, desde 2006/11/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
12. Menezes , Isabel. International Journal of Educational Research, desde 2003/02/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
13. Menezes , Isabel. Cadernos de Consulta Psicológica, desde 1999/01/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
14. Menezes , Isabel. Journal of Social Sciences Education, de 2005/01/05 até 2009/03/05, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
164

Livros e capítulos
Books and book chapters
65
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
13
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
52
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
86
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
44
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
42
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10

Total
Dados complementares
(Additional data)
65

Orientações
Orientations
41
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
14


Visualizações do curriculum [ 4421 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2019 às 07:42:50
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis