Curriculum Vitae

Ana Paula Vale

Data da última atualização »Last update : 29/12/2018


Ana Paula Vale. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 91 itens de produção técnica. Participou em 10 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 59 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3691792603829405


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Paula Vale
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Vale, Ana Paula Simões do
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Educação e Psicologia
Quinta de Prados | Edifício do Complexo Pedagógico
Vila Real
5001-801 Vila Real
Portugal
Telefone: (+351)259350000Extensão: 713
Correio electrónico: pvale@utad.pt
Homepage: http://www.utad.pt/vPT/Area2/OutrasUnidades/unidade_dislexia/Paginas/unidade-dislexia.aspx
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1996-2000 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1991 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1977-1983 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia, Especialidade em Aconselhamento e terapias breves (modelos CCP) (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Curso de curta duração
Short course
Estágio realizado na Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives-UNESCO.
Universite Libre de Bruxelles, Bélgica.

2014 Curso de curta duração
Short course
Estágio realizado no Centre for Reading and Language.
University of Oxford, Reino Unido.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Estágio realizado no Centre for Reading and Language (CRL) .
University of York, Reino Unido.

2011 Curso de curta duração
Short course
No laboratório à conversa com... Inês Salselas, da Pompeu Fabra, Barcelona.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
No laboratório à conversa com... Sónia Frota do Centro de Linguística da UL.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
No laboratório à conversa com...Marina Vigário do Centro de Linguística UL .
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
No laboratório à conversa com Vincent Connelly da Oxford Brookes University.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
No laboratório à conversa com Christian Forkstam da Universidade do Algarve.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2001 Curso de curta duração
Short course
Literacy acquisition: The Role of Phonology, Morphology and Orthography.
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos.

1998 Curso de curta duração
Short course
Speaking and listening: Its role in learning how to read and spell.
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica.

1998 Curso de curta duração
Short course
Reading and writing acquisition: beyond the phonological deficit.
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica.

1997 Curso de curta duração
Short course
Contribution of theories and experimental data to understanding dyslexia.
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica.

1997 Curso de curta duração
Short course
Reading disorders: associated clinical syndromes and routine assessment.
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica.

1996 Curso de curta duração
Short course
Cross-linguistic studies of dyslexia and early language development.
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica.

1994 Curso de curta duração
Short course
Cognitive and Linguistic bases of Reading, Writing and spelling.
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos.

1991 Curso de curta duração
Short course
Differential Diagnosis and Treatments of Reading and Writing Disorders.
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Canadian Research Institute for Social Policy - University of Brunswick
Set/2013-Actual Outra Situação

Centro Investigação em Estudos da Criança
Jan/2007-Actual Outra Situação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2005-Actual Professor Auxiliar
Jun/2000-Jun/2005 Professor Auxiliar
Jul/1991-Mai/2000 Assistente
Dez/1987-Jun/1991 Assistente Estagiário

Escola Superior de Educação de Vila Real
Mai/1986-Nov/1987 Assistente 1º triénio

Cooperativa de Ensino Especial
Out/1981-Set/1985 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Centro Investigação em Estudos da Criança
Jan/2010-Dez/2012
Linhas de investigação»Research fields:


Relação entre consciência morfológica, consciência fonológica, vocabulário e aprendizagem da leitura




Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Mai/1988-Jul/1990
Linhas de investigação»Research fields:


Projeto de Cooperação Internacional de Prevenção e Luta Contra o Analfabetismo






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2006-Actual
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Inteligência (Regente)
  • Linguagem e Cognição (Regente)
  • Avaliação Psicológica (Regente)
  • Psicologia da Leitura e da Escrita (Regente)
  • Supervisão de Estágios (Regente)
  • Seminário de Especialização I (Regente)


Jul/2005-Jul/2006
Curso»Academic program: Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita (Regente)
  • Desenvolvimento da Linguagem (Regente)


Jun/2000-Jun/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem (Regente)
  • Aquisição da Leitura e da Escrita(Regente)
  • Propedêutica da Leitura e da Escrita (Regente)
  • Teorias da Aprendizagem


Jul/1991-Mai/2000
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação(Docente)
  • Psicologia da Aprendizagem(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento II(Docente)
  • Seminário de Psicologia da Educação (Docente)
  • Aquisição da Leitura e da Escrita(Docente)
  • Propedêutica da Leitura e da Escrita(Docente)
  • Teorias da aprendizagem(Docente)


Dez/1987-Jun/1991
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento (Docente)
  • Psicologia da Educação (Docente)
  • Prática Pedagógica III (Observação das Atividades Educativas) (Docente)
  • Psicologia da Aprendizagem (Docente)




Escola Superior de Educação de Vila Real
Mai/1986-Nov/1987
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento (Docente)
  • Psicologia da Educação (Docente)
  • Psicologia da Aprendizagem (Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2014-Actual
Membro de Conselho Directivo


Mar/2014-Actual
Membro da equipa responsável pela reestruturação dos 1.º e 2.º ciclos de estudos de psicologia


Fev/2011-Actual Escola de Ciências Humanas e Sociais
Membro eleito do Conselho Pedagógico


Dez/2010-Actual Escola de Ciências Humanas e Sociais
Membro eleito da Assembleia de Escola


Abr/2012-Dez/2012
Coordenação do processo de avaliação externa dos Cursos de Psicologia da UTAD e acompanhamento da Comissão de Avaliação Externa, realizado pela A3ES


Set/2012-Set/2012
Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia Clínica. UTAD


Set/2012-Set/2012
Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia da Educação. UTAD


Set/2012-Set/2012
Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia do Exercício e Saúde. UTAD


Fev/2012-Abr/2012
Responsável (PEP) pelo processo de autoavaliação dos 1.º e 2.º ciclos de Psicologia e pela elaboração dos relatórios a enviar à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)


Fev/2012-Abr/2012
Membro do grupo de reestruturação dos planos curriculares do 1.º e dos 2.ºs Ciclos de formação em Psicologia.


Set/2011-Set/2011
Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia Clínica. UTAD


Set/2011-Set/2011
Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia da Educação. UTAD


Canadian Research Institute for Social Policy - University of Brunswick
Set/2013-Actual
Consultora Especialista em Desenvolvimento da Leitura no projeto Confident Learners Initiative




Escola Superior de Educação de Vila Real
Mai/1986-Nov/1987 Escola de Ciências Humanas e Sociais
Membro da Comissão Coordenadora da Formação em Serviço de Professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abr/2014-Actual
- vice-diretora dos 2.º Ciclos de Psicologia, Especializações em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação


Abr/2011-Abr/2013 Departamento de Educação e Psicologia,Escola de Ciências Humanas e Sociais
- Diretora dos Cursos de Psicologia (Licenciatura e Mestrados).


Abr/2009-Mar/2011
- Vice-diretora do 1.º Ciclo de Psicologia (Licenciatura)


Abr/2009-Mar/2011
- Vice-diretora do Mestrado em Psicologia Clínica (2.º Ciclo)


Mar/2005-Jul/2007
- Criação, organização e Direção do Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança


Abr/1999-Jun/2001
- Vice-coordenadora da Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2005-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Consultadoria a psicólogos e a professores e pais de utentes da Unidade de Dislexia da ECHS-UTAD


Jul/2007-Jul/2007
Serviço realizado»Executed service:

Docência do módulo «Dislexia – sinais de risco e suportes de aprendizagem na escola.» de 6 horas lecionado no Mestrado Em Educação Especial da Universidade Católica.


Jun/2003-Jun/2003
Serviço realizado»Executed service:

Organização e docência do Módulo «Linguagem» de 6 horas integrado no Seminário de Formação Avançada para Psicólogos no âmbito do Serviço de Consulta de Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho


Fev/2003-Fev/2003
Serviço realizado»Executed service:

Docência do Módulo «Linguagem - Descobrindo os sons da fala: o desenvolvimento de competências» de 6 horas integrado na disciplina Princípios Psicológicos da Aquisição da Linguagem, a convite da Professora Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho.






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2012-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Responsável pelo Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro através da Unidade de Dislexia, enquanto Unidade Subsidiária Especializada da Escola de Ciências Humanas e Sociais, e a Nuclisol – Instituto Piaget, Vila Real


Set/2012-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Responsável pela criação e desenvolvimento do Protocolo de Cooperação entre a UTAD através da Unidade de Dislexia e o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real.


Set/2012-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Responsável pela criação e desenvolvimento do Protocolo de Cooperação entre a UTAD da Unidade de Dislexia e o Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, Régua.


Set/2011-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Responsável pela criação e desenvolvimento do Protocolo de Cooperação entre a UTAD através da Unidade de Dislexia e o Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Chaves


Set/2005-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenadora Científica e Clínica da Unidade de Dislexia - Serviço de Extensão e Investigação


Set/2005-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Avaliação e diagnóstico, de crianças, jovens e adultos na área da dislexia e perturbações de desenvolvimento associadas






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2011-Actual
Atividade realizada»Activity:

Responsável pela criação e desenvolvimento do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto


Set/2005-Actual
Atividade realizada»Activity:

Supervisão científica e técnica da atividade clínica, em casos de dislexia e perturbações associadas (défice de linguagem, défice de atenção, discalculia), de psicólogos e professores




Cooperativa de Ensino Especial
Out/1981-Set/1985
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora da Unidade Pedagógica de Educação Básica de uma Escola de Educação Especial


Out/1981-Set/1985
Atividade realizada»Activity:

Responsável pela Área de Psicologia num grupo interdisciplinar de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção numa Escola de Educação Especial


Out/1981-Set/1985
Atividade realizada»Activity:

Psicóloga uma Escola de Educação Especial






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Projeto de Cooperação Internacional de Prevenção e Luta Contra o Analfabetismo
Objectivos»Goals: Membro da equipa internacional de investigação do Projeto de Cooperação Internacional de Prevenção e Luta Contra o Analfabetismo, em representação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com equipas da Espanha, Dinamarca e Irlanda, financiado pela Comunidade Económica Europeia. .
2. Relação entre consciência morfológica, consciência fonológica, vocabulário e aprendizagem da leitura
Objectivos»Goals: Membro da equipa do Projeto Relação entre consciência morfológica, consciência fonológica, vocabulário e aprendizagem da leitura, financiado pelo CESC – Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho.




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 Prémio Seeds of Science 2011. Categoria Ciências Sociais, Ciência Hoje .
2013 9.º Prémio CEGOC atribuído à equipa da BAL Bateria de Avaliação da Leitura , CEGOC.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction, Membro.
Actual ELDEL - Enhancing Literacy Development in European Languages, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, APPE, Membro.
Actual Society for the Scientific Study of Reading, SSSR, Membro.
2010- Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico.. ed. 1. Portugal: Cegoc-Tea Edições.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Vale, Ana P. S.. 2018. Instrumentos de Avaliação da Leitura em Língua Portuguesa: análise crítica..  In Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção , ed. Pactor, 157 - 208. ISBN: 978-989-693-077-6. Lisboa: Pactor.
2. Vale, Ana P. S.. 2017. Aprender a ler está ao alcance de todas as crianças (quase): avaliar e intervir cedo para prevenir problemas posteriores.  In Livro Comemorativo dos 10 anos dos Cursos de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 237 - 250. . Vila Real: UTAD.
3. Sousa, José; Martins, Bruno D; Vale, Ana P. 2014. Intervenção em dislexia – Estudos de Caso..  In Afabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção, ed. J. P. Oliveira, T. M. S. Braga, F. L. P. Viana & A. Sucena , 85 - 119. ISBN: 978-85-8042-920-6. Brasil: Editora CRV.
4. Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda. 2014. Leitura de Palavras. Considerações Teóricas e Implicações para a sua Avaliação. .  In BAL - Bateria de Avaliação da leitura. Abordagem teórica e opções metodológicas , ed. Ribeiro, I. & Viana; F. L. , 26 - 40. ISBN: ISBN 978-972-8817. Portugal: Cegoc-Tea Edições..
5. Vale, Ana P. 2014. Leitura de Palavras. .  In LER PARA SER. Os caminhos antes, durante e depois de aprender a ler , ed. Viana, F. L. & Ribeiro, I. , 33 - 59. ISBN: 9789724055985. Portugal: Almedina.
6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Spinillo, Alina G; Chaves-Sousa, Séli; Vale, Ana P. 2014. Bateria de Avaliação da Leitura (BAL). Descrição e opções de construção. .  In BAL – Bateria de Avaliação da Leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas., ed. Ribeiro & F. L. Viana , 55 - 62. ISBN: ISBN 978-972-8817. Portugal: Cegoc-Tea Edições.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Vale, Ana P. S.. 2017. "Tipo de erros e dificuldades na escrita de palavras de crianças portuguesas com dislexia", Da Investigação às Práticas 7, 3: 61 - 83.
2. Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems", Learning and Individual Differences 56, x: 159 - 166.
3. Vale, Ana P. S.. 2017. "Conhecimento Ortográfico e Escrita de palavras. ", Da Investigação às Práticas 7, 3: 3 - 7.
4. T, Fernandes; AP, Vale; B, Martins; J, Morais; R, Kolinsky. 2014. "The deficit of letter processing in developmental dyslexia: combining evidence from dyslexics, typical readers and illiterate adults.", Developmental Science 17, 1: 125 - 141.
5. Viana, Fernanda L; Silva, Cristina V. D; Santos, Ana S; Vale, Ana P; Ribeiro, Iolanda. 2014. "Prova de Consciência Morfológica – PCM. Contributos para a sua validação.", Calidoscópio 12, 3: 335 - 334.
6. Santos, Ana S; Carneiro, João F; Vale, Ana P; Viana, Fernanda L. 2013. "The relationship between phonological awareness time and reading abilities: an assessment using self-organizing maps", International Journal on Disability and Human Development 12, 3: 341 - 346.
7. Vale, Ana P; Nóbrega, Rosana. 2012. "Desenvolvimento dos perfis cognitivo e alfabético de crianças portuguesas com dislexia", Revista Portuguesa de Dificuldades de Aprendizagem. (RPDA) 1, 1: 1 - 88.
8. Vale, Ana P. 2011. "Orthographic context sensitivity in vowel decoding by Portuguese monolingual and Portuguese-English bilingual children", Journal of Research in Reading 34, 1: 43 - 58.
9. Vale, Ana P; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L. 2011. "Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico falantes do Português Europeu", Revista Lusofona de Educacao, 18: 45 - 56.
10. Vale, Ana P; Bertelli, Rosangela. 2006. "A flexibilidade de utilização de diferentes unidades ortográficas na leitura em Língua Portuguesa", Psicologia, Educação e Cultura. 10, 2: 461 - 467.
11. Vale, Ana P. 2000. "Um bom instrumento de previsão precoce dos desempenhos ulteriores em escrita no Português.", Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación 6, 4: 507 - 521.
12. Vale, Ana P; Cary, Luz. 1998. "Escrita inventada e deteção fonémica em leitores principiantes: Preditores do desempenho ulterior em Leitura e Escrita", Revista Portuguesa de Pedagogia 32, 1: 29 - 56.
13. Vale, Ana P; Caria, Telmo. 1997. "O uso racionalizado da cultura: o caso da relação entre a consciência metafonológica e a aquisição da leitura", Educação, Sociedade e Culturas 8, 1: 45 - 71.
14. Vale, Ana P. 1989. "Epistemologias Pessoais na Formação de Professores", Revista Portuguesa de Educação 2, 2: 17 - 23.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2017. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment 33, 6: 460 - 466.
2. BARBOSA, Mirna R; MEDEIROS, Lidiane B. O; VALE, Ana P. S.. 2016. "Relação entre os níveis de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras", Estudos de Psicologia (Campinas) 33, 4: 667 - 676.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; Vale, Ana P; Spinillo, Alina G. 2014. "Bateria de avaliação da leitura: estudos de validade Battery of reading assessement: description and validity studies]", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
2. Cameirão, Manuela; Vicente, Selene; Vale, Ana P. 2012. "Papéis diferenciados do vocabulário e da consciência fonológica na aquisição da leitura", Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga.
3. Sousa, José; Vale, Ana P. 2012. "Dislexia: atraso ou desvio no desenvolvimento?", Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga.
4. Martins, Bruno D; Vale, Ana P. 2011. "Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita: Comparação entre dois testes de consciência fonológica.", Trabalho apresentado em 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
5. Silva, Ana R; Vale, Ana P. 2011. "Comparação entre crianças com dislexia e crianças com progressão normal em leitura em diferentes domínios do conhecimento aritmético", Trabalho apresentado em 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
6. Vale, Ana P; Correia, Inês. 2009. "Pseudoword Repetition Accuracy Regarding Age and Age-Reading Level in Portuguese Children", Trabalho apresentado em I International Congress on Family, School and Society - Special Education, In Special Education: From Theory to Practice. Proceedings of the I International Congress on Family, School and Society _ Special Education. , Porto.
7. Loff, Ariana; Vale, Ana P. 2007. "A Análise do Padrão de Erros de Leitura de Palavras em Língua Portuguesa nos Quatro Anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 9, In Libro de actas - Número extraordinário da Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Corunha.
8. Vale, Ana P. 2006. "Aprender a ler em português: o tamanho das unidades usadas na descodificação.", Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional (IV Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do VI Encontro Nacional (IV Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
9. Teixeira, Filomena; Vale, Ana P. 2005. "Relações entre Competências Cognitivas/Linguísticas e Conhecimentos Alfabéticos no Jardim de Infância", Trabalho apresentado em V Encontro Nacional (III Internacional) de Investigadores em Leitura, In Atas do V Encontro Nacional (III Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
10. Coutinho, Sílvia; Vale, Ana P; Bertelli, Rosangela. 2003. "Efeitos de transferência de um programa de desenvolvimento de consciência fonémica no Jardim de Infância", Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – Investigação e Prática Docente - Atas do IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
11. Vale, Ana P; Cary, Luz. 1999. "A comparison between Portuguese pre-readers versus beginning readers phoneme analysis ability: effects of Portuguese orthographic structure?", Trabalho apresentado em 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, In Psycholinguistics on the Threshold of the Year 2000 - Proceedings of the 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, Porto.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Vale, Ana P. 2000. "Correlatos metafonológicos e estratégias iniciais de leitura-escrita de palavras no português: uma contribuição experimental. Tese de Doutoramento". Portugal, Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Vale, Ana P. 1991. "A Deteção de unidades da fala e a aquisição da leitura. Dissertação para efeitos de prestação de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica.". Portugal, Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Vale, Ana P. 1991. "A Invariância Numérica: comparação entre a perspetiva Piagetiana e novas abordagens. ". Portugal, Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
2. Vale, Ana P. TLP - 1 – Teste de Leitura de Palavras 1.º Ano. IGAC, Registo n.º 5108/2013,2013.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
5. Vale, Ana P. S.. TLP - 4 – Teste de Leitura de Palavras 4.º Ano. IGAC, Registo n.º 5113/2013,2013.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
3. Vale, Ana P. TLP - 2 – Teste de Leitura de Palavras 2.º Ano. IGAC, Registo n.º 5109/2013,2013.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
4. Vale, Ana P. S.. TLP - 3 – Teste de Leitura de Palavras 3.º Ano. IGAC, Registo n.º 5111/2013,2013.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
1. Vale, Ana P. Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico. IGAC, Registo n.º 5106/2013,2013.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
8. Vale, Ana P. S.. AMP - Amplitude de Memória de Palavras. ,2011.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
7. Vale, Ana P. S.; Loff, Ariana. PRF - Prova de Repetição de Frases. ,2011.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
6. Vale, Ana P. S.. DIFi - Deteção do Intruso Fonológico com Imagens. ,2011.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
9. Vale, Ana P. S.. TSFPp - Teste de Supressão Fonémica em Pseudopalavras. ,2011.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
10. Vale, Ana P. S.. DMD-M - Deteção Mesma-Diferente - Monossílabos. ,2010.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
11. Vale, Ana P. S.. DMD-D - Deteção Mesma-Diferente - Dissílabos ortográficos. ,2010.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
12. Vale, Ana P. S.. TAUC-M – Teste de Análise da Unidade Comum - Monossílabos. ,2010.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
13. Vale, Ana P. S.. TAUC-D – Teste de Análise da Unidade Comum - Dissílabos ortográficos.,2010.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
14. Viana, Fernanda L; Vale, Ana P. S.; Santos, Sandra. PLEPp - Prova de Leitura e Escrita de Palavras e Pseudopalavras.,2010.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
15. Vale, Ana P. S.; Sousa, I.. RP&Pp – Repetição de palavras e de pseudopalavras. ,2009.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
16. Vale, Ana P. S.; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L. PLE-VC _ Prova de Leitura e Escrita de Palavras e Pseudopalavras – Vogal & Consoante. ,2008.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
19. Vale, Ana P. S.. PLA - Prova de Leitura por Analogia. ,2006.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
17. Vale, Ana P. S.; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L. TCM _ Teste de Consciência Morfológica.,2006.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
18. Gomes, M.; Vale, Ana P. S.. Base de Imagens para Testes Fonológicos. ,2006.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Outra.
20. Vale, Ana P. S.; Coutinho, Sílvia. Descobrir os Sons da fala.,2002.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Outra.
22. Vale, Ana P. S.. TEI - Teste de Escrita Inventada.,2000.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.
21. Vale, Ana P. S.. Lista de palavras e pseudopalavras para avaliar precisão e estratégias de leitura e escrita.,2000.
Tipo de produto: Pré-Série;Natureza do produto: Instrumento.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Nóbrega, Rosana; Silva, Ana R; Martins, Bruno D; Vale, Ana P. A influência diferenciada da leitura na aprendizagem da escrita alfabética e da escrita ortográfica em língua Portuguesa,10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ,Braga,2014 (Comunicação).
2. Vale, Ana P; Silva, Ana R; Martins, Bruno D; Nóbrega, Rosana. Os marcadores cognitivos e as manifestações alfabéticas no diagnóstico da dislexia em língua portuguesa: estudos de caso.,"Dislexia em Debate: Tendência Nacionais e Internacionais".,Braga,2014 (Conferência ou palestra).
3. Martins, Bruno D; Vale, Ana P. O uso do conhecimento ortográfico no 1.º ano de escolaridade: A escrita do fonema /u/. ,VII Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas. ,Lisboa,2014 (Poster).
4. Martins, Bruno D; Vale, Ana P; Silva, Ana R; Nóbrega, Rosana; Sousa, José. O efeito de lexicalidade na escrita de padrões ortográficos sublexicais em adultos.,9.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Covilhã,2014 (Comunicação).
5. Fernandes, Tânia; Vale, Ana P; Castro, São-Luís; J, Morais; R, Kolinsky. Deficient letter Processing in Developmental Dyslexia: what are the processes involved? ,IWORDD – International Workshop on Reading ad Developmental Dyslexia,San Sebastien, Espanha,2013 (Poster).
6. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; S, Almeida; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Vale, Ana P. Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: análise diferencial do desempenho no inventário de reconhecimento de palavras. ,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Poster).
7. Vale, Ana P; Loff, Ariana; Almeida, A; Félix, P.; Pinheiro, E.; Silva, M.. Supressão fonémica: o tempo de resposta versus a precisão de resposta na relação com o desempenho em leitura em português,9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Poster).
8. Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Vale, Ana P; S, Almeida. Word recognition in students with and without learning disabilities.,21st Annual World Congress on Learning Disabilities.,Oviedo,2012 (Comunicação).
9. Vale, Ana P. O ensino da leitura na dislexia: perspetiva pessoal. ,“Dificuldades de Aprendizagem da Leitura, da Escrita e do Cálculo”,Évora,2012 (Conferência ou palestra).
10. Vale, Ana P; Sousa, José. What kind of words are more difficult for Portuguese dyslexic children to spell when compared with same reading-level younger children?,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing (SIG Writing),Porto,2012 (Comunicação).
11. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Vale, Ana P. Evaluation of word recognition in elementar education.,21st Annual World Congress on Learning Disabilities.,Oviedo,2012 (Comunicação).
12. Viana, Fernanda L; Santos, Ana S; Vale, Ana P; Silva, Cristina V. D; Ribeiro, Iolanda. Consciência morfológica e desempenho em leitura. Um estudo exploratório.,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Comunicação).
13. Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Vale, Ana P. Reconhecimento de Palavras no 1º Ciclo de Ensino Básico: impacto das características psicolinguísticas das palavras, do ano escolar e sexo dos alunos. ,2012 (Comunicação).
14. Viana, Fernanda L; Silva, Cristina V. D; Santos, Ana S; Vale, Ana P. PCM- Prova de Consciência Morfológica.,9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.,Braga,2012 (Comunicação).
15. Fernandes, Tânia; Vale, Ana P; Martins, Bruno D; J, Morais; R, Kolinsky. Deviant letter processing in Developmental Dyslexia.,7.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Lisboa,2012 (Poster).
16. Vale, Ana P; Nóbrega, Rosana. Comparison of Portuguese dyslexic children cognitive and alphabetic improvements over two years with that of same age typical readers and with performances of younger children of same reading level.,International Conference on Reading, Spelling and Writing Development - Enhancing Literacy Development in European Languages.,Praga,2011 (Comunicação).
17. Nóbrega, Rosana; Vale, Ana P. Trajetória de desenvolvimento da dislexia em crianças portuguesas.,Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais em tempo de crise. ,Vila Real,2011 (Comunicação).
18. Vale, Ana P. Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu. ,"No laboratório à conversa com...",Porto,2011 (Comunicação).
19. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, A.; Vale, Ana P; Albuquerque, P.. Inventário de reconhecimento de palavras. Opções metodológicas e dados psicométricos.,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster).
20. Vale, Ana P. Sinergias entre Investigação e Extensão.,Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais em tempo de crise.,Vila Real,2011 (Comunicação).
21. Vale, Ana P; Loff, Ariana. Sentence Repetition in European Portuguese: Pilot Data,Sentence Repetition Workshop – ELDEL,YorK,2011 (Poster).
22. Martins, Bruno D; Vale, Ana P. Instrumentos para detetar precocemente a dislexia.,Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais em tempo de crise. ,Vila Real,2011 (Comunicação).
23. Silva, Ana R; Vale, Ana P. A comorbilidade entre Dislexia e os défices de raciocínio matemático.,Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais em tempo de crise.,Vila Real,2011 (Comunicação).
24. Vale, Ana P. Descobrir os sons da fala. Programa de ensino da consciência fonológica/fonémica.,Comunicação por convite da Associação Nacional de Intervenção Precoce - Departamento de Formação.,Coimbra,2011 (Comunicação).
25. Fernandes, Tânia; Vale, Ana P; J, Morais; R, Kolinsky. Visual processing, Letter perception and Dyslexia: The usual suspect?,6.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Coimbra,2011 (Poster).
26. Vale, Ana P. O efeito da consistência e da complexidade das estruturas vocálicas na precisão de leitura de palavras em crianças com dislexia e com progressão normal na leitura.,"No laboratório à conversa com..." ,Porto,2011 (Comunicação).
27. Vale, Ana P; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L; Correia, Inês. Prevalência da Dislexia entre as Crianças Portuguesas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.,5.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. ,Braga,2010 (Poster).
28. Vale, Ana P; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L. Avaliação da Dislexia em Português Europeu. Resultados de um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. ,8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração. ,Braga,2010 (Comunicação).
29. Vale, Ana P. Comparação entre as Estratégias de Leitura Usadas por Crianças com Dislexia e por Crianças com Progressão Normal,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino.,Lisboa,2010 (Comunicação).
30. Vale, Ana P. Relação entre Consciência Fonémica, Aprendizagem da Leitura e Dislexia no Contexto da Ortografia Portuguesa,Congresso da Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX,Porto,2010 (Conferência ou palestra).
31. Vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Santos, Ana S. Effects of Context, Graphemic Complexity, Syllable Length and Lexicality among Dyslexics and Normal Progressing Readers of Portuguese.,16th European Conference on Reading.,Braga,2009 (Poster).
32. Vale, Ana P. Manifestações de Dislexia em Língua Portuguesa.,IV Jornadas Luso – Espanholas de Linguagem Infantil.,Corunha ,2009 (Comunicação).
33. Vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Santos, Ana S; Garcez, Ana. Vowels decoding accuracy in reading European Portuguese bisyllabic words.,Fifteenth Annual Meeting of Society for the Scientific Study of Reading,Asheville,2008 (Poster).
34. Vale, Ana P; Santos, Ana S; Viana, Fernanda L; Garcez, Ana. Desenvolvimento do processo de descodificação de grafemas vocálicos em português europeu.,3.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Faro,2008 (Comunicação).
35. Vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Santos, Ana S. A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu. ,2.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Porto,2007 (Poster).
36. Vale, Ana P; Loff, Ariana. A análise de erros de leitura como estratégia de avaliação.,XIII Seminário de Desenvolvimento: diagnóstico, avaliação neuropsicológica e intervenção nas dificuldades escolares. ,Coimbra,2007 (Comunicação).
37. Vale, Ana P; Teixeira, Filomena. A avaliação do risco de insucesso na aprendizagem da leitura em crianças pré-leitoras portuguesas.,XI Seminário de Desenvolvimento: A criança disléxica – a linguagem, a aprendizagem da leitura e a dislexia.,Coimbra,2005 (Comunicação).
38. Viana, Fernanda L; Vale, Ana P. Da Linguagem Oral à Leitura: Identificação Precoce da Dislexia.,XI Seminário de Desenvolvimento: A criança disléxica – a linguagem, a aprendizagem da leitura e a dislexia.,Coimbra,2005 (Comunicação).
39. Monteiro, I.; Vale, Ana P; Bertelli, Rosangela. O papel da analogia no reconhecimento de palavras novas antes da aprendizagem formal da leitura e da escrita. ,Encontro Espassos da Psicologia,Braga,2004 (Comunicação).
40. Vale, Ana P; Barros, I.; Coutinho, Sílvia. Descobrindo os sons da fala – Um jogo que desenvolve competências para ler e escrever. ,1.º Congresso Nacional do Educador de Infância – Educação de Infância e Literacia,Lisboa,2002 (Comunicação).
41. Vale, Ana P. Os erros na leitura e na escrita de palavras no Português Europeu: comparação entre vogais e consoantes. ,VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - As Linguagens da Lusofonia,Rio de Janeiro,2002 (Comunicação).
42. Vale, Ana P; Bertelli, Rosangela. A comparison of reading and spelling in European Portuguese.,NATO–ASI Literacy acquisition, assessment, and intervention: The role of phonology, orthography, and morphology.,Il Ciocco,2001 (Poster).
43. Vale, Ana P; Bertelli, Rosangela. Brincar com rimas no jardim de infância é divertido, mas...,1.º Encontro de Educadores de Infância,Ponta Delgada,2001 (Comunicação).
44. Cary, Luz; Vale, Ana P. Predicting Portuguese First Graders Reading Ability From Sensitivity To Subsyllabic Units Assessed in kindergarten. ,4th European Conference on Psychological Assessment.,Lisboa,1997 (Comunicação).
45. Vale, Ana P. Significações da Prática Educativa.,Colóquio Internacional - Perspetivas da Educação para o Ano 2000,Vila Real,1991 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Vale, Ana P. S.. Desenvolvimento da escrita de palavras no 1.º ciclo do ensino básico. VII Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)., 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por UTAD.Tipo de participação: Docente.
2. Vale, Ana P. S.. Leitura de palavras – relação com a compreensão da leitura. VI Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). , 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por UTAD.Tipo de participação: Docente.
3. Vale, Ana P. S.. O que é a dislexia. V Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por UTAD.Tipo de participação: Docente.
4. Vale, Ana P. S.. Dislexia - Conhecer para Intervir. , 2012 (Extensão), promovido por Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro.Tipo de participação: Docente.
5. Vale, Ana P. S.. O Diagnóstico da Dislexia no Contexto Português: instrumentos e protocolos. , 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Equipa Multidisciplinar da Consulta de Desenvolvimento do Hospital Infante D. Pedro.
Duração: 10 horas. Local: Hospital Infante D. Pedro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
6. Vale, Ana P. S.. Deteção da Dislexia e Estratégias de Intervenção, 2011 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia.
Duração: 6 horas. Local: Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Cidade: Régua, Tipo de participação: Docente.
7. Vale, Ana P. S.. Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu: Comparação entre avaliação dos professores e resultados da investigação, 2010 (Extensão), promovido por Organização conjunta dos Agrupamentos de Escolas participantes e da equipa do projeto. .Tipo de participação: Docente.
8. Vale, Ana P. S.. O efeito da consistência e da complexidade das estruturas vocálicas na precisão de leitura de palavras em crianças com dislexia e com progressão normal na leitura., 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Laboratório da Fala da FPCUP.Tipo de participação: Docente.
9. Vale, Ana P. S.. Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu. , 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Laboratório da Fala da FPCUP.Tipo de participação: Docente.
10. Vale, Ana P. S.. Dislexia, 2009 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de Campia.Tipo de participação: Docente.
11. Vale, Ana P. S.. Dislexia, Avaliação, Reeducação, 2008 (Extensão), promovido por Agrupamentos Verticais de Escola Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral.Tipo de participação: Docente.
12. Vale, Ana P. S.. Unidade de Dislexia – Um recurso pioneiro na relação entre investigação e práticas. , 2006 (Extensão), promovido por I Encontro Concelhio de Educação Especial. UTAD.Tipo de participação: Docente.
13. Vale, Ana P. S.. Manifestações da dislexia em diferentes níveis de aprendizagem., 2005 (Extensão), promovido por Escola Secundária Morgado Mateus.Tipo de participação: Docente.
14. Vale, Ana P. S.. Dislexia: deteção precoce – pistas para uma intervenção eficaz. , 2004 (Extensão), promovido por Associação Nacional de Professores e ECAE de Vila Real.Tipo de participação: Docente.
15. Vale, Ana P. S.. A dislexia resulta de um défice fonológico – pistas para uma avaliação eficaz., 2004 (Extensão), promovido por ECAE de Bragança.Tipo de participação: Docente.
16. Vale, Ana P. S.. Atividades metafonológicas no Jardim de Infância - relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. , 1998 (Aperfeiçoamento), promovido por UTAD.Tipo de participação: Docente.
17. Vale, Ana P. S.. Propedêutica da leitura e da escrita no Jardim de Infância: Um processo de racionalização da cultura, 1997 (Aperfeiçoamento), promovido por UTAD.Tipo de participação: Docente.
18. Vale, Ana P. S.. Linguagem Oral no Jardim de Infância. , 1987 (Aperfeiçoamento), promovido por Direção Geral do Ensino Básico (D.G.E.B.).Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Vale, Ana P. S.. Psicologia da Leitura e da Escrita – Aulas (ppt) ,2015. 
2. Vale, Ana P. S.. Linguagem e Cognição – Aulas (ppt) ,2015. 
3. Vale, Ana P. S.. Avaliação Psicológica - Aulas ,2015. 

Edição técnica
Technical edition
1. Vale, Ana P. S.; Cruz, M.G.; Bertelli, Rosangela. Guia do Mestrando – Mestrado e Pós-Graduação em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança. ,2005 (Livro).

Organização de evento
Event organization
1. Vale, Ana P. S.. 7.º Internacional (9.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ,2012 (Encontro).
2. Vale, Ana P. S.; Fernandes, Tânia. Dislexia e Literacia. O que podem os iletrados dizer-nos sobre o impacto da literacia na cognição visual? Apresentada pela Professora Doutora Tânia Fernandes do Laboratório da Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade do Porto. ,2011 (Conferência).
3. Vale, Ana P. S.; Castro, São-Luís. Desenvolvimento Fonológico e Ritmo da Fala. Apresentada pela Professora Doutora São Luís Castro do Laboratório da Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade do Porto. ,2010 (Conferência).
4. Vale, Ana P. S.. 6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ,2010 (Encontro).
5. Vale, Ana P. S.. 5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ,2008 (Encontro).
6. Vale, Ana P. S.; Vicente, Selene. Articulação de Fala: Idade pré-escolar e início de escolaridade. Apresentada pela Professora Doutora Selene Vicente da Universidade do Porto,2006 (Conferência).
7. Vale, Ana P. S.; Viana, Fernanda L. Compreensão Leitora. Apresentada pela Professora Doutora Fernanda Leopoldina Viana da Universidade do Minho.,2006 (Conferência).
8. Vale, Ana P. S.; Moreira, Darlinda. Como é que as crianças aprendem matemática. Apresentada pela Professora Doutora Darlinda Moreira da Universidade Aberta, Lisboa,2006 (Conferência).
9. Vale, Ana P. S.; Hulme, Charles. Reading Intervention: Theory and Evidence-Based Practice. Apresentada pelo Professor Doutor Charles Hulme da Universidade de York, Reino Unido. ,2006 (Conferência).
10. Vale, Ana P. S.; Vasconcelos, Teresa. Orientação Curricular de Trabalho de Projeto. Apresentada pela Professora Doutora Teresa Vasconcelos.,2006 (Conferência).
11. Vale, Ana P. S.; Snowling, Margaret. Language skills, Reading Development and Dyslexia. Apresentada pela Professora Doutora Margaret Snowling da Universidade de York, Reino Unido. ,2006 (Conferência).
12. Vale, Ana P. S.. IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ,2006 (Encontro).
13. Vale, Ana P. S.; Silva, Maria I. L.. Investigação-ação. Apresentada pela Professora Doutora Maria Isabel Lopes da Silva do Instituto de Inovação Educacional. ,2006 (Conferência).
14. Vale, Ana P. S.; Ferreira, Manuela. Descobrir as crianças a partir do que elas nos contam…Importância de realizar estudos etnográficos com crianças. Apresentada pela Professora Doutora Manuela Ferreira da Universidade do Porto.,2006 (Conferência).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Vale, Ana P. S.. Sociedade Civil da RTP 2,2014 (Entrevista).
2. Vale, Ana P. S.. Jornal Universitário ,2012 (Entrevista).
3. Vale, Ana P. S.. Porto Alive,2011 (Entrevista).
4. Vale, Ana P. S.. Mais cedo ou mais tarde,2011 (Entrevista).
5. Vale, Ana P. S.. Entrevista Antena 1,2010 (Entrevista).

Relatório de investigação
Technical report
1. Martins, Bruno D; Vale, Ana P. S.. Relatório do rastreio de Dislexia para o Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro. ,2011.
2. Martins, Bruno D; Vale, Ana P. S.. Relatório do rastreio de Dislexia para o Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão. ,2011.
3. Vale, Ana P. S.. A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em Português Europeu.,2010.
4. Vale, Ana P. S.. A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em Português Europeu. ,2008.
5. Vale, Ana P. S.. O uso de analogia na leitura de palavras em português e em contexto bilinguistico (português-inglês). ,2006.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. José Manuel Ferreira de Sousa, Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento?, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Diana Patrícia Figueiredo Dinis, Relações entre memória e desenvolvimento em leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico. , 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Carmen Maria Esteves Mesquita, Perceção da fala em crianças com dislexia de desenvolvimento., 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
4. Tânia Vanessa De Magalhães Félix, Iniciação à Aprendizagem da Escrita., 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
5. Bruno Dias Martins, Preditores Da Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Comparação Entre Dois Testes de Consciência Fonológica Utilizados em Fase Pré-Escolar., 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
6. Ana Rita Correia da Silva, Comparação dos Desempenhos de Crianças com Dislexia e Crianças com Progressão Normal em Leitura em Diferentes Domínios do Conhecimento Aritmético. , 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
7. Rosana Vanessa da Silva Nóbrega, Um Estudo Longitudinal dos Perfis Cognitivo e Comportamental da Dislexia em Crianças Falantes de Português Europeu., 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
8. Ana Rita Oliveira Pereira, Conhecimento de Letras de Crianças Portuguesas em Idade Pré-escolar e a sua Utilização na Aprendizagem da Escrita., 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
9. Filomena Maria Clemente Lopes Pinto Teixeira, Variáveis associadas ao risco de insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita avaliadas antes do início do ensino formal. , 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
10. Marília Augusta Ribeiro Teixeira Gomes, Avaliação da Homogeneidade de Nomeação de Imagens pelas crianças de Jardim de Infância com vista à construção de jogos de Desenvolvimento Metafonológico, 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
11. Ilda Maria Pinto Monteiro, Estratégias de leitura em Português antes do ensino Formal., 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Susana Maria Martins dos Santos, Influência dos Aspetos Formais da Escrita nas Conceções Precoces sobre Leitura: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes Sociais., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Ana Elisa Valentim de Carvalho, As Capacidades Grafomotoras de Crianças com Cinco Anos., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Sílvia José Pogeira Coutinho, O Desenvolvimento da Sensibilidade Fonémica no Jardim de Infância – Testagem de um Programa de Atividades com Cariz Lúdico. , 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
4. Sara Manuela Carneiro de Sousa, Avaliar no Jardim de Infância a Possibilidade de Uma Criança Poder Ser Disléxica: Um Estudo de Caso. , 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
5. Célia Cristina Teixeira de Sousa, Registo em Vídeo de Comportamentos Pré-linguísticos de Crianças desde Quatro Semanas aos Sete Meses. , 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
6. Sónia Marina Carvalho Delgado, Evolução da Representação da Escrita Enquanto Sistema Notacional Diferenciado do Desenho e do Número: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes sociais., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Rosana Nóbrega, Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2014. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. José Sousa, Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2014. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Ana Rita Silva, Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2014. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
4. Bruno Dias Martins, Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2014. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
5. Ana Maria Bastos, Aprender a ler: estudo das estratégias utilizadas pelas crianças no início da aquisição., 1997. Instituto Superior de Ciências Educativas (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho. Indicadores Precoces da Dislexia de Desenvolvimento., 2014. Tese (Doutoramento em Psicologia) - Universidade de Coimbra.
2. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Hélder Miguel Graça Fernandes. O Bem-Estar Psicológico em Adolescentes. Uma Abordagem Centrada no Florescimento Humano., 2007. Tese (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Maria Otília Fernandes. Fratria e Personalidade – Semelhanças e Diferenças Entre Irmãos., 2001. Tese (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Mestrado
Master degree
1. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Bárbara Rafaela Ferreira Coelho. Impacto da Literacia e da Informação sensoriomotora na Discriminação da Orientação. Evidência em Crianças Letradas e Pré-letrada. , 2014.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade do Porto.
2. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Joana Filipe Bernardo Salgueiro Rebelo Ramalho. Avaliação de sintomas de demência e possível demência com corpos de Lewy (DCL) , 2012.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Marta Flora Almeida Dias Ribeiro. Trajetórias na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Um estudo Longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. , 2012.  Dissertação (Doutoramento em Psicologia) - Universidade de Coimbra.
4. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Tânia Vanessa De Magalhães Félix. Iniciação à Aprendizagem da Escrita., 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de André Manuel Marques Silva. Dessensibilização Emocional a Estímulos Violentos e Julgamentos de Gravidade Criminal. , 2012.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Maria Ferreira Silva. As conceções de alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico sobre a avaliação das aprendizagens. , 2012.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
7. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Andreia dos Santos Alves. Procrastinação para o estudo, autoeficácia e perceção das atitudes parentais em alunos do 3.º ciclo: relação com o rendimento escolar e efeito do género., 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
8. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Sofia Pinto Marinho Teixeira de Sousa. Versão Portuguesa do teste de vocabulário PEABODY – 4: Impacto da escolaridade na extensão do vocabulário recetivo. , 2011.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade do Porto.
9. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Dina Lopes Moura. Relação entre atividade física, autoeficácia e rendimento escolar em adolescentes, 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
10. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Maria José Paulino Moura Lebreiro. Relação entre perceção das atitudes parentais, a auto estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário., 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
11. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Dina Sofia Pereira da Fonte. A doença crónica e implicações no desenvolvimento do adolescente., 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
12. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de José Manuel Ferreira de Sousa. Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento? , 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
13. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sara Cristina Soares Correia. Alexitimia e psicopatia: um estudo correlacional. , 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
14. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sónia Manuela da Silva Ribeiro. Memórias de violência na infância: impacto da exposição de menores à violência interparental., 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
15. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Isabel Pires Gonçalves. Efeito do rendimento escolar e do ano de escolaridade na maturidade vocacional, 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
16. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Fátima Maria Cardoso. Correlação entre hospitalização e capacidade funcional da memória de trabalho., 2010.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
17. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Bruno Dias Martins. Preditores Da Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Comparação Entre Dois Testes de Consciência Fonológica Utilizados em Fase Pré-Escolar, 2010.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
18. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Rosana Vanessa da Silva Nóbrega. Um Estudo Longitudinal dos Perfis Cognitivo e Comportamental da Dislexia dm Crianças Falantes de Português Europeu. , 2010.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
19. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Rita Correia da Silva. Comparação dos Desempenhos de Crianças com Dislexia e Crianças com Progressão Normal em Leitura em Diferentes Domínios do Conhecimento Aritmético, 2010.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
20. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Rita Oliveira Pereira. Conhecimento de Letras de Crianças Portuguesas em Idade Pré-escolar e a sua Utilização na Aprendizagem Da Escrita, 2010.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
21. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Margarida Assunção. Comunicação matemática e atividades de natureza investigativa no 1.º CEB, 2010.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
22. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Olga Carvalho Alves. Desenvolvimento da atitude científica no 1.º CEB através do ensino experimental das ciências., 2010.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
23. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Renato Tadeu da Rocha Paiva. Intervenção Terapêutico Pedagógica em Dislexia e Disortografia – Potencialidades do Instant Messaging, 2009.  Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro.
24. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Letícia Monteiro Esteves. Organização do Espaço no Jardim de Infância: Quais os Aspetos a Considerar, 2009.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
25. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sandra Beatriz Pereira Rodrigues. Dissertação intitulada Escrita Espontânea: Desenvolvimento das Capacidades de composição escrita em Crianças do 1.º ao 4.º Ano de escolaridade., 2008.  Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Fernando Pessoa.
26. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Maria Isabel Correia de Albuquerque. Os Recreios dos Jardins de Infância do Concelho de Tarouca, 2007.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
27. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Maria Fernanda Coelho Sousa. O Desenvolvimento da Compreensão da Linguagem em Português Europeu: Estudo Empírico com Crianças de 5 e 6 Anos de Idade, 2007.  Dissertação (Mestrado em Psicopatologias da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia.
28. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Carla Paula da Silva Cardoso. Desenvolvimento da Autonomia em Crianças de Idade Pré-Escolar, 2007.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
29. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Carla Marina Alves Lopes Alexandre. A Calculadora e as Estruturas Multiplicativas em Crianças com Dificuldades no Algoritmo da Multiplicação. , 2007.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
30. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Filomena Maria Clemente Lopes Pinto Teixeira. Variáveis associadas ao risco de insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita avaliadas antes do início do ensino formal, 2006.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
31. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Bernardete Lopes Pereira Necho. O Desenvolvimento da Linguagem Expressiva em Crianças Portuguesas de 5 e 6 Anos de Idade, 2006.  Dissertação (Mestrado em Psicopatologias da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Universitário da Maia.
32. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Maria Isabel Covas Pontes Santos Cruz. The influences of teachers and peers on young children’s self-concept as learners, 2005.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
33. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Marília Augusta Ribeiro Teixeira Gomes. Avaliação da Homogeneidade de Nomeação de Imagens pelas crianças de Jardim de Infância com vista à construção de jogos de Desenvolvimento Metafonológico, 2005.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
34. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Isabel Cipriano Cruz. Reading Development in Primary School, 2005.  Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
35. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ilda Maria Pinto Monteiro. Estratégias de leitura em Português antes do ensino Formal, 2005.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Organização e Avaliação do Ensino) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
36. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Cláudia Miranda Ramos.. The Relation between phonological awareness and children’s writing conceptualisations, 2004.  Dissertação (Desenvolvimento da Criança e Aprendizagem) - Universidade do Minho.


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Susana Maria Martins dos Santos. Influência dos Aspetos Formais da Escrita nas Conceções Precoces sobre Leitura: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes Sociais., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sónia Marina Carvalho Delgado. Evolução da Representação da Escrita Enquanto Sistema Notacional Diferenciado do Desenho e do Número: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes sociais, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Elisa Valentim de Carvalho. As Capacidades Grafomotoras de Crianças com Cinco Anos., 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sara Manuela Carneiro de Sousa. Avaliar no Jardim de Infância a Possibilidade de Uma Criança Poder Ser Disléxica: Um Estudo de Caso, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Sílvia José Pogeira Coutinho. O Desenvolvimento da Sensibilidade Fonémica no Jardim de Infância – Testagem de um Programa de Atividades com Cariz Lúdico, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Célia Cristina Teixeira de Sousa. Registo em Vídeo de Comportamentos Pré-linguísticos de Crianças de Quatro Semanas aos Sete Meses, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Outra
Other
1. Vale, Ana Paula Simões do. Participação no júri de Ana Maria Bastos. Aprender a ler: estudo das estratégias utilizadas pelas crianças no início da aquisição. , 1997. Outra, Instituto Superior de Ciências Educativas.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Vale, Ana Paula Simões do. Membro do júri de seleção dos candidatos à Bolsa de Investigação para a Unidade de Dislexia. , 2012.
2. Vale, Ana Paula Simões do. Presidente do júri de seleção dos candidatos ao concurso de bolsa de investigação BIC do projeto POCI/PSI/5895/2004: A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu. UTAD, 2007.
3. Vale, Ana Paula Simões do. Presidente do júri de seleção dos candidatos ao concurso de bolsa de investigação BIC do projeto POCTI/PSI/49274/2002: O uso de analogia na leitura de palavras em português e em contexto bilinguístico (português-inglês). UTAD, 2003.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Membro do Painel de Psicologia - Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento, 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. XVII Congresso da European Association of Developmental Psychology (EADP), 2015 (Congresso).
Nome do evento: XVII Congresso da European Association of Developmental Psychology (EADP); Nome da Instituição: European Association of Developmental Psychology (EADP); Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. 3.º Internacional (5.º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura infantil e Ilustração. , 2014 (Congresso).
Nome do evento: 3.º Internacional (5.º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura infantil e Ilustração. ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
3. 8.º Internacional (10.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., 2014 (Encontro).
Nome do evento: 8.º Internacional (10.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
4. I Congresso de Investigadores em Psicologia., 2011 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso de Investigadores em Psicologia.; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. 6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., 2010 (Encontro).
Nome do evento: 6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
6. I International Congress on Family, School and Society _ Special Education., 2009 (Congresso).
Nome do evento: I International Congress on Family, School and Society _ Special Education.; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Porto / Universidade Fernando Pessoa.
7. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. , 2009 (Simpósio).
Nome do evento: VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
8. 5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., 2008 (Encontro).
Nome do evento: 5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
9. IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. , 2006 (Encontro).
Nome do evento: IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
10. Congresso Internacional de Educação., 2004 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional de Educação.; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Ana Paula Vale. Revista Portuguesa de Dificuldades de Aprendizagem, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Learning Disabilities Worldwide Association.
2. Ana Paula Vale. Journal of Research in Reading, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley Online Library.
3. Ana Paula Vale. Reading and Writing – An interdisciplinary Journal, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.
4. Ana Paula Vale. Journal of Universal Computer Science, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Ana Paula Vale. Journal of Experimental Child Psychology, desde 2015/03/18, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ELSEVIER.
6. Vale, Ana Paula Simões do. Número especial: Conhecimento ortográfico na escrita de palavras, de 2015/11/27 até 2017/08/27, Função ou tipo de participação: Editor.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
11
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
113

Produtos
Products
22
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
22
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
91

Total
Dados complementares
(Additional data)
88

Orientações
Orientations
22
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
46
Participação em Outros Júris
Other jury participation
3
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
10
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
6


Visualizações do curriculum [ 2721 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-12-2019 às 12:15:56
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (6)
 Co-authors listed in Degóis