Apresentação

29 e 30 junho 2016
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa

 

A grande quantidade de informação produzida em formato digital é uma realidade, seja por questões de digitalização ou de produção de documentos nado-digitais. A constante evolução tecnológica lança desafios em termos de preservação e acesso à informação a longo prazo, perspetivando a existência de novas práticas em termos de gestão, manutenção e preservação da informação.

Os repositórios institucionais vocacionados para a divulgação e o acesso aberto à produção científica, bem como a existência de outros repositórios de informação com interesse público, incluindo os que possuem conteúdos culturais, potenciam a necessidade da sua preservação a longo prazo. Pretende-se estimular a implementação de políticas de ciência aberta e governo aberto, orientadas para a promoção do acesso e reutilização dos dados e da informação, a transparência e a democratização do conhecimento.

É neste contexto que se impõe a Curadoria Digital, que inclui a gestão da informação desde a sua produção em ambiente digital, a produção da metainformação, a organização e avaliação da informação, a definição de boas práticas de digitalização, a preservação digital, entre outras atividades que possibilitam o acesso continuado e integral aos dados. Trata-se de uma nova área interdisciplinar que abrange as várias etapas do ciclo de vida da informação e que deve envolver e desafiar decisores, gestores de repositórios, profissionais da informação/documentação, técnicos de digitalização, entre outros.

A longo prazo, espera-se minimizar o risco contra perdas de informação e a obsolescência tecnológica, o que implica a definição de políticas e responsabilidades neste sentido, o desenvolvimento de infraestruturas, a garantia de existência de recursos adequados e a implementação de boas práticas.

A Comissão Organizadora do Encontro Curadoria Digital convida gestores da informação, arquivistas, bibliotecários e outros profissionais da informação/documentação, gestores de repositórios, investigadores e demais interessados a participar neste evento, abordando e debatendo as questões relacionadas com a curadoria da informação em ambiente digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

O Encontro Curadoria Digital vai ser estruturado em 6 painéis – para os quais serão convidados coordenadores e oradores – subordinados aos seguintes temas:

  1. Políticas e planeamento
    Coordenadores: Pedro Penteado (IHC-FCSH/UNL), Ana Alves Pereira (SECTES)
    Painel onde se pretende abordar e debater as políticas de informação e de curadoria digital, principalmente em torno dos princípios de ciência aberta e governo aberto. Abrange ainda as responsabilidades na definição, implementação e avaliação das políticas nestes domínios, bem como o planeamento estratégico e os recursos necessários.
  2. Da criação à avaliação da informação digital
    Coordenadora: Alexandra Lourenço (FCSH/UNL)
    Painel onde se pretende abordar e debater a criação e recepção de dados e informação/documentação objeto de processos de gestão e curadoria digital, com a respetiva metainformação, bem como a sua organização, avaliação, seleção e eliminação, seguindo boas práticas nacionais e internacionais.
  3. Humanidades digitais
    Coordenador: Daniel Alves (IHC-FCSH/UNL)
    Painel onde se pretende abordar, dar a conhecer e refletir sobre o desenvolvimento da investigação na área das humanidades digitais, e o contributo que a curadoria da informação pode oferecer para esta área científica.
  4. Preservação digital e acesso
    Coordenador: João Nuno Ferreira (FCCN-FCT)
    Painel onde se pretende abordar e debater as principais questões relacionadas com a preservação digital e com o acesso e a reutilização da informação digital, ao longo do tempo.
  5. Repositórios científicos
    Coordenadores: Pedro Príncipe (UMinho), José Carvalho (UMinho)
    Painel onde se pretende abordar e debater práticas e requisitos relevantes para a curadoria da informação em repositórios científicos.
  6. Perfis e competências profissionais
    Coordenadora: Paula Ochoa (CHAM-FCSH/UNL, Universidade dos Açores) 
    Painel onde se pretende abordar e discutir as questões relacionadas com o perfil e as competências dos profissionais ligados à curadoria digital, nas diversas áreas de intervenção que esta nova área interdisciplinar suscita.
     

Para além destes painéis haverá também espaço para a apresentação de comunicações a partir da abertura de um processo de call for papers.

O objetivo geral do Encontro é promover o debate das questões relacionadas com a curadoria da informação digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

 

Comissão Organizadora:

Ana Alves Pereira, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Madalena Ribeiro, Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL
Paula Meireles, Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL
Pedro Penteado, Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL

Logotipos Curadoria Digital TODOS PNG 2

Patrocínio
logo-normal patrocinio cropped