Comunicações

As comunicações do Encontro foram gravadas e estão disponíveis em áudio.

29 de junho, 4ª feira

 

PAINEL 1 – POLÍTICAS E PLANEAMENTO

Helena Patrício (Biblioteca Nacional de Portugal) – Políticas da BNP para a criação, gestão, acesso e preservação de dados e conteúdos digitais.

 

 PAINEL 2 – DA CRIAÇÃO À AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

Cristina Freitas (Universidade de Coimbra) – Guardar ou não guardar? Eis a questão! O caráter transversal da avaliação arquivística nos novos contextos digitais.

José Carlos Ramalho (Universidade do Minho) – ASIA e o modelo de Representação de Conhecimento dos Processos da Administração Pública.

 

PAINEL 3 – HUMANIDADES DIGITAIS

Sandra Guerreiro Dias (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra) – Performatividade e experimentalismo: instrumentos digitais de pesquisa.

 

 PAINEL 4 – COMUNICAÇÕES LIVRES

Cristiana Vieira de Freitas (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra) – O futuro é hoje: perfis e competências dos profissionais da informação para a curadoria digital.

João Ricardo Costa (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge), Joel Capelinha (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge), Teresa Oleiro (Secretaria-geral do Ministério da Saúde) – Adaptação de um Sistema de Gestão Documental às necessidades da instituição: o caso do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.

André Pereira (Keep Solutions) – RODA-in – a generic tool for the mass creation of submission information packages.

Bruno Ferreira (Keep Solutions) – Database Preservation Toolkit, a relational database conversion and normalization tool.

Luís Filipe Lopes (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa) – Gestão de dados de biodiversidade – a experiência com coleções científicas do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

 

30 de junho, 5ª feira

PAINEL 5 – PRESERVAÇÃO DIGITAL E ACESSO

Ana Miguéis (Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra) – ALMA MATER: acesso e preservação numa biblioteca digital de livro antigo.

Gabriel David (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto) – Um instrumento para a elaboração de planos de preservação digital.

 

PAINEL 6 – REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS

Clarisse Pais (Instituto Politécnico de Bragança) – O Repositório como serviço de informação na instituição: visibilidade e impacto, práticas de monitorização e validação da informação.

João Mendes Moreira (FCCN-FCT) – O papel dos Repositórios nos Ecossistemas de Informação Científica e Académica.

 

PAINEL 7 – COMUNICAÇÕES LIVRES

Dália Guerreiro (CIDEHUS-EU/FCT, Universidade de Évora), Fernanda Maria Guedes de Campos (CHAM, FCSH-UNL e UAç), Madalena Romão Mira (Universidade Autónoma de Lisboa) – Formar Humanistas Digitais: da Utopia à Realidade.

Ricardo Basílio (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) – Guia da Preservação Digital – uma proposta para a descoberta do contexto político e tecnológico da preservação digital.

Fernando Melo (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) – Maturity Models for Information Management and Digital Preservation.), Daniel Gomes (FCCN-FCT) – Curadoria digital na preservação da Web.

Rui Torres (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa), Manuel Portela (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra), Sandra Guerreiro Dias (Universidade de Coimbra), Bruno Ministro (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra) – PO-EX.NET: Taxonomia, Interoperabilidade, Performatividade, Pedagogia.

 

PAINEL 8 – PERFIS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Paula Ochôa (CHAM, FCSH-UNL e Universidade dos Açores)

Gabriel David (Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto)

Maria Manuel Borges (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra)

Roberto Henriques (NOVA Information Management School)