Cecília do Rosário da Mota Aguiar
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/07/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Aguiar, Cecília |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Departamento de Psicologia Social e das Organizações Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217903201 Fax: (+351)217964710 Correio electrónico: cdrma@iscte.pt Homepage: www.iscte-iul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2006 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1993-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação)
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2006-2010 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2000-2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Mar/2012-Actual |
Professor Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Mar/2010-Fev/2012 |
Investigador principal em projetos FCT (BDCC) |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Out/2006-Fev/2010 |
Bolseiro de pós-doutoramento |
Set/2002-Set/2006 |
Bolseiro de doutoramento |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Mar/2015-Actual |
|
Membro da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL |
Fev/2013-Actual |
|
Membro do Plenário do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL |
Fev/2013-Actual |
|
Membro da Comissão Pedagógica da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Out/2015-Actual |
|
-
Subdirectora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL |
Set/2015-Actual |
|
-
Subdirectora da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL |
Set/2012-Ago/2015 |
|
-
Coordenador de Curso: Licenciatura em Psicologia |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012-2015 Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2010-2012 Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância-Enhancing social participation of preschoolers with disabilities |
Referência do projeto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016- Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus-QualityMatters: How and under what conditions does quality in early education and care matter? A study across four European
countries
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5913/2014. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto; Jyväskylan Yliopisto; Utrecht University. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2016- Participação Social de alunos com NEE em escolas regulares -Social participation of students with SEN in inclusive schools |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4150/2014. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2017-2019 ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society |
Referência do projeto»Project reference: 727069. H2020
|
2014-2016 CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC |
Referência do projeto»Project reference: Grant Agreement 613318 . FP7-SSH-2013-2 (Collaborative project) Parceiro(s)»Partners:
Utrecht University; University of Oxford; Freie Universitat Berlin; Aarhus Universitet; Katholieke Universiteit Leuven; Universita Degli Studi di Milano; Hellenic Open University; Jyväskylan Yliopisto; Hogskolen I Vestfold; Uniwersytet Warszawski. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2000-2004 A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2007 |
Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian .
|
2015 |
Prémio Científico do ISCTE-IUL 2015,
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
|
2016 |
Prémio Científico do ISCTE-IUL 2016,
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
|
2016 |
Prémio Pedagógico do ISCTE-IUL 2016,
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Actual |
Society for Research in Child Development, Membro.
|
Actual |
International Society on Early Intervention, Membro.
|
Actual |
Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
|
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Actual |
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Associado.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Aguiar, Cecília. 2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e Investigação em idades precoces. In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
2. |
Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche. In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cadima, Joana; Aguiar, Cecília; Barata, M.Clara. 2018. "Process quality in Portuguese preschool classrooms serving children at-risk of poverty and social exclusion and children with
disabilities", Early Childhood Research Quarterly 45, 4: 93 - 105.
|
|
|
|
2. |
Ferreira, M.; AGUIAR, C; Correia, N.; Fialho, M.; Pimentel, J. S. 2017. "Social Experiences of Children With Disabilities in Inclusive Portuguese Preschool Settings", Journal of Early Intervention 39, 1: 33 - 50.
|
|
|
|
3. |
Correia, Nadine; Aguiar, Cecília. 2017. "Choosing classrooms: A structured interview on children's right to participate", International Journal of Educational Research 82, 1: 54 - 61.
|
|
|
|
4. |
Fialho, Margarida; Aguiar, Cecília. 2017. "Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar", Análise Psicológica 34, 1: 101 - 115.
|
|
|
|
5. |
Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A; Correia, N.. 2016. "Effects of an In-Service Training Program Using the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 2, 36: 67 - 77.
|
|
|
|
6. |
Lopes, Luísa; Correia, Nadine; Aguiar, Cecília. 2016. "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As perceções dos educadores", Revista Portuguesa de Educação 29, 2: 81 - 108.
|
|
|
|
7. |
Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A. 2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 4, 33: 200 - 211.
|
|
|
|
8. |
Correia, Nadine; Daniel, João R; Aguiar, Cecília. 2014. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais", Laboratório de Psicologia 12, 1: 15 - 30.
|
|
|
|
9. |
Cadima, Joana; Aguiar, Cecília; Barata, Maria C. 2014. "Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu", Interacções 10, 31: 54 - 67.
|
|
|
|
10. |
Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. 2013. "Consistency of toddler engagement across two settings", Early Childhood Research Quarterly, 28: 102 - 110.
|
|
|
|
11. |
Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília. 2013. "Effects of home environment and center-based child care quality on children’s language, communication, and literacy outcomes", Early Childhood Research Quarterly, 28: 94 - 101.
|
|
|
|
12. |
Augusto, Helena; Aguiar, Cecília; Carvalho, Leonor. 2013. "Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais", Análise Psicológica 31, 1: 49 - 68.
|
|
|
|
13. |
Almeida, Ana S; Aguiar, Cecília; Pinto, Ana I. 2012. "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características
estruturais do contexto", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 2, 1: 94 - 117.
|
|
|
|
14. |
Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
|
|
|
|
15. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine. 2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178.
|
|
|
|
16. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
|
|
|
|
17. |
Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
|
|
|
|
18. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
|
|
|
|
19. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101. |
|
|
|
20. |
Cruz, O.; Aguiar, C.. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs
de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
|
|
|
|
21. |
Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
|
|
|
|
22. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
|
|
|
|
23. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
|
|
|
|
24. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Gamelas, Ana M; Aguiar, Cecília. 2013. "Preschool Teachers’ Ideas about Practices to Promote Peer Relations: Using Q Methodology to Determine Viewpoints", Trabalho apresentado em 4th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, In Procedia - Social and Behavioral Sciences, Barcelona.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Grande, Catarina; Aguiar, Cecília. 2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora. |
|
|
|
4. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
5. |
Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
6. |
Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
7. |
Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Barata, Maria C; Aguiar, Cecília; Cadima, Joana. 20 jan. 2015. "Projeto CARE – Curriculum and Quality Analysis and Impact Review of European Early Childhood Education and Care." Cadernos de Educação de Infância, 35 - 35. |
1. |
Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I. 2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra) |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Tânia Boavida, Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and
objectives, 2013. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
1. |
Margarida Fialho, Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré-escolar: A mediação da regulação emocional e moderação
da interação educador-criança, 2014. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Nadine Correia, Participação, qualidade e desenvolvimento sociocognitivo: do plano dos direitos às evidências empíricas, 2014. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
3. |
Bárbara Tadeu, Vinculação e relações de amizade: O papel moderador da qualidade do contexto pré-escolar, 2013. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador). |
4. |
Milene Ferreira, Qualidade de processo, perfis de incapacidade e experiências sociais em contextos pré-escolares, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Cristina Marques, Modus operandi dos abusadores sexuais: Características identificadas nas crianças abusadas. , 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
2. |
Luísa Lopes, Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do
direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador). |
3. |
Joana Sampaio, As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
4. |
Bárbara Alexandra Dinis Monteiro Tadeu, A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela, 2012. Dissertação (Intervenção Precoce) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador). |
5. |
Ana Catarina Pereira, Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local
de intervenção, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
6. |
Ana Lara Mendes, Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
7. |
Ana Margarida Batista Fialho, Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
8. |
Helena Augusto, Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador). |
9. |
Ana Filipa Vargas Pereira, Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
10. |
Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
11. |
Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
12. |
Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
13. |
Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
14. |
Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
15. |
Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
16. |
Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
17. |
Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
18. |
Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
19. |
Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
20. |
Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Ana Sofia Freire, Pós-Doutoramento: Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Ana Madalena Gamelas, Pós-doutoramento: Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância, 2012. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
1. |
Tânia Boavida, Pós-Doutoramento: Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention, 2015. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
2. |
Inês Peceguina, Pós-doutoramento: Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia, 2013. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cecília Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Cecília Aguiar. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Cecília Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Aguiar, Cecília. Early Childhood Research Quarterly, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Elsiever.
|
5. |
Aguiar, Cecília. Journal of Early Childhood Education Research, desde 2015/07/16, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
6. |
Aguiar, Cecília. Investigar em Educação, desde 2015/05/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
7. |
Cecília Aguiar. Psicologia, desde 2012/07/04, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
8. |
Cecília Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
37 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
24 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
24 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
37 |
Orientações Orientations |
29 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
8 |
Visualizações do curriculum [
4924
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-06-2020
às
15:39:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|