Novembro é um mês especial na relação entre a ciência e os portugueses
Por Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva
Tem sido assim desde que, em 1997, a cultura científica ganhou o seu dia – o 24 de Novembro, em homenagem a Rómulo de Carvalho e à sua qualidade, impar, de falar com igual clareza para leigos e especialistas. A data tornou-se o fulcro de uma semana dedicada à ciência e à tecnologia, uma semana de portas abertas, um tempo de contacto próximo entre a comunidade científica e a sociedade portuguesa.
Este ano a Semana de Ciência e da Tecnologia começou a 19 de Novembro. São centenas de ações em todo o País, todas com um desígnio comum, o de dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal, quem a faz, como a faz e que resultados obtém. É uma oportunidade para conhecer de perto as organizações científicas, as suas unidades de investigação e a forma como impulsionam a inovação e a competitividade da economia portuguesa.
É certo que a difusão do conhecimento científico não se confina aos limites de uma semana. O diálogo ciência-sociedade atingiu já em Portugal um nível de maturidade que é de todos conhecido. Mas esta é uma semana diferente, porque dedicada sobretudo à ciência como empreendimento humano, como processo criativo, organizado em instituições, equipas e pessoas, cujo trabalho podemos observar como uma realidade concreta e palpável.
Mais do que destacar esta ou aquela instituição, um ponto de partida recomendável é a consulta do sítio da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt), onde se concentra o programa da Semana da Ciência e da Tecnologia 2012, uma oferta de âmbito nacional, diversificada, com uma participação muito alargada, e onde instituições científicas e de ensino superior, escolas, museus e centros de ciência divulgam as suas iniciativas.
Visitas a laboratórios de investigação, cafés de ciência, visitas guiadas a centros de ciência, eventos de arte e ciência, ciclos de colóquios, oficinas de tecnologia e engenho, uma mostra de cinema científico europeu. Aqui escolher é difícil mas compensa. É a Semana da Ciência e da Tecnologia.