Menu

Divulgação de Ciência e Tecnologia

23 Dezembro 2011

0/2012

Participação nacional na Agência Espacial Europeia beneficia sector do espaço em Portugal

Cada milhão de Euros investido nos programas da Agência Espacial Europeia (ESA) traduz-se num benefício adicional de um milhão de Euros para o sector espacial português. Esta é a principal conclusão do estudo de impacto económico sobre a participação portuguesa na ESA, publicado em Novembro último.

Este documento, disponível na página do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi realizado pela consultora Clama Consulting e refere-se ao período compreendido entre 2000 e 2009. Na sua base esteve uma amostra de entidades com actividade relevante no sector do espaço, tendo sido avaliadas empresas e instituições académicas nacionais que tinham em vigor contratos com a ESA.

Portugal integra a ESA desde 14 Novembro de 2000. Esta adesão impulsionou de forma decisiva o desenvolvimento nacional de um sector industrial e tecnológico competitivo e dinâmico, reforçando o grau de internacionalização das empresas ligadas ao sector.

Precisamente nesse âmbito, Lisboa acolheu no passado dia 25 de Outubro a iniciativa “Eso Industry Day”, que teve por objectivo incentivar o sector industrial português a participar na construção e manutenção das infraestruturas dos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), organização de que Portugal também é Estado-membro.