Portugueses a ensinar e estudar em UT Austin: dois testemunhos
Verónica Orvalho
Investigadora Principal do Projecto LIFEisGAME
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O projeto LIFEisGAME é um dos frutos do programa UT Austin - Portugal. Este projeto é direcionado para crianças autistas cujo quadro clínico implica uma disfunção na sua capacidade de comunicação. Esta parceria com a Universidade do Texas em Austin tem-nos possibilitado ajudar estas crianças a desenvolver a habilidade de comunicação e reconhecimento das emoções por meio de um jogo virtual interativo, utilizando as expressões faciais.
O LIFEisGAME já possui um impacto social elevado e tem vindo a despertar, cada vez mais, o interesse dos media, tendo sido alvo de reportagens por parte da RTP, SIC, TSF, Público, entre outros meios de comunicação social. A investigação que surgiu do projeto foi igualmente alvo de prémios internacionais, tal como o ACM SIGGRAPH e o Sketch-Based Interfaces and Modeling.
Trabalhar com o grupo do Dr. Jake Aggarwal (The University of Texas, Department of Electrical and Computer Engineering) tem sido um privilégio, tendo em conta a experiencia e a alta qualidade do trabalho de investigação que se desenvolve do outro lado do Atlântico. Este intercâmbio só seria possível através do programa UT Austin - Portugal.
A participação da Microsoft tem sido outro dos contributos muito importantes para este projeto. A disposição do Miguel Sales Dias, Diretor de Investigação da Microsoft, para partilhar investigação e conhecimento permitiram ao LIFEisGAME estender o estado de arte na área de Visual Speech. Juntos temos colaborado na inclusão da tecnologia relacionada com o reconhecimento da fala no processo da criação automática em personagens virtuais.
O contributo da Professora Cristina Queirós da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Professor António Marques do Instituto Politécnico do Porto tem sido, da mesma forma, essencial para aumentar o alcance do projeto junto de Instituições e associações relacionados com o Autismo.
Esta união de diversos parceiros tem vindo a estimular o contacto de várias pessoas, entre investigadores, possíveis parcerias e, inclusivamente, de pais de crianças detentoras desta patologia. Temos recebido feedback positivo através de e-mails onde agradecem o que estamos a tentar fazer para melhorar a qualidade de vida das crianças autistas e das suas famílias.
Todos os investigadores no nosso laboratório (www.portointeractivecenter.org) têm desempenhado um papel muito importante na obtenção deste reconhecimento: José Miranda, Catarina Runa, Pedro Rodrigues, Bruno Oliveira, Gustavo Augusto, José Serra, Hugo Pereira, Ivan Silva e Xenxo Alvarez.
Esperamos que quando o projeto terminar possamos dar continuidade a esta iniciativa e retribuir à sociedade aquilo que nos tem dado.
Filipe Pais
Estudante de Doutoramento, Digital Media
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Durante três anos como aluno do programa UT Austin - Portugal, especialização em Digital Media, tive a oportunidade de trabalhar e de partilhar ideias com alguns dos melhores especialistas no meu domínio de investigação em Portugal e no estrangeiro. A flexibilidade do programa permitiu procurar outros atores para além da rede pré-definida UT Austin - Portugal, desenvolvendo a investigação entre a Universidade do Porto e duas escolas em Paris - Sciences Po, no grupo Speap coordenado por Bruno Latour e na ENSAD no laboratório DRII com a coordenação de Samuel Bianchini.
A parceria com a Universidade do Texas em Austin possibilitou a criação de um plano curricular heterogéneo e interdisciplinar envolvendo atores académicos e não académicos que trouxeram uma perspetiva pragmática para a discussão e criação de novos media em Portugal.
Finalmente este programa está na origem de uma série de eventos extra-curriculares como o festival Futureplaces onde participei e usufrui da sua programação internacional sem par em território nacional. Não obstante, este evento está também intimamente ligado e em colaboração com as investigações em curso no programa de Digital Media, partilhando-as desta forma com um público que não é habitual nas salas de aula ou nos laboratórios universitários.