Editorial
É com enorme prazer que assino pela primeira vez o editorial da Newsletter da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) na qualidade de Presidente do Conselho Diretivo.
O novo Conselho Diretivo foi empossado no dia 4 de janeiro deste ano e inclui os doutores Paulo Pereira e Pedro Cabrita Carneiro, que me honraram ao aceitar este desafio.
É também um enorme privilégio trabalhar com cerca de 200 funcionários altamente competentes e motivados para fazer deste Instituto Público um exemplo de serviço pela Ciência e Tecnologia.
Quero ainda expressar o meu apreço pelo excelente trabalho desenvolvido nos últimos 6 anos pela anterior direção, liderada pelo Professor João Sentieiro.
Na FCT, estamos cientes dos desafios que temos de enfrentar no momento difícil que se vive no país e na Europa. No entanto, a conjuntura complexa que atravessamos representa uma oportunidade de aperfeiçoamento do nosso sistema.
Consideramos absolutamente prioritária a consolidação da excelência da investigação científica em Portugal, identificando simultaneamente ferramentas que assegurem o desenvolvimento sustentado de áreas estratégicas emergentes.
O modelo de organização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) deve conter, em si mesmo, os mecanismos que o habilitem a adaptar-se às mudanças que os tempos e as circunstâncias vão impondo.
Essa flexibilidade, associada a instrumentos de avaliação da maior qualidade, é a melhor garantia de que estes modelos servem adequadamente a comunidade científica a que se dirigem.
A comunidade científica e as instituições do SCTN são diversas e heterogéneas. Esta diversidade é, ela própria, um elemento enriquecedor do tecido científico nacional.
Queremos, com a participação de todos, encontrar modelos inclusivos que permitam aos investigadores fazer mais e melhor ciência de modo a que, no seu conjunto, a ciência que se faz em Portugal atinja os mais elevados padrões internacionais de qualidade e excelência.
Lançámos por isso no passado dia 24 de abril, aquando da realização do encontro “Ciência 2012: Portugal – Caminhos de Excelência em Ciência e Tecnologia”, um desafio a todos para se pronunciarem até ao próximo dia 09 de Junho sobre este importante tópico através do e-mail ciencia2012@fct.pt.
A FCT Newsletter pretende ser um veículo de comunicação periódica dirigido à comunidade científica, que é a razão de existência desta casa.
Na presente edição o tema em destaque é o evento “Ciência 2012”, organizado com o objetivo de reunir os principais interlocutores do SCTN. Nele lançámos as ideias-chave para a mudança que nos propomos concretizar.
Numa época em que a Europa busca soluções que a reposicionem no caminho do crescimento, acreditamos que o entusiasmo e a confiança no talento dos investigadores portugueses nos ajudarão a redesenhar o SCTN em função dos desafios da sociedade atual.
Miguel Seabra, Presidente