Menu

Divulgação de Ciência e Tecnologia

23 Dezembro 2011

0/2012

Arquivo de Ciência e Tecnologia

1ª página da História do Desenvolvimento da Ciência em Portugal

O Arquivo de Ciência e Tecnologia, inaugurado a 16 de Dezembro último, é uma aposta da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) na salvaguarda de um património documental inestimável para o estudo da história do Desenvolvimento da Ciência em Portugal.

Este arquivo histórico, que se encontra actualmente acessível na sede da FCT, em Lisboa, nasceu de um património documental significativo antes disperso por diferentes locais e ilustra a história da organização, administração da ciência e das políticas científicas nacionais.

[Foto] Sala de consulta do Arquivo de Ciência e Tecnologia
Sala de consulta do Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Trata-se de um acervo de carácter único e de reconhecido valor, que acompanha a actividade cultural e científica portuguesa desde a década de 60 até à actualidade. Contempla o fundo da Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (JNICT, organismo que precedeu a FCT), assim como o de outras entidades públicas do sector da ciência.

O processo de tratamento e organização deste arquivo teve início em Maio de 2008. Com o objectivo de garantir a preservação do seu arquivo histórico assim como a sua organização e divulgação, a FCT celebrou nessa data protocolos com o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) e com a Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ), garantindo o apoio técnico e científico a um projecto desta natureza.

Iniciou-se assim o trabalho de estudo deste acervo por uma equipa de arquivistas, investigadores e técnicos do IHC, que até Dezembro de 2009 procedeu à análise e levantamento das mais de 40.000 pastas que compõem o arquivo da FCT.

[Foto] O arquivo é composto por 3,5 metros lineares de documentação.
O arquivo é composto por 3500 metros lineares de documentação.

Em Maio de 2010, o parecer favorável da DGARQ ao trabalho realizado possibilitou a continuidade do projecto e novos passos no seu tratamento. A reordenação e limpeza dos corpos, estantes e prateleiras dos vários depósitos e a triagem da documentação para eliminação constituíram a primeira fase deste processo.

A segunda fase, ainda em execução dado o elevado número de documentos existentes, passa pela descrição da documentação utilizando a aplicação informática DigitArq e pela finalização do inventário da totalidade do acervo documental. Esta aplicação vai permitir também disponibilizar uma versão digital dos documentos.

No dia da inaguração deste Arquivo foi também ampliado o acordo existente com a Fundação Mário Soares desde 11 de Maio de 2011 para o tratamento e digitalização dos materiais incorporados na FCT.

Integram actualmente o Arquivo de Ciência e Tecnologia os seguintes fundos:

  • Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (1967-1997)
  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia (1997- )
  • Comissão Instaladora e Comissão de Extinção do Instituto de Física Nuclear e Física das Partículas Elementares (1973-1976[?])
  • Instituto Nacional de Investigação Científica (1976-1992)
  • Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI (1994-1999)
  • Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (1997-2002)
  • Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (2002-2007)
  • Comissão Permanente INVOTAN (1959- )
  • Junta de Energia Nuclear – JEN (1954-1979) – Fundo à guarda do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN)

O inventário do arquivo está disponível online para consulta.