Menu

Divulgação de Ciência e Tecnologia

22 Maio 2012

1/2012

Adesão à Rede Portuguesa de Arquivos

Por Paula Meireles, Grupo de Gestão Documental

O Arquivo Histórico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (AHCT) é, desde dezembro 2011, aderente da Rede Portuguesa de Arquivos (RPA) , canal que proporciona a partilha, também por essa via, da missão de divulgação do património arquivístico, tornando-o acessível ao cidadão, de forma rápida e eficaz.

A documentação de arquivo à guarda da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) não corresponde a um fundo ou arquivo, mas a um grupo de arquivos ou, se quisermos ser mais rigorosos, a um grupo de arquivos e de partes de arquivos. O denominador comum da documentação existente nos depósitos da FCT está na atividade documentada, a promoção, o financiamento e o acompanhamento da investigação científica e tecnológica em Portugal, levada a cabo pela FCT e pela sua antecessora, e por um conjunto de entidades públicas com atribuições específicas, entretanto extintas.

A descrição e inventariação da documentação de conservação permanente é feita em aplicação normalizada DigitArq, sistema que cumpre as normas de descrição nacionais e internacionais de descrição arquivística e de disponibilização de informação na Internet (módulo de acesso e consulta ao público externo disponível em http://arquivo.fct.mctes.pt/). Esta é também a aplicação aconselhada pela Direção-Geral de Arquivos (DGARQ), entidade reguladora do sistema nacional de arquivos. A procura pela normalização abre caminho à integração em redes de divulgação, disseminando o património arquivístico existente no AHCT.

O desenvolvimento de um sistema de arquivo na FCT e a disponibilização da informação em acesso livre representam as condições base para integração na RPA. Esta rede tem como objetivo a divulgação do património arquivístico, disperso pelos vários arquivos, tornando-o acessível aos cidadãos em forma de estrutura agregadora, também em articulação com estruturas de âmbito internacional, como a EUROPEANA ou a APENET.

A integração na RPA tornou-se oficial com a assinatura de um Acordo de Adesão com a DGARQ, órgão coordenador da RPA.