Programa UT Austin - Portugal: resultados visíveis na indústria e nas empresas
Por Nuno Correia, Diretor Nacional do Programa UT Austin - Portugal
Quando iniciámos esta viagem entre Portugal e Austin em 2007, a principal preocupação de toda a equipa era a de conseguir iniciar a colaboração e começar a navegar. Conseguimos fazê-lo rapidamente com o empenho de um vasto grupo de professores, alunos, investigadores, parceiros dentro e fora das instituições académicas.
Começar do zero uma parceria entre dois países de diferentes lados do Atlântico, envolvendo três áreas académicas distintas, várias instituições e inúmeras pessoas, apresentou-se como um grande desafio mas podemos hoje afirmar que foi superado com sucesso.
Até este momento o Programa UT Austin - Portugal interveio nas áreas de Digital Media, Matemática e Computação Avançada, contando com a participação de várias instituições portuguesas, entre universidades, centros de investigação e laboratórios. Nesta parceria estão envolvidos mais de 40 professores e investigadores e 120 alunos que beneficiam de visitas regulares à Universidade do Texas em Austin, onde têm a possibilidade de estudar e aprofundar os seus projectos de doutoramento.
Através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia já foram atribuídas mais de 105 bolsas de investigação de doutoramento e pós-doutoramento que têm permitido aos nossos alunos um intercâmbio de experiências e o enriquecimento dos seus currículos académicos de forma ímpar. Durante este primeiro período da parceria foram cumpridas mais de 250 visitas a Austin e realizados mais de 110 eventos incluindo workshops, cursos de verão e o festival Futureplaces.
Já é possível ver os primeiros resultados práticos desta parceria e dos projetos de investigação desenvolvidos, uma vez que estão a terminar os primeiros doutoramentos e a aproximação à indústria e a aplicabilidade dos resultados da investigação em empresas começa a ser palpável.
Uma vez que mantemos múltiplas atividades de investigação e colaboração, vemos com muita satisfação a renovação do contrato estabelecido entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas em Austin por mais cinco anos. Ao longo do primeiro ciclo desta parceria fomos desenvolvendo a estratégia de navegação e o nosso rumo.
Neste momento, e para esta nova etapa que se aproxima, a nossa maior prioridade é não perder velocidade, manter o rumo inicial e contribuir de forma decisiva em atividades de investigação e empreendedorismo nas áreas em que atuamos.