Curriculum Vitae

Cidália Maria da Silva Arsénio Marques

Data da última atualização »Last update : 07/09/2009


Cidália Maria da Silva Arsénio Marques. É Professor do Quadro de Agrupamento - Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva.Possui 1 livro publicado. Possui 1 software e outros 30 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2134423284717745


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Marques, Cidália Maria da Silva Arsénio
Categoria profissional
Position
Professor do Quadro de Agrupamento
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
Ensino Básico
Urbanização Pá Ribeira n.º1
Rio Maior
2040-227 Rio Maior
Portugal
Telefone: (+351)243999180
Correio electrónico: info@eb123-fernando-casimiro.rcts.pt
Homepage: http://www.eb123-fernando-casimiro.rcts.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2009 Mestrado
Master degree
Informática Educacional (3 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1999-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Curso de Qualif. para Outras Funções Educ. na Área da Educação Especial (2 anos » years) .
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal.

1982-1985 Bacharelato
Bachelor degree
Curso do Magistério Primário (3 anos » years) .
Magistério Primário de Caldas da Rainha, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1997-2000 Curso de curta duração
Short course
Educação e Desenvolvimento Rural .
Agrupamento de Escolas de Alcobertas, Portugal.

1997-1997 Outros
Others
Os audiovisuais na sala de aula.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior, Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
A Expressão Plástica na sala de aula.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior, Portugal.

1996-1996 Curso de curta duração
Short course
A Educação para o Património e o Desenvolvimento Rural.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva
Set/2009-Actual Professor do Quadro de Agrupamento

Escola Superior de Educação de Torres Novas
Set/2005-Actual Assistente 1º triénio

Direcção Geral de Inovação e Des. Curricular Eq. CRIE CCTIC ESES
Set/2006-Ago/2009 Professor do Quadro de Escola

Instituto Politécnico de Santarém
Fev/2009-Jul/2009 Assistente 1º triénio

Agrupamento de Escolas de Alcobertas
Set/2001-Set/2006 Professor do Quadro Geral

Agrupamento de Escolas de Alcobertas
Set/1999-Ago/2001 Professor do Quadro de Vinculação

Agrupamento de Escolas de Alcobertas
Set/1997-Ago/1999 Professor do Quadro de Vinculação

DREL-CAELMT- Escola de Alcobertas n.º 2 - Chãos
Set/1994-Ago/1997 Professor do Quadro de Vinculação

DREL_CAELMT - Escola de Porto Alto
Set/1993-Ago/1994 Professor do Quadro de Vinculação

Direcção Escolar de Évora - Escola de Nora
Set/1992-Ago/1993 Professor do quadro de vinculação

Delegação Escolar do Alandroal
Set/1991-Ago/1992 Professor do Quadro de Vinculação

Direcção Escolar de Évora - Escola de Mina do Bugalho
Set/1989-Ago/1990 Professor do Quadro de Vinculação

Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa
Fev/1989-Ago/1989 Professor do Quadro de Vinculação

Direcção Escolar de Évora - Escola de Casas Novas de Mares
Set/1988-Fev/1989 Professor do Quadro de Vinculação

Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa
Set/1987-Ago/1988 Professor profissionalizado não efectivo

Direcção Escolar de Évora - Escola de Borba
Abr/1987-Ago/1987 Professor Profissionalizado não efectivo

Direcção Regional de Évora - Escola de Estremoz
Abr/1987-Mai/1987 Professor Profissionalizado Não efectivo

Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa
Fev/1987-Mar/1987 Professor Profissionalizado não efectivo

Direcção Escolar de Évora
Jan/1987-Fev/1987 Professor profissionalizado não efectivo

Direcção Escolar de Évora
Set/1986-Jan/1987 Professor profissionalizado não efectivo

Direcção Escolar de Évora
Out/1985-Ago/1986 Professor profissionalizado não efectivo





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Direcção Escolar de Évora
Set/1986-Jan/1987




Direcção Escolar de Évora
Out/1985-Ago/1986






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Direcção Escolar de Évora
Jan/1986-Jan/1986
Atividade realizada»Activity:

Vogal em júri de exames de 4ª classe de adultos






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2005-2005
Atelier de Informática
Referência do projeto»Project reference: Projecto de Inter. Pedagógica.
Parceiro(s)»Partners: Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Alcobertas.
Financiador(es)»Funding: Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Alcobertas.

1997-2000
REATIC
Referência do projeto»Project reference: Projecto de Intervenção Pedagó.
Nónio Século XXI
Parceiro(s)»Partners: Centro de Competência TIC da ESE de Santarém.
Financiador(es)»Funding: DAPP - Programa Nónio Século XXI.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Português (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Português (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2006- Actual Associação de Professores do Conselho de Rio Maior, Membro fundador.
Tesoureiro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. 2000. Alcobertas: a serra e o vale. ed. 1, 1 vol.. Alcobertas: Gráfica Almedina.
Este trabalho nasceu da articulação entre o projecto REATIC (Reinventar a Escola - Aplicar e Desenvolver Tecnologias de Informação e Comunicação) e PRADO (Património a Revalorizar Ambiente a Defender pelo Olhar da Escola), em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Alcobertas e coordenados respectivamente por Cidália Marques e Sara Fragoso. O trabalho de pesquisa e de compilação de dados para este livro foi, em parte, realizado na Oficina de Formação "A informática no quotidiano da sala de aula" organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Maior. E também por mim dinamizada.


Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Marques, Cidália M. S. A. 2002. "Utilização de recursos informáticos no processo ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais", Quid Novi, 3: 67 - 76.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. 2009. "E-PORTEFÓLIOS@EB1 – A Utilização de E-portefólios nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – “Aprendizagem (In)Formal na Web Social”, In VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – “Aprendizagem (In)Formal na Web Social”, Braga.
Publicação em suporte CD.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa; Galego, João N; Novo, Cristina; Pacheco, Nuno B; Dias, José M; Rodrigues, Patrícia. Módulo REPE - Repositório de e-portefólios educativos,2009.
Elemento do grupo de trabalho que concebeu e desenhou o REPE. Os autores da Programação e Webdesign foram Teresa Pacheco e José Murício Dias Para além de participar neste grupo de trabalho tenho testado o REPE em turmas de Licenciatura em Ensino Básico, Pós-graduação e em Oficinas de Formação contínua.


Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. Uma Proposta de E-Portefólio para o 1º Ciclo do Ensino Básico,4.º Encontro Internacional Artibytes ,Santarém,2009 (Comunicação).
Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e-portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e, propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio. Abstract Over the last years it has been observed a growing interest on the use of electronic portfolios in the learning context as a result of the potentialities it has in the promotion and evaluation of competencies. The present research intended to study the potentialities and limitations of using portfolios in Primary School and following to this theoretical and empirical study, a proposition of some models that suit this level of teaching. It was made an interpretive and qualitative approach which involved: 1) a global analysis of the eportfolios produced in Santarem’s District in the project CBTIC@EB1 during the year 2005-2006; 2) the construction of three case studies, analysing and discussing how teachers, students and monitors were involved in this project. Taking into account the results obtained and the specific reality of the Portuguese Primary Schools, this paper propose.

2. Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. E-PORTEFÓLIOS@EB1 – A Utilização de E-portefólios nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico,Challenges 2009 – VI Conferência Internacional de TIC em Educação ,2009 (Comunicação).
Resumo Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e, propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio. Abstract Over the last years it has been observed a growing interest on the use of electronic portfolios in the learning context as a result of the potentialities it has in the promotion and evaluation of competencies. The present research intended to study the potentialities and limitations of using portfolios in Primary School and following to this theoretical and empirical study, a proposition of some models that suit this level of teaching. It was made an interpretive and qualitative approach which involved: 1) a global analysis of the eportfolios produced in Santarem’s District in the project CBTIC@EB1 during the year 2005-2006; 2) the construction of three case studies, analysing and discussing how teachers, students and monitors were involved in this project. Taking into account the results obtained and the specific reality of the Portuguese Primary Schools, this pape.

3. Marques, Cidália M. S. A; ESES, CCTIC. REPE: um e-portefólio de aprendizagem para alunos portugueses ,O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação ,Lisboa ,2009 (Seminário).
Resumo da Comunicação Recentemente tem vindo a sentir-se um crescente interesse pela utilização de portefólios digitais, a que não é alheia a diversidade de suportes que comportam (áudio, vídeo, escrita, imagem, documentos digitalizados), a portabilidade que permitem e, em muitos casos, a interoperabilidade dos sistemas que os suportam, deixando de existir o problema do transporte e do armazenamento da informação. Desvantagens como a portabilidade do portefólio e as limitações do suporte papel são ultrapassadas pelo formato digital. Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é "a generalização do dossier individual electrónico (portefólio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico, tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas escolares". Neste contexto o Centro de Competência em TIC da ESE de Santarém desenvolveu, em parceria com a DGDIC/ERTE/PTE, uma peça de software destinada à produção de e-Portefólios por alunos portugueses do Ensino Básico, o RePe –Repositório de e-Portefólios Educativos. .

4. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Do dossier ao ePortefólio do aluno,Do dossier ao ePortefólio do aluno,Lisboa,2009 (Outra).
5. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Segurança na Internet e Jogos Educativos,III Encontro “Rossio-Aqu@line” ,Rossio ao Sul do Tejo,2009 (Outra).
Acção de sensibilização para Encarregados de educação e Comunidade envolvente sobre Segurança na Internet e a importancia da utilização de Jogos educativos.
6. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Actividades para o Magalhães,X Jornadas de Iniciação à Prática Profissional (2008/2009) – A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto Escolar ,Santarém,2008 (Outra).
O Plano Tecnológico da Educação trouxe às escolas do 1.º ciclo o computador Magalhães. A ESES, numa tentativa de responder às necessidades de formação das escolas organizou este workshop.
7. Marques, Cidália M. S. A. "E-Portfolios de Aprendizagem – RePe" ,2ª Edição do Dia do Software Livre na Escola ,Setúbal,2008 (Seminário).
8. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. e-Portefólios no moodle, o módulo REPE,II Encontro Nacional de Moodle,Caldas da Rainha,2008 (Outra).
9. Marques, Cidália M. S. A. Novos Recursos na Prática Docente,IX Jornadas da Prática Pedagógica – Investigação na Formação de Educadores e Professores,Santarém,2008 (Seminário).
Utilização de Quadros Interactivos em contexto educativo. Potencialidades e software disponível. Divulgação de software ´construído pela autora e pelo Centro de Competência da ESE de Santarém.
10. Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. “Software livre, Porquê? Plataforma Moodle e Módulo REPE/ePortefólio”,Software livre, Porquê? ,Almeirim,2008 (Conferência ou palestra).
O Software Livre na Escola é um tema quente. Questão que preocupa os professores desta escola. Fomos convidados para apresentar uma palestra sobre o sobre a utilização do gestor de conteúdos JOOMLA e sobre o módulo de e-portefólio REPE.
11. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. “Seguranet – Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,“Seguranet – Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,Santarém,2008 (Seminário).
12. Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa. E-portefólio de Aprendizagem,Tardes Pedagógicas,2008 (Seminário).
13. Marques, Cidália M. S. A. A utilização de jogos interactivos on-line nas áreas de Estudo do Meio e Matemática do 1.º Ciclo - O portal EUSEI,3º Encontro Artibytes – Percursos Multimodais,Santarém,2005 (Outra).
14. Marques, Cidália M. S. A. As TIC para todos: Gestão de dinâmicas no processo de Aprendizagem” ,2005 (Outra).
Workshop dinamizado nas Jornadas.
15. Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S; Costa, Alda M. I. “ Prado e Reatic”,Apresentação de Projectos de Escolas Inovadores e de Projectos de Conteúdos Multimédia ,Lisboa,2003 (Poster).
O seminário realizou-se no dia 7 de Abril no Museu das Comunicações em Lisboa, com uma participação de cerca de 100 professores e onde foram apresentados 11 projectos. "A Escola e os recursos das Comunidades Locais: Património Agrícola, Natural e Edificado", Centro de Formação de Torres Novas "Web@classroom", Universidade de Évora "Arborium", Associação Vertigem "Euro-rádio", Associação Vertigem "Aprender, Comunicar/Comunicar, Aprender, Intervir", EB2/3 Manuel de Figueiredo "ALEA", Escola Secundária Tomaz Pelayo e INE "Uma Rede na Escola", CCompetência da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e Agrupamento de Escolas de Caxinas "GPTIC", CCompetência Entre-Mar-e-Serra "Aproximar", APENA "PRADO e REATIC", Agrupamento de Alcobertas "A Cidade de Malta", Autor, SA.

16. Marques, Cidália M. S. A. Utilização Educativa da Internet nas Escolas do 1.º Ciclo - E agora? – Cenários e Desafios,Utilização Educativa da Internet nas Escolas do 1.º Ciclo ,Santarém,2003 (Outra).
Encontro de balanço das actividades do projecto Internet na Escola. Testemunho de experiência no terreno da actividade de formadora.
17. Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. A Escola em Meio rural – que potencialidades ,V oficinas de formação do Centro de Competência Nónio Almada Ocidental,Almada,2003 (Comunicação).
· A nossa partilha de ideias incidirá sobre os seguintes aspectos: · Apresentação do Agrupamento de Escolas de Alcobertas – do trabalho de parceria à formalização institucional · Interacção com a comunidade educativa · Valorização do meio local e utilização das TIC – concepção e implementação dos projectos Escolas Isoladas, PRADO (Património a Revalorizar, Ambiente a defender pelo Olhar da Escola) e REATIC (Reinventar a Escola; Aplicar Tecnologias de Informação e Comunicação). · O Centro de Recursos como pólo dinamizador do meio local. · Elaboração e partilha de materiais pedagógicos – formação/construção de materiais (página web do agrupamento, livro “Alcobertas, a serra e o vale”. .


Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina; Ramalho, José. Recursos Digitais para o primeiro ciclo do Ensino Básico nos Agrupamentos de Azambuja, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES.
Duração: 90 dias. Local: Azambuja, Santarém, Cartaxo, Benavente, Almeirim, Coruche - Escolas, Cidade: Azambuja, Santarém, Cartaxo, Benavente, Almeirim, Coruche, Tipo de participação: Organizador.
2. Marques, Cidália M. S. A; Ramalho, José. Utilização da Plataforma para a Educação Especial do Distrito de Santarém , 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES e CRTIC.
Duração: 5 horas. Local: ESE Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador.
3. Marques, Cidália M. S. A. Workshop REPE , 2009 (Especialização), promovido por ESE Santarém.
Duração: 2 horas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador.
Dinamização de um workshop no âmbito da formação em serviço. Colaboração com o docente José Nunes na Disciplina Didáctica da Informática .
4. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina; Galego, João N; Ramalho, José; Torres, Ana L. C. “Sala Aberta Magalhães” , 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESE de Santarém.
Duração: 3 semanas. Local: ESE de Sanatrém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador.
5. Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. Administração do Plataforma Moodle, 2008 (Especialização), promovido por CCTIC ESES.
Duração: 6 horas. Local: ESES, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente.
6. Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. Quadros interactivos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES.
Duração: 6 horas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente.
7. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Segurança na Internet, 2008 (Extensão), promovido por CCTIC ESE de Santarém.
Duração: 3 dias. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador.
8. Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa; Dias, José M; Novo, Cristina; Pacheco, Nuno B. Oficina de Formação de formadores: E-portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas , 2008 (Especialização), promovido por DGIDC.
Duração: 12 semanas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente.
9. Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Oficina de Formação de Formadores Segurança na Internet , 2008 (Especialização), promovido por DGIDC.
Duração: 12 semanas. Local: ESES, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente.
10. Marques, Cidália M. S. A. A Utilização das TIC nos processos de Ensino/Aprendizagem - Oficina de Formação de Professores, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Professores do Concelho de Rio Maior.
Duração: 12 semanas. Local: Escola Secundária de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente.
11. Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. Publisher – uma ferramenta para o jornal escolar, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de professores de Associação de Escolas do Concelho de Rio Maior.
Duração: 5 horas. Local: Escola Secundária de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente.
12. Marques, Cidália M. S. A. As TIC para todos: Gestão de dinâmicas o processo de Aprendizagem, 2005 (Extensão), promovido por Escola Superior de Educação de Torres Novas.
Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Educação de Torres Novas, Cidade: Torres Novas, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Marques, Cidália M. S. A. “Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,2008 (Seminário).
Seminário dirigido a toda a comunidade, com a participação de alunos da Formação Inicial e formandos da Oficina de formação de Formadores Segurança na Internet. Constaram do painel dois elementos da Polícia J udiciária (Inspectores Jorge Duque e Paulo Marques,) um elemento da FCCN (Eng Lino Santos), e Dr Jorge Borges da Equipa ERTE/PTE .





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Ana Cristina Gonçalves Baptista Pereira, O Movimento de Escola Moderna e as TIC como recursos facilitadores da Inclusão de uma criança com Paralisia Cerebral, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
2. Ana Rita Gaspar Marques, A Arteterapia na Criança com espectro de Autismo, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
3. Esmeralda Maria Rodrigues Silva, A Comunicação não verbal de uma jovem com Multideficiência, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
4. Nuno Miguel Macedo dos Santos, Leitura e Escrita Braille para Crianças com Deficiência Visual, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
5. Ana Catarina Luz Coelho, As Inteligências Múltiplas e as Crianças Hiperactivas , 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
6. Helena de Fátima Bento da Conceição Candoso, A Importância das Tic No Desenvolvimento De Uma Criança Com Necessidades Educativas Especiais, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
7. Pedro Miguel Ventura Nunes, O Grupo/Turma: A Aceitação/inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (DDA/H) no meio escolar, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
8. Paula Rosa Lopes, Comportamento de uma criança com Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção na sala de aula, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
9. Manuel Alberty, Psicomotricidade, orientação e mobilidade na pessoa cega, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Canto, Arte-terapia e Síndrome de Aperger, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Marques, Cidália Maria da Silva Arsénio. Participação no júri de Andreia Miranda. Para uma utilização segura da Internet pelos alunos do 1º ciclo , 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Curso de Ensino Básico - 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Santarém.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
3

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
31

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
30

Total
Dados complementares
(Additional data)
11

Orientações
Orientations
10
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1


Visualizações do curriculum [ 1351 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-09-2020 às 15:37:01
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis