Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Recortes de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Recortes de Imprensa
 

Recortes de Imprensa

 

 
 
Broadband 'worth an hour's work a week'

A new industry group argues that with fairer pricing, high-speed Internet connectivity could be worth billions to the UK economy

The rollout of broadband networks across the UK will give a massive boost to the country's economy, but the promise is being held back by unfair pricing from BT, according to a new industry group formed by BT competitors.
 
Texto Completo>>

>> Ver mais
 
13º Congresso APDC- Mudança de cultura necessária para concretização do Portugal Digital

Os sistemas de saúde, da educação e judicial poderiam contribuir mais para a concretização da Sociedade do Conhecimento - e ao mesmo tempo beneficiar dela - se algumas das culturas que lhes estão subjacentes ao nível do funcionamento mudassem, uma conclusão dos intervenientes no painel do Congresso das Comunicações dedicado ao tema "Portugal Digital - eGov, Justiça, Saúde e Educação".

 

>> Ver mais
 
Universidade Técnica de Lisboa desenvolve software para participar no projecto e-U

A Universidade Técnica de Lisboa(UTL) está a utilizar recursos internos para desenvolver a maior parte do software necessário à iniciativa promovida pela UMIC, e-U Campus Virtuais. A aposta do IST vai para aplicações open source e deverá permitir "fazer muito com relativamente poucos recursos" afirma António Rito Silva, Presidente do Centro de Informática do IST, em comunicado. Para realizar esta tarefa a universidade está a "promover coordenação entre as vertentes pedagógica e científica do IST", acrescenta.

Entre as iniciativas em curso contam-se o estudo em algumas disciplinas ou mesmo a exploração do software em projectos de investigação. A universidade considera que o desenvolvimento deste tipo de iniciativas contribuem para a motivação dos alunos que, desta forma vêm o seu trabalho aplicado a sistemas reais, enquanto os docentes dispõe de um laboratório de aplicação e teste das suas ideias.

>> Ver mais
 
UMIC e Alcatel promovem cultura portuguesa na Internet de banda larga

A Unidade de Missão Inovacão e Conhecimento (UMIC), em parceria com a Alcatel, está a promover desde ontem e até ao próximo dia 15 de Maio de 2004, o "alcatel rec", um concurso baseado na Internet através do qual se pretende divulgar a cultura e os artistas que se expressam em língua portuguesa, nomeadamente na área da música e da criação de vídeoclips, assim como o uso da Internet de Banda Larga.

Iniciado ontem, o concurso dirige-se a todos os interessados que falem e entendam português que terão que colocar os seus trabalhos no site www.alargatuavida.com, enquanto os internautas de todo o mundo poderão ouvir e ver os trabalhos, votando online nos seus favoritos.

(...)

 

>> Ver mais
 
Parque das Nações Aberto ao Mundo do Sem-fios

Num local privilegiado de lazer e entretenimento, os lisboetas e todos os que frequentarem o espaço da Expo 98 vão poder gozar da oportunidade de aceder à Internet gratuitamente através de uma rede "wireless" (Wi-Fi). Bastará levar o computador ou o organizador pessoal com o respectivo adaptador para Wi-Fi para poder navegar sem limites na Internet, aceder ao "webmail" ou à intranet da empresa, desde que esta esteja configurada para tal.

(...)

>> Ver mais
 
Portugal Launches Huge Hot Zone

Lisbon’s Parque das Nações becomes massive Wi-Fi zone with 100 mesh access points covering 100 hecatres/250 acres: The park was the site of the 1998 World’s Fair, and access will be free for the first six months. It then moves into a vendor-neutral host position in which any wireless ISP can resell access. The network will divide itself into VLANs with unique SSIDs for each WISP — a very clever idea, indeed, because VLANs with unique SSIDs can run as an overlay on a single infrastructure. The project is backed by the government and the agency running the park.


 

>> Ver mais
 
Consultar processos de licenciamento industrial na Internet

Os processos de licenciamento industrial podem ser consultados, desde ontem, através da Internet, informou fonte do Ministério da Economia. Através do site da delegação regional de Lisboa e Vale do Tejo (www.dre.lvt.pt) ou do site do Ministério da Economia (www.min-economia.pt), os industriais vão poder saber em que fase se encontra o processo, qual o prazo e a data de resposta, em que entidades se encontra e qual o parecer emitido por cada uma. 0 sigilo da informação, a que só o emitente do pedido poderá ter acesso, será garantido ao industrial através de uma palavra chave facultada no início da consulta. 

 

>> Ver mais
 
Governo faz homologação de 21 candidaturas no Programa e-U

O Governo, através do Ministro Adjunto do Primeiro Ministro José Luís Arnault, homologou 21 candidaturas de instituições de Ensino Superior no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtuais. Às 21 candidaturas está adjudicada uma verba de 16 milhões de euros, financiada pelo POSI - Programa Operacional para a Sociedade da Informação.

A homologação significa que estão ultrapassadas todas as etapas legais pelas quais as instituições têm de passar até que as suas propostas sejam recepcionados, verificadas, financiadas e aprovadas. A esta fase segue-se a compra de equipamentos e a construção das respectivas redes wireless, passo que algumas destas instituições já começaram a dar.

(...)

>> Ver mais
 
Governos investem 67,8 mil milhões em TI

De acordo com a Gartner, os governos Da Europa Ocidental vão gastar cerca de 67,8 mil milhões de euros em TI até ao final do ano, o que perfaz um aumento de 3,6 por cento face ao dinheiro despendido em 2002. A mesma empresa estima que os Estados europeus venham a gastar aproximadamente 74,5 mil milhões de euros na compra de tecnologia em 2005, altura em que muitos dos projectos europeus de egovernmentd everão estar concluídos. A Inglaterra é o país que mais investe em TI, quase duplicando o segundo mais gastador, a Alemanha, que deverá aplicar cerca de 11 mil milhões de euros este ano. As restantes nações apresentam uma média de orçamentos que ronda os 1,5 mil milhões de euros. 

 (...)

>> Ver mais
 
Autarquia Digital ao Serviço dos Munícipes
O Dia da Reforma Administrativa foi comemorado, ontem, na Torre do Lidador, com a apresentação do programa Autarquia Digital, "Portal Torre do Lidador", no âmbito do Maia Digital. Esta iniciativa contou corn a presença de Miguel Relvas, secretário de Estado da Administração local. Um projecto pioneiro em Portugal que pretende a desburocratização de serviços e uma maior eficácia no processo deinteracção entre munícipes e a autarquia.
>> Ver mais
 
Balanço e metas do E-gov em debate na Inforpor2003-Expotelecom

Do Portal do Cidadão ao Projecto de Compras Electrónicas do Governo, passando por um novo Portal Tributário, o certame foi palco de um desfile de projectos com o objectivo de criar uma administração pública mais moderna.

A Inforpor2003-Expotelecom esteve neste ano bastante centrada no E-gov, quer ao nível das propostas dos fabricantes quer nas conferências que decorreram em paralelo, organizadas pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC). O primeiro dia do certame foi todo ele dominado pela conferência "Uma visão do Governo Electrónico para Portugal". Com a intervenção de vários responsáveis da UMIC e da administração pública, fez-se o balanço dos diversos projectos em curso no âmbito do E-governo.

(...)

>> Ver mais
 
Alunos do Politécnico já podem inscrever-se «on-line»

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) através dos seus serviços académicos instalaram já o sistema que possibilita aos alunos, a realização das matrículas «on line».

O sistema está implementado desde Junho passado. Sobrinho Teixeira, responsável por estes serviços, avança com a informação de que já foi possível aos alunos inscreverem-se pela Internet nos exames de recurso no final do ano transacto. A comodidade deste sistema é visível, as longas filas são evitadas, e os alunos não necessitam deslocar-se para realizar as inscrições.

 

>> Ver mais
 
Internet: serviços públicos portugueses tão bons como os europeus

O nível de sofisticação dos serviços públicos electrónicos portugueses situa-se muito próximo da média europeia (60 por cento), sendo aqueles que geram receitas ao Estado os mais evoluídos, conclui um estudo apresentado hoje em Lisboa

O nível de sofisticação dos serviços públicos electrónicos portugueses situa-se muito próximo da média europeia (60 por cento), sendo aqueles que geram receitas ao Estado os mais evoluídos, conclui um estudo apresentado hoje em Lisboa.

Segundo o documento, que analisa o progresso da Europa relativamente ao fornecimento de serviços on line a cidadãos e empresas, os que envolvem pagamentos ao Estado são os que apresentam um maior nível de sofisticação, na ordem dos 80 por cento em Portugal.

(...)

>> Ver mais
 
Many crossed wires likely at world's first ever information summit

GENEVA (AFP) - The first ever global summit on the information society looks set to be a stormy affair as members admitted many differences exist over hopes to bridge the digital divide between rich and poor.

The birth of the Internet and growth of mobile technology meant the gap between those connected to the information highway and those who are not was widening, said Yoshio Utsumi, secretary general of the International Telecommunication Union (ITU), the UN agency in charge of the conference due to take place in December.

>> Ver mais
 
LISF e os ingredientes para o eGovernment

Como não podia deixar de ser o Lisbon Information Society Forum (LISF) centrado nos desafios do governo electrónico produziu muitas questões não respondidas, mas também esclareceu algumas. Realizado no centro de Congressos de Lisboa o evento serviu para responsáveis explicarem o que se está a fazer esse a nível, em Portugal e no Mundo. Houve sobretudo tempo para cimentar ideias fizndamentais na estratégia para o eGovernment: necessidade de interoperabilidade, da disponibilização multicanal de serviços; de uma abordagem centrada no utilizador, da reengenharia de processos, do alinhamento de orçamentos, regulações estruturais e renovação de culturas; redução de custos; entre outras. Além da questão do eGovemment, que mereceu um painel em que vários fabricantes (SAP, Sun, Oracle, IBM, PT Inovação, Cap Gemini Emst & Young e Indra) mostraram as suas soluções tecnológicas e a estratégia de abordagem, também a Banda Larga marcou presença. A UMIC reafirmou a estratégia anunciada e a sua importância para o país, enquanto os operadores (ONI, Novis e PT Comunicações) se "degladiavam" à volta dos condicionalismos ao desenvolvimento e penetração da banda larga e sobre a existência ou não de concorrência.

(...)

>> Ver mais
 
Orçamento prevê 191 milhões para Governo Electrónico

A consolidação da estratégia de desenvolvimento do Governo Electrónico, constitui uma das traves fundamentais da reforma da administração publica" disse o ministro-adjunto do Primeiro Ministro, José Luís Arnaut. Deste modo, o Governo prevê que, no próximo ano, seja investido 168 milhões de euros no "e-Government". Arnaut, durante a inauguração da Inforpor, explicou que o Programa de Investimentos e Despesa de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) contempla um total de 359 milhões de euros para o projecto Sociedade de Informação. Dos quais 168 milhões de euros serão somente para a Sociedade de Informação.

(...)

>> Ver mais
 
Inforpor2003/Expotelecom - Feira da Convergência dá prioridade a eGovernment
Mantendo o esquema de reserva de dois dias só para visitantes profissionais, a Infopor/Expotelecom 2003 abre hoje as portas em Lisboa contando com a presença do Ministro-adjunto do Primeiro-ministro, José Luís Arnaut na inauguração. O responsável governamental para a Sociedade da Informação e Governo Electrónico corta a fita virtual da Feira da Convergência, este ano fortemente marcada pelos projectos da Administração Pública para o Governo Electrónico.

(...)

>> Ver mais
 
Portugal takes steps to boost wireless Internet use
Wed Jul 23, 2:30 PM ET

Yahoo! News

LISBON (AFP) - Portugal hopes to become one of Europe's most tech-savvy nations by ensuring all university students and professors are equipped with laptops with high-speed wireless Internet access, a senior government official said.
>> Ver mais
 
Telecomunicações : CeBit marcada pela incerteza na área do UMTS

Agência LUSA, 14 Março 2003

Os operadores de telecomunicações, que pagaram quantias milionárias pelas licenças para a terceira geração (UMTS) de telemóveis, denunciam uma imagem pessimista de incerteza quanto ao futuro na feira de informática CeBit de Hannover, Alemanha.

>> Ver mais
 
Novas tecnologias mais acessíveis aos cidadãos com deficiência - Prioridade Governamental

Público, 17 Março 2003

 

Maria Margarida Aguiar, secretária de Estado da Segurança Social, e Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), da Presidência do Conselho de Ministros, reiteraram a determinação do Governo de Durão Barroso no combate à info-exclusão e em concretizar políticas que promovam a igualdade de oportunidades no acesso às TI a cidadãos com necessidades especiais.

>> Ver mais
  ^Voltar ao topo da página
 
POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia