Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Notícias

Notícias




Educação e Formação

 
Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba  - 06/10/2008

No dia 7 de Outubro de 2008, em cerimónia que se realiza das 11h às 12h no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e com a presença do Presidente e CEO da TOSHIBA, Atsutoshi Nishida, é assinado um Memorando de Entendimento entre a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Toshiba-Portugal, relativo a um investimento da Toshiba em Portugal de um montante de cerca de 1 milhão de euros, no prazo de 3 a 5 anos, distribuído pelas acções seguintes:



Cátedra de Investigação Microsoft e Software Microsoft para Estudantes do Ensino Superior  - 03/10/2008

Foi assinado no dia 3 de Outubro de 2008, em cerimónia no Centro de Congressos de Lisboa presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, e com a presença do CEO da Microsoft Corporation, Steve Ballmer, um Memorando de Entendimento entre a Microsoft e o Estado Português que, entre outras medidas, inclui no que respeita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:



A Cisco Aposta em Portugal e Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior  - 08/05/2008

No dia 9 de Maio de 2008, às 11 horas, é inaugurado o Centro Hércules da Cisco Systems, Inc. no Lagoas Park, Porto Salvo, o que corresponde a aumentar com 150 novos lugares de altas qualificações tecnológicas a presença desta empresa em Portugal. Este centro prestará apoio qualificado às operações da Cisco Systems, Inc. na Europa, substituindo e expandindo serviços que anteriormente eram assegurados a partir da Holanda.



Protocolo Visa Facilitar a Utilização de Software Autodesk no Ensino Superior  - 14/12/2007

Ontem, dia 13 de Dezembro de 2007, foi assinado, entre a UMIC – Agência para a Sociedade de Conhecimento, IP, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a Autodesk – líder mundial em software 2D e 3D para os sectores da indústria transformadora, construção, infra-estruturas, media e entretenimento – um protocolo para facilitar o acesso e a utilização de software Autodesk em universidades e institutos politécnicos. Este protocolo, assinado no âmbito do projecto e-U Campus Virtual da UMIC cuja componente operacional é assegurada pela FCCN, prevê a disponibilização de várias aplicações através do programa de Licenças de Campus Autodesk, em condições muito favoráveis.



Assinatura de Protocolo sobre Academias TIC com a Microsoft Portugal  - 26/11/2007

Realiza-se no dia 30 de Novembro de 2007, das 14h30 às 16h45, no Hotel da Lapa, Lisboa, uma sessão de apresentação do Programa Microsoft IT Academy que termina com a assinatura de um protocolo de colaboração celebrado, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo Português e a Microsoft em 2006, entre a Microsoft Portugal e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que visa a promoção e criação de Academias TIC, onde se privilegiará a formação profissionalizante em TIC, incluindo a integração de iniciativas das Microsoft IT Academies em Portugal. 



Reunião do Conselho de Competitividade da UE Aprova Conclusões sobre Competências Digitais  - 23/11/2007

Na reunião da formação do Conselho da União Europeia do dia 22 de Novembro de 2007, em Bruxelas, foram aprovadas conclusões relativas a competências digitais (e-skills), na sequência da comunicação da Comissão Cibercompetências no Século XXI: Incentivar a Competitividade, o Crescimento e o Emprego, de 7 de Setembro de 2007, preparada por um grupo de trabalho em que a representação de Portugal foi assegurada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Metodologias de Ensino Online e o Actual Mercado de Trabalho  - 03/11/2007

Realiza-se no dia 12 de Novembro de 2007, com início às 15 horas, no Auditório da Fundação das Comunicações, em Lisboa, a Sessão Pública do Conselho Consultivo Internacional da Universidade Aberta "Metodologias de Ensino Online e o Actual Mercado de Trabalho" que terá como objectivo principal demonstrar a relevância das metodologias de ensino online para adequar a oferta universitária às necessidades emergentes de um mercado de trabalho cada vez mais flexível e complexo.



Reunião de Alto Nível sobre a Modernização das Universidades na Europa  - 28/10/2007

 Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo dia 6 de Novembro de 2007 realiza-se na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a propósito da Presidência Portuguesa da UE, a Reunião de Alto Nível sobre a Modernização das Universidades na Europa.

A reunião prossegue os objectivos políticos definidos desde o Conselho de Lisboa de Março de 2000 e desenvolve-se com base em compromissos políticos definidos a nível Europeu, nomeadamente na Cimeira Informal de Chefes de Estado e de Governo Europeus em Hampton Court, Reino Unido, realizada em Outubro de 2005, onde foi salientada a relevância do ensino superior, da investigação e da inovação para a competitividade da UE.



Conferência eLearning Lisboa 2007  - 10/10/2007

Realiza-se em 15-16 de Outubro de 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, a Conferência eLearning Lisboa 2007.



Debate sobre Inovação, Aprendizagem e Desenvolvimento  - 14/09/2007

Realiza-se no dia 17 de Setembro de 2007, das 9h30 às 12h30, no Auditório Eunice Muñoz, Rua Mestre de Avis, Oeiras, organizado pelo INA – Instituto Nacional de Administração, IP, um Debate sobre Inovação, Aprendizagem e Desenvolvimento destinado a dirigentes e quadros da Administração Pública central e local, bem como aos seus parceiros tecnológicos e entidades do terceiro sector (ver programa da sessão de debate).



Resultados do 1º semestre de aplicação do protocolo UMIC-Autodesk Portugal  - 09/08/2007

Como noticiado a 05.01.2007, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e a Autodesk Portugal assinaram um protocolo que envolve a disponibilização de licenças gratuitas de software Autodesk Versão Estudante para utilização nos computadores pessoais de estudantes, pessoal docente e administrativo, e investigadores das universidades e institutos politécnicos abrangidos pela iniciativa e-U Campus Virtual.  O protocolo prevê também o acesso a um conjunto de benefícios a partir do momento em que forem autorizados no Portal Universitário da Autodesk (Student Community & Design Community) os domínios das várias instituições do ensino superior.



Software Autodesk Gratuito para Alunos, Professores e Investigadores do Ensino Superior  - 05/01/2007

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e a Autodesk Portugal assinaram um protocolo que envolve a disponibilização de licenças gratuitas de software Autodesk Versão Estudante para utilização nos computadores pessoais de estudantes, pessoal docente e administrativo, e investigadores das universidades e institutos politécnicos abrangidos pela iniciativa e-U Campus Virtual. Esta iniciativa, promovida pela UMIC, abrange quase todas as instituições do Ensino Superior em Portugal e envolve redes de comunicação sem fios, a integração de todo o ensino superior num campus virtual unificado, e a disponibilização de um conjunto abrangente de serviços, conteúdos e aplicações.



Debate Nacional sobre Educação  - 08/08/2006

Participe no Debate Nacional sobre Educação
A Assembleia da República decidiu promover, conjuntamente com o Governo, um Debate Nacional sobre Educação, por ocasião dos vinte anos da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1986-2006). O Conselho Nacional de Educação foi mandatado para organizar este Debate. Além de reuniões em vários pontos do país o debate decorre, até 30 de Novembro de 2006, também através de fórum electrónico com acesso na Internet em www.debatereducacao.pt



Todas as escolas públicas de Portugal acedem à Internet em banda larga  - 30/01/2006

A partir do fim de Janeiro de 2006, todas as escolas públcas dispõem de acesso à Internet em banda larga, na sequência de um processo que se completou no Alentejo na escola básica do primeiro ciclo de Oriola, Concelho de Portel, agora ligada à rede mundial em Banda Larga.



Facilitada a compra de computadores por famílias com estudantes  - 16/12/2005

Como previsto no Programa Ligar Portugal, aprovado pelo Governo em Julho de 2005, o Orçamento do Estado para 2006 estabelece uma dedução fiscal no IRS para compra de computador, software e equipamento terminal até metade do preço de compra, com um limite máximo de 250 Euros.

São elegíveis as compras efectuadas a partir de 1 de Dezembro de 2005 por estudantes ou famílias com estudantes de qualquer grau de ensino.


Sociedade e Cidadania


Vale do Minho com Rede de Nova Geração  - 26/09/2008

Realiza-se nos dias 29 e 30 de Setembro de 2008, em Melgaço, o Forum Vale do Minho Digital, que inicia com um ciclo de workshops no primeiro dia e prossegue no segundo dia com a apresentação de resultados do projecto Vale do Minho Digital.



Apresentação dos resultados do Projecto Leiria Região Digital  - 15/07/2008

Os resultados do projecto Leiria Região Digital são apresentados em cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Castelo de Ourém, no dia 15 de Julho de 2008, com início às 11h.

Este projecto é um dos 33 projectos de Cidades e Regiões Digitais que se realizaram no país, em concretização do eixo Portugal Digital previsto no ano 2000 no Programa Operacional Sociedade da Informação POSI, mais tarde continuado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC).



Concurso para Acções Preparatórias de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação  - 06/10/2007

Foi aberto pela Direcção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano um concurso, até 16 de Novembro de 2007, para apresentação de projectos de Acções Preparatórias de cooperação entre cidades com vista á constituição de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, no âmbito da Política de Cidades POLIS XXI.



Concurso para projectos de eParticipação 2007  - 13/06/2007

Foi aberto concurso para apresentação de candidaturas a projectos de eParticipação no âmbito do Programa de Trabalho eParticipação 2007 da Comissão Europeia. O orçamento do concurso é de 4,7 milhões de EUR. O concurso está aberto de 13.06.2007 a 13.09.2007 (17 horas em Bruxelas).



Fórum Aveiro Digital  - 10/03/2007

Nos dias 9 e 10 de Março de 2007 decorreu no parque de Exposições de Aveiro o Fórum Aveiro Digital, previsto para o final do projecto Aveiro Digital, um dos projectos de Cidades e Regiões Digitais do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. O programa teve sessões dedicadas a cada uma das áreas de intervenção do projecto e à sua avaliação e terminou com uma sessão plenária de balanço e perspectivas aberta com uma intervenção do Presidente da UMIC e encerrada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.



Abertura de Concurso para Projectos de Participação Electrónica  - 08/08/2006

A Comissão Europeia abriu concurso», entre 28 de Julho e 4 de Outubro de 2006, para apresentação de projectos no âmbito do programa o programa «eParticipation 2006».


Inclusão e Acessibilidade


Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL  - 12/09/2008

Logotipo da Ambient Assisted Living Association

Nos dias 11 e 12 de Setembro de 2008, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a organização, em Lisboa, de uma reunião do Grupo de Trabalho para a elaboração da proposta de anúncio do 2º concurso do Programa AAL – Ambient Assisted Living, a pedido do Comité Executivo da Associação AAL. Participaram na reunião 19 peritos de 17 países.

A proposta preparada na reunião vai agora ser finalizada por um grupo mais restrito para depois ser distribuída aos representantes nacionais dos Estados participantes no Programa, prevendo-se que a versão final seja aprovada na próxima Assembleia Geral da Associação AAL, a realizar em Bona em 20-21/Outubro de 2008.



Consulta Pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade  - 18/07/2008

Logotipo do Programa Acesso da UMICA Comissão Europeia abriu uma consulta pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade até ao dia 27 de Agosto de 2008, com o objectivo de obter contribuições para uma aproximação comum a questões de acessibilidade da Internet.

A e-Acessibilidade respeita ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por pessoas portadoras de deficiência ou com limitações funcionais. O nível geral de e-Acessibilidade na União Europeia é relativamente baixo, apesar de várias iniciativas para o melhorar.



Reunião do Conselho de Ministros da SI da UE Aprova Conclusões sobre Inclusão Digital  - 30/11/2007

Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorO Conselho da União Europeia, reunido no dia 29 de Novembro de 2007, em Bruxelas, aprovou sob proposta da Presidência Portuguesa da UE conclusões na área da inclusão digital para pessoas idosas (Ageing Well in the Information Society). A Comissão apresentou ao Conselho a sua comunicação Iniciativa Europeia i2010 sobre Info-Inclusão – Participar na Sociedade da Informação, de 8 de Novembro de 2007, e a Presidência Portuguesa informou o Conselho sobre a Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital que se realiza em Lisboa nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2007 e que é a primeira oportunidade dos Ministros terem uma primeira discussão sobre a comunicação da Comissão.



Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital  - 25/11/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 2-3 de Dezembro de 2007, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, a Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital (e-Inclusion Ministerial Debate), organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. O Guia da Conferência contém informações sobre os oradores e sobre a exposição de projectos que decorre paralelamente à conferência, bem como a programação das correspondentes workshops.

Esta reunião, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, conta com a presença da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, e de 20 ministros ou secretários de estado de outros Estados Membros da UE. 



Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio a Pessoas com Deficiência  - 22/10/2007

Realizam-se em 26-27 de Novembro de 2007, no Instituto Superior Técnico em Lisboa, as Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio para Pessoas com Deficiência e o Mini-Forum Iberoeka sobre o mesmo tema, organizados pelo Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico em colaboração com a Agência de Inovação e com apoio da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e outras entidades nacionais e internacionais.



Workshop on Technologies, Contents and Services for Social Inclusion  - 29/09/2007

Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 29-30 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Technologies, Contents and Services for Social Inclusion: Facing the digital divide and the emergence of ambient assisted living.

A preparação desta workshop conta com a colaboração do Programa UT Austin – Portugal aprovado no âmbito do projecto Parcerias para o Futuro.



Acessibilidade dos sítios do Governo e da Administração Central na Internet  - 27/09/2007

Logótipo do Programa Acesso da UMICFoi aprovada no dia 27 de Setembro de 2007 a Resolução do Conselho de Ministros nº 155/2007, de 2 de Outubro, que estabelece orientações relativas à acessibilidade dos sítios do Governo e dos serviços e organismos públicos da Administração Central na Internet a cidadãos com necessidades especiais. São definidos claramente os requisitos técnicos que devem ser cumpridos, adoptando-se os níveis de conformidade das directrizes sobre a acessibilidade do conteúdo da Internet desenvolvidas pelo W3C – World Wide Web Consortium.

Impõe-se, relativamente aos sítios de conteúdo meramente informativo, o respeito pelo nível de conformidade «A» num prazo de três meses, e relativamente aos sítios que envolvam a prestação de serviços transaccionais aos cidadãos, o respeito pelo nível de conformidade «AA» das referidas directrizes sobre a acessibilidade num prazo de seis meses.



Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas  - 18/09/2007

Logótipo da Associação Ambient Assisted LivingConstitui-se no dia 19 de Setembro de 2007, em Bruxelas, a Associação Ambient Assisted Living para gerir projectos europeus de I&D na área da vida assistida por ambientes inteligentes apoiados nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os quais receberão a comparticipação de fundos do programa Quadro de Investigação da União Europeia.

Portugal está representado na nova associação pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que a integra como um dos membros fundadores. A associação integra como membros fundadores representantes dos países seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Portugal e Suécia. Está previsto que mais tarde se juntem à associação a Noruega, a Polónia, o Reino Unido e a Suiça.



Nova Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas  - 20/06/2007

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca já no ano lectivo de 2007/08 com o curso de Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Esta Licenciatura, adaptada ao modelo de Bolonha, tem a duração de três anos e pretende lançar na sociedade, em 2010, os primeiros licenciados na Europa com este tipo de formação de raiz.



Conferência "Inclusão Digital: Apresentação de Resultados de Projectos"  - 30/03/2007

Realiza-se no dia 2 de Abril de 2007, entre as 10 e as 17 horas, na Escola Superior de Educação de Leiria/Instituto Superior Politécnico de Leiria, a Conferência "Inclusão Digital: Apresentação de Resultados de Projectos".



Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  - 03/12/2006

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 3 de Dezembro de 2006 como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O tema escolhido para este dia é a acessibilidade à Internet e as normas para melhorar as condições de acessibilidade. A ONU organiza dois eventos no dia 4 de Dezembro de 2006, uma conferência sobre eAcessibilidade e o primeiro encontro da Iniciativa Global para as Tecnologias Inclusivas, e lança no dia seguinte o relatório "Auditoria Global de Acessibilidade da Internet". Em Portugal, um grupo de cidadãos lança a Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa, a ser remetida à Assembleia da República, num processo semelhante ao que em 1998 levou à Resolução do Conselho de Ministros nº 97/99, de 26 de Agosto que foi um primeiro marco na temática da acessibilidade nas páginas da Internet em Portugal.



Encontro Rede de Espaços Internet  - 28/10/2006

Encontro Rede de Espaços InternetConheça os Espaços Internet do país – visite, utilize, aprenda e interaja

O Encontro Rede de Espaços Internet realiza-se nos dias 3 e 4 de Novembro de 2006 no Pavilhão 1 da FIL – Parque das Nações, Lisboa. O Pavilhão está aberto nos dois dias das 11h às 21h, com entrada gratuita.

Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet, com apoio por pessoal próprio (monitores), para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais.



Concurso ao Prémio Engenheiro Jaime Filipe 2006  - 03/07/2006

Está a decorrer até 31 de Julho o concurso para a edição 2006 do Prémio Eng.º Jaime Filipe, uma iniciativa que visa distinguir concepções inovadoras destinadas à prevenção e promoção da autonomia de pessoas em situação de dependência. 



"NET sobre RODAS" Entre Douro e Vouga  - 06/01/2006

O projecto Entre Douro e Vouga Digital apresenta a iniciativa -NET sobre Rodas-, numa sessão presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Arouca, nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia, em que é acompanhado pelo presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP



Projecto TIC pediátrica  - 28/12/2005

O projecto TIC Pediátrica, promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI), destina-se a disponibilizar a crianças internadas em unidades de pediatria dos hospitais meios tecnológicos que permitam momentos de lazer e contactos com a família, a escola e os amigos através de web-cams, computadores pessoais e pequenos blogs familiares.



Proposta de conclusões das IX Jornadas da Fundação SIDAR - Acesso Universal  - 17/10/2005

A proposta de conclusões  das IX Jornadas SIDAR têm o objectivo de contribuir para a inclusão digital e para a acessibilidade dos conteúdos digitais e encontram-se disponíveis para subscrição aberta em http://www.jornadas.sidar.org/2005/formad.php.pt .


Conteúdos Digitais


Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica (hardware)  - 31/07/2008

O Governo Português e a Harvard Medical School (HMS) concordaram em avaliar o potencial para colaboração em várias áreas, incluindo a disponibilização de conteúdos informativos e educativos sobre medicina, saúde e investigação biomédica de maneira a facilitar o acesso e a contribuir para aumentar a literacia da população em geral, e de certos grupos específicos intervenientes em componentes da saúde pública, sobre os temas referidos.



Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica  - 23/07/2008

O Governo Português e a Harvard Medical School (HMS) concordaram em avaliar o potencial para colaboração em várias áreas, incluindo a disponibilização de conteúdos informativos e educativos sobre medicina, saúde e investigação biomédica de maneira a facilitar o acesso e a contribuir para aumentar a literacia da população em geral, e de certos grupos específicos intervenientes em componentes da saúde pública, sobre os temas referidos.



Concursos Abertos  - 01/02/2006

Concursos para projectos no âmbito das seguintes medidas do  Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC): Medida 4.1. Reforçar Infra-estruturas de Banda Larga, Medida 4.2. Dinamizar a Produção de Conteúdos e Aplicações de Banda Larga, Medida 4.3. Promover a Utilização da Internet em Banda Larga, Medida 6.2. Acções Integradas de Formação em TIC. Abertos de 1 de Fevereiro a 28 de Abril de 2006.


Infraestruturas


Veja o Progresso Semanal dos Projectos de Redes Comunitárias de Banda Larga  - 20/10/2008

Estão em curso quatro projectos de construção de Redes Comunitárias de Banda Larga: Distrito de Évora, Terra Quente Transmontana, Vale do Minho, Vale do Lima,numa extensão total superior a 1.000 Km e num valor total de investimento de 34 milhões de Euros. Estes projectos foram aprovados em concurso aberto em 2006 pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), entidade tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP constituiu e assegura o funcionamento da Comissão de Apoio Técnico (CAT) prevista para apoio aos proponentes no processo de candidatura e para acompanhamento da implementação dos projectos aprovados, no âmbito da qual decorrem actividades permanentes de coordenação e acompanhamento dos projectos. Apresentam-se a seguir figuras da evolução de indicadores de progresso dos vários projectos, actualizados semanalmente.



UMIC Reúne Todos os Promotores das Redes Comunitárias de Banda Larga  - 07/07/2008

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP reúne, no dia 9 de Julho de 2008, das 14h às 17h30, no Taguspark, todos os promotores dos projectos de Redes Comunitárias de Banda Larga, os quais são associações municipais das áreas abrangidas. Estas redes estão todas já em fase de construção. O objectivo da reunião é a partilha de informação sobre os avanços e as dificuldades na concretização dos projectos e a reflexão sobre o planeamento das futuras actividades no âmbito dos projectos.



Distrito de Évora com Rede de Nova Geração  - 07/05/2008

Realiza-se no dia 8 de Maio de 2008, às 12h30, no Convento do Espinheiro, em Évora, a cerimónia de Lançamento do Projecto de “Concepção e Construção da Rede Comunitária em Banda larga do Distrito de Évora”, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.



Dia Europeu da Internet Segura 2008  - 11/02/2008

Logotipo do European Safer Internet Day 2008Comemora-se na 3ª feira, dia 12 de Fevereiro de 2008, o Dia Europeu da Internet Segura. Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia 55 países promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet. Em particular, estão previstas acções coordenadas em mais de 110 Espaços Internet em vários pontos do país, o lançamento do curriculum JovensOnline.Net, workshops nas Lojas Ponto JÁ do Instituto Português da Juventude e actividades nas escolas:



Congresso das Comunicações da APDC  - 27/11/2007

Realiza-se em 4-6 de Dezembro de 2007, no Centro de Congressos do Estoril, o Congresso das Comunicações ’07 organizado pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. Estão previstas as seguintes sessões plenárias temáticas: As Comunicações em Mudança, i2010 Balanço e Perspectivas, O Novo Sector de TIC's num contexto GLOBAL – Parte I, O Novo Sector de TIC's num contexto GLOBAL – Parte II, Os Desafios da Nova Regulação, Tendências de Consumo: o perfil do novo consumidor, Desenvolvimento Sustentável e Info-inclusão, Regulação (visão nacional), Mobilidade e Convergência, A Visão dos Investidores, Formação e Competitividade, Os Grandes Desafios da TDT para Portugal.



Workshop ENISA-CERT/CC em Mitigação de Ciber-ataques em Massa  - 14/09/2007

Realiza-se no dia 19 de Setembro de 2007, no Porto, a Workshop ENISA-CERT/CC de Mitigação de Ciberataques em Massa, organizada conjuntamente pelo CERT Coordination Centre – Carnegie Mellon University (CERT/CC), pela Agência Europeia para a Segurança das Redes de Informação (ENISA), pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e pela FEUP – faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, dedicada ao papel dos CERT – Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores na mitigação de ciber-ataques em massa e ao factor crítico da cooperação nesse tipo de situações (ver programa da workshop ENISA-CERT/CC).



3ª Workshop de Sensibilização da ENISA  - 14/09/2007

Realiza-se no dia 18 de Setembro de 2007, no Hotel Tivoli Tejo, em Lisboa, a Workshop de Sensibilização da ENISA, coorganizada pela ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes de Informação e pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, com o objectivo de partilhar a experiência daquela agência e de outras entidades com relevância para a sensibilização de empresas e organizações para as questões da segurança de sistemas e redes de informação (ver programa da workshop da ENISA).



Apresentação pública do Projecto Internet Segura  - 03/07/2007

Internet SeguraO projecto Internet Segura é apresentado publicamente no dia 5 de Julho, entre as 12 e as 13 horas, na FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, localizada nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Av. do Brasil 101, Lisboa.

O programa da sessão inclui intervenções de representantes de cada uma das entidades participantes no projecto e dos correspondentes serviços da Comissão Europeia.



Dia Europeu da Internet Segura  - 05/02/2007

Internet SeguraComemora-se na 3ª feira, dia 6 de Fevereiro de 2007, o Dia Europeu da Internet Segura.

Durante toda a semana, realizam-se em Portugal várias iniciativas:

- Logo na 2ª feira, dia 5 de Fevereiro, é aberto um espaço para o Projecto SeguraNet no sítio http://moodle.crie.min-edu.pt/ , onde serão colocadas as boas práticas realizadas pelas escolas no âmbito do Projecto SeguraNet 1 (2004/2006) e divulgados os melhores trabalhos da edição de 2006 do concurso nacional SeguraNet.



Serviços Avançados sobre Banda Larga  - 17/07/2006

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP organizou no dia 14 de Julho de 2006 uma workshop com o tema: Desenvolvimento de Serviços sobre Banda Larga - Da Instalação de Infraestruturas ao Uso Efectivo de Serviços Avançados. Os trabalhos foram organizados em torno de casos de dois tipos: redes públicas locais e regionais, e redes de investigação e educação nacionais.



Segurança Informática: Memorando de Entendimento Governo - Microsoft  - 20/06/2006

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional vão assinar quarta-feira (21 de Junho) com a Microsoft um acordo de cooperação em matéria de segurança informática que concretiza o Memorando de Entendimento assinado em Fevereiro entre o Governo e a empresa informática norte-americana.



Promover a Cibersegurança  - 16/05/2006

As Nações Unidas estabeleceram o dia 17 de Maio como Dia Mundial da Sociedade da Informação e decidiram que, em 2006, este dia seria dedicado a Promover a Cibersegurança. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional responderam ao apelo das Nações Unidas organizando o encontro -Promover a Cibersegurança-, no dia 17 de Maio de 2006, entre as 15 e as 17 horas, na FCCN, situada no campus do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil. A sessão de abertura é presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


Empresas


5ª Semana do Comércio Electrónico  - 16/10/2008

Logotipo da Semana do Comércio ElectrónicoDe 16 a 25 de Outubro de 2008 realiza-se a 5ª Semana do Comércio Electrónico, organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico de Portugal em parceria com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, na qual se incluem várias iniciativas, entre as quais se destacam as seguintes:

  • 18 e 20 de Outubro: Distribuição gratuita do Guia Prático Comprar na Internet conjuntamente com o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e o Público (310.000 exemplares).


Computador Português de Baixo Custo Desenvolvido para Alunos do 1º Ciclo  - 30/07/2008

Um consórcio português, JP Sá Couto – Prológica, em parceria com a multinacional Intel lançam um novo computador portátil baseado na 2ª versão Classmate da Intel (ver product brief), lançada no dia 3 de Abril de 2008, e desenvolvido especificamente para o mercado da educação. Na 1ª fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional e até ao final do ano deverá incorporar completamente tecnologia nacional, com excepção do microprocessador da Intel.



Dia Nacional de Portugal do Executive Briefing Center da Microsoft em Bruxelas  - 26/11/2007

Realiza-se no dia 28 de Novembro de 2007 o Dia Nacional de Portugal do Executive Briefing Center da Microsoft em Bruxelas que inclui uma sessão com um painel dedicado ao tema "2007-2013: Empregabilidade e Inovação".



3ªs Jornadas de Inovação  - 03/11/2007

Logotipo das 3ªs Jornadas de InovaçãoA AdI – Agência de Inovação organiza de 7 a 10 de Novembro de 2007, nos Pavilhões 3 e Multiusos da FIL - Parque das Nações, com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, as 3ªs Jornadas de Inovação com os objectivos de divulgar resultados de I&D, apoiar a valorização económica dos resultados e dinamizar parcerias e o estabelecimento de sinergias entre empresários, investigadores e investidores.



Forum TSF Dedicado ao Comércio Electrónico  - 28/10/2007

O Forum TSF de dia 5 de Novembro de 2007, das 10h30 às 12h00, é dedicado ao comércio electrónico. Este Forum TSF conta com a presença em estúdio do Presidente da ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal e do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Sessão de Abertura da Semana do Comércio Electrónico  - 28/10/2007

No dia 6 de Novembro de 2007, das 10h00 às 10h30, realiza-se no Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a Sessão de Abertura da Semana do Comércio Electrónico, organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal e pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Negócio Electrónico: Oportunidades, Riscos e Benefícios para as Empresas Portuguesas  - 28/10/2007

No dia 6 de Novembro de 2007, das 10h30 às 13h00, realiza-se no Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, o Seminário "Negócio Electrónico: Oportunidades, Riscos e Benefícios para as Empresas Portuguesas".



2º Encontro de Software Livre na Administração Pública  - 28/10/2007

Logotipo do Encontro de Software Livre na Administração PúblicaEm 7-8 de Novembro de 2007 realiza-se o 2º Encontro de Software Livre da Administração Pública, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, promovido pelo Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, e a ODF Alliance.



Internet Banking: Tendências e Desafios dos Serviços Financeiros Online  - 28/10/2007

No dia 7 de Novembro de 2007, das 09h00 às 12h00, realiza-se na sala Polivalente da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a Workshop "Internet Banking: Tendências e Desafios dos Serviços Financeiros Online", organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal.



Factura Electrónica: Eficiência e Competitividade das Organizações num Mundo Digital e Global  - 28/10/2007

No dia 8 de Novembro de 2007, das 09h30 às 18h00, realiza-se no Hotel Tivoli Tejo, em Lisboa, a Conferência "Factura Electrónica: Eficiência e Competitividade das Organizações num Mundo Digital e Global", com o apoio institucional da ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal e pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Mobile-Commerce como Catalisador do Comércio Electrónico  - 28/10/2007

No dia 9 de Novembro de 2007, das 09h30 às 13h00, realiza-se na Sala Polivalente da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a Workshop "Mobile-Commerce como Catalisador do Comércio Electrónico".



Conferência "Utilização das TIC para a Competitividade das PME"  - 28/10/2007

No dia 13 de Novembro, das 09h00-18h00, realiza-se no Auditório da AIP/FIL no Parque das Nações, Lisboa, a conferência Utilização das TIC para a Competitividade das PME.



Seminário Ibero-Americano sobre Auto-Regulação no Comércio Electrónico  - 28/10/2007

No dia 14 de Novembro de 2007, das 18h00 às 20h00, realiza-se no Instituto Politécnico de Beja, o Seminário Ibero-Americano sobre Auto-Regulação no Comércio Electrónico.



Novas Oportunidades de Negócio: Comprar e Vender em Mercados Electrónicos para Empresas  - 28/10/2007

No dia 15 de Novembro de 2007, das 09h00 às 13h00, realiza-se na Sala Polivalente da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a workshop "Novas Oportunidades de Negócio: Comprar e Vender em Mercados Electrónicos para Empresas".



Acessibilidades no Comércio Electrónico em Portugal – Principais conclusões do projecto Integra21  - 28/10/2007

Logotipo da Semana do Comércio ElectrónicoNo dia 16 de Novembro de 2007, das 09h00 às 13h00, realiza-se na Sala Polivalente da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, a workshop "Acessibilidades no Comércio Electrónico em Portugal – Principais conclusões do projecto Integra21".

Esta workshop é organizada pela ACEP e pela empresa Vector21.



4ª Semana do Comércio Electrónico  - 28/10/2007

Logotipo da Semana do Comércio ElectrónicoDe 6 a 16 de Novembro de 2007 realiza-se a 4ª Semana do Comércio Electrónico, organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico de Portugal em parceria com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com o objectivo de debater temas como: negócio electrónico, Internet banking, factura electrónica, retalho electrónico, comércio móvel, acessibilidade na Internet, entre muitos outros.

Entre as iniciativas públicas previstas, destacam-se:



Lançamento da 2ª Onda de Living Labs  - 10/10/2007

Realiza-se no dia 17 de Outubro de 2007, em Bruxelas, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, o Lançamento da 2ª Onda da Rede Europeia de Living Labs no evento designado "Co-creative Research, Development and Innovation to Connect the Lisbon Strategy to People: Launch of the 2nd wave of the European Network of Living Labs".



Conferência Novabase-Diário Económico sobre TIC com a Criação de Valor para os Negócios  - 29/05/2007

Realiza-se no dia 29 de Maio de 2007, no Pestana Palace Hotel, Lisboa, uma conferência organizada pela Novabase e pelo Diário Económico sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como Criação de Valor para os Negócios. A conferência, intitulada Building Business Value With Technology: does IT really matter? conta com uma intervenção de Nicholas Carr, anterior executivo da Harvard Business School Press e autor do livro Does IT Matter? Information Technology and the Corrosion of Competitive Advantage, publicado em 2004 Harvard Business School Press, que recebeu atenção mundial ao chamar a atenção para a comoditização da computação. A conferência conta, também, com os seguintes outros oradores: Tor-Jakob Ramsoy, Partner, McKinsey & Co.; Rogério Carapuça, Presidente da Novabase; Carlos Zorrinho, Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico; Luis Magalhães, Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e Maria Manuel Leitão Marques, Secretária de Estado da Modernização Administrativa.



Encontro Software Livre na Administração Pública  - 29/11/2006

Realiza-se na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 29 de Novembro de 2006, o Encontro de Software Livre na Administração Pública, com um programa que tem por objectivo divulgar casos concretos de utilização de software livre, e identificar constrangimentos e potencialidades da sua utilização por serviços públicos. A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é uma das entidades organizadoras, em conjunto com o Gabinete do Coordenador do Plano Tecnológico, o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação, O Ministério da Justiça.



Seminário sobre Adopção da Factura Electrónica na Administração Pública  - 05/11/2006

Adopção da Factura Electrónica na Administração Pública estimula empresas a fornecer serviços e a adoptar soluções de factura electrónica

Realiza-se no dia 6 de Novembro de 2006, 2ª feira, entre as 9.30 e as 16.30, no Auditório do Fórum Picoas, Av. Fontes Pereira de Melo nº 38C, Lisboa, o  Seminário "Adopção da Factura Electrónica na Administração Pública", cuja sessão de encerramento, pelas 16h, conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O seminário é organizado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



2ª Edição do Guia da Factura Electrónica  - 25/10/2006

Disponibiliza-se aqui a 2ª edição do Guia da Factura Electrónica, preparada com alterações decorrentes das observações recebidas durante o processo de consulta pública aberto na altura da publicação da primeira edição.



Semana do Comércio Electrónico  - 03/05/2006

A ACEP - Associação do Comércio Electrónico em Portugal e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promovem, em parceria, a 3ª edição da Semana do Comércio Electrónico, uma iniciativa que de 4 a 14 de Maio pretende desencadear um debate, de norte a sul do país, sobre esta matéria.



1ª versão do Guia da Factura Electrónica  - 08/03/2006

Disponibiliza-se aqui uma 1ª versão do Guia da Factura Electrónica com o objectivo de obter contribuições para o melhorar, durante um período de exposição pública que terminará no final de Março de 2006. Nessa altura será preparada uma nova versão, tendo em conta as contribuições recebidas.



Europaper Digital 2006  - 01/03/2006

A Europaper Digital 2006 é parte da feira Europaper realizada pela FIL - Feira Internacional de Lisboa/AIP, de 2 a 5 de Março de 2006, que tem como tema o comércio electrónico. Neste âmbito, a propósito da decisão do Governo em Agosto de 2005 de ser adoptada a factura electrónica na administração pública até ao final de 2006, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em parceria com a FIL, organiza no dia 3 de Março de 2006 o seminário:

2º Seminário Europaper Digital: -Adopção da Factura Electrónica como Elemento de Modernização



Reposição e reforço dos incentivos fiscais à I&D empresarial  - 03/09/2005

A Lei nº 40/2005, de 3 de Agosto, aprovada na sequência de iniciativa do Governo no âmbito do Plano Tecnológico, repõe e reforça o Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) que tinha estado em vigor de 2002 a 2004. Este sistema, introduzido pela primeira vez em Outubro de 1997, já tinha sido reforçado pelo Decreto-Lei aprovado em 2001, mas foi interrompido em 2004.



Conselho de Ministros determina adopção da facturação electrónica  - 17/08/2005

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 137/2005, publicada no Diário da República de 17 de Agosto, determina que até de 31 de Dezembro de 2006 os serviços e organismos públicos integrados na administração directa e indirecta do Estado procedam à emissão de facturas ou documentos equivalentes por via electrónica e dêm preferência ao recebimento de facturas também por via electrónica. A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, foi designada para acompanhar e avaliar a execução desta resolução.


Conhecimento


Conferência Ministerial sobre a Internet do Futuro  - 08/10/2008

Realizou-se no dia 6 de Outubro de 2008, em Nice, França, a Conferência Ministerial sobre a Internet do Futuro promovida pela Presidência Francesa da União Europeia. Paralelamente, decorreu nos dias 6 e 7 de Outubro, no mesmo local, a Conferência Internet of Things – Internet of the Future.



3ª Reunião do Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal  - 03/10/2008

Logotipo da University of Texas at AustinO órgão de cúpula da gestão do Programa UT Austin – Portugal, o Conselho de Directores (Board of Directors), reúniu pela 3ª vez no dia 3 de Outubro de 2008, pouco mais de uma ano e meio desde o Lançamento do Programa UT Austin – Portugal, no dia 2 de Março de 2007. A reunião destinou-se a analisar o progresso verificado em cada área (Conteúdos Digitais, Computação Avançada, Matemática, e estímulo a actividades de comercialização de ciência e tecnologia pelo UTEN – University Technology Enterprise Network), o plano estratégico para cada uma destas áreas e as orientações gerais para atribuição orçamental, os concursos para projectos de investigação, os novos programas de formação avançada ao nível de doutoramento e de mestrados executivos, a afiliação de empresas ao Programa, a melhoria da divulgação e comunicação sobre o programa e as suas acções.



4ª Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa Grid Europeia  - 22/09/2008

Logotipo da European Grid InitiativeRealiza-se no dia 22 de Setembro de 2008, a 4ª reunião do Conselho de Políticas da European Grid Initiative (EGI), aproveitando a realização da EGEE’08 Conference de 22 a 26 de Setembro de 2008, em Instambul, em que se inscreveram mais de 450 participantes.

Portugal participa no projecto EGEE – Enabling Grids for E-sciencE in Europe através do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lisboa e Coimbra), das universidades do Porto e do Minho, do Centro de Física de Plasmas do Instituto Superior Técnico, do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA) da Universidade de Aveiro, e da Universidade Lusíada (Famalicão).



16ª Conferência Europeia de Saúde Pública  - 11/08/2008

Logotipo da Conferência Health and Innovation in Europe De 6 a 8 de Novembro de 2008, decorre no Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira (antiga FIL), a reunião anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), este ano organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), membro fundador daquela organização, e subordinada ao tema “Saúde e Inovação no Espaço Europeu”.

O programa da conferência prevê cinco sessões plenárias, várias sessões paralelas e as exposições Feira de Inovação em Saúde e Banco Europeu de Inovação em Saúde. Na tarde de dia 5 e na manhã de dia 6 de Novembro, haverá três eventos prévios: 1) conferência anual da ASPHER – Associação de Escolas de Saúde Pública na Região Europeia; 2) reunião bianual da SESPAS – Associação Espanhola de Saúde Pública e Administração de Saúde; 3) reunião anual da APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e Congresso Internacional dos Hospitais.



Novo sítio b-on: Biblioteca do Conhecimento Online – Melhor usabilidade e acessibilidade  - 29/07/2008

Logotipo da b-on: Biblioteca do Conhecimento OnlineFoi disponibilizado publicamente um novo sítio da b-on: Biblioteca do Conhecimento Online, melhorias significativas de usabilidade e acessibilidade por cidadãos com necessidades especiais. São agora satisfeitos os requisitos de acessibilidade de nível mais elevado (AAA) do W3C – World Wide Web Consortium.

A b-on disponibiliza mais de 16.750 títulos em texto integral e bases de dados referenciais. >Em 2007, o número de artigos descarregados por utilizadores desta biblioteca foi de 4,2 milhões, quando tinha sido em 2006 de 3,6 milhões, em 2005 de 3,4 milhões e em 2004 de 2,1 milhões, números que ilustram uma utilização muito elevada.



8ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 25/07/2008

Logotipo da Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 25 de Julho de 2008 pela 8ª vez desde que o programa foi iniciado há pouco mais de uma ano, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como objectivo analisar os progressos do programa e decidir aspectos da sua evolução futura, nomeadamente relativos aos projectos em áreas temáticas e ao futuro Instituto Fraunhofer que já iniciou actividades junto à Universidade do Porto sob a direcção do Doutor Dirk Elias, contratado em concurso público internacional aberto em Portugal e na Alemanha, e que participou na reunião. Este instituto, que será o primeiro Instituto Fraunhofer criado fora da Alemanha, dedicar-se-á a Tecnologia, Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos (Technology, Applications and Services for Ambient Assisted Living).



Equipa Portuguesa Campeã Mundial de Futebol Robótico na China  - 22/07/2008

Fotografia de prova da modalidade Humanóide de Futebol Robótico na RoboCup 2008, em Suzhou, China, 20.07.2008Uma equipa da Universidade de Aveiro sagrou-se ontem campeã mundial de Futebol Robótico da Liga de Dimensão Média nos jogos mundiais RoboCup2008 que este ano se realizaram em Suzhou, na China. Em 2º lugar nesta modalidade ficou uma equipa da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Holanda, e em 3º lugar uma equipa da Universidade de Osnabrueck, Alemanha.

Pré-increveram-se nesta modalidade 23 equipas de 8 países e foram qualificadas 17 equipas, das quais 13 participaram no campeonato: 5 da China, 2 equipas da Alemanha, do Irão e do Japão, e 1 equipa da Holanda e de Portugal.

A equipa da Universidade de Aveiro, com o nome CAMBADA (acrónimo para Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture), ganhou 9 dos 11 jogos das três eliminatórias que a qualificaram para as meias finais com a Universidade de Estugarda na Alemanha que derrotou por 4 a 3. Na final, a equipa portuguesa derrotou a Universidade de Tecnologia de Eindhoven na Holanda por 7 a 1.

A equipa CAMBADA foi oficialmente iniciada em Outubro de 2003 no instituto de investigação IEETA – Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro. A equipa já tinha participado em três campeonatos RoboCup (2004, 2006 e 2007), na DutchOpen2006 e na Portuguese Robotics Open (2004, 2005, 2006, 2007, 2008), nas quais tinha ficado em 1º lugar em 2007 e 2008. No campeonato mundial RoboCup2007 ficou em 5º lugar.



3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal  - 21/07/2008

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityO Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal (CMU – Portugal Program Board of Directors) reuniu-se pela 3ª vez nos dias 5 e 6 de Junho de 2008, na CMU – Carnegie Mellon University, Pttsburgh, USA, para apreciar o relatório relativo às actividades em 2007/2008 e o plano de actividades para 2008/2009.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da CMU, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Universidade da CMU, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do programa na CMU e em Portugal, respectivamente José Manuel F. Moura e Victor Barroso. Nesta reunião, Alfredo Baptista foi representado por Manuel Garcia, também da Portugal Telecom.



3ª Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa Grid Europeia  - 01/07/2008

Logotipo da European Grid InitiativeRealizou-se no dia 1 de Julho de 2008, no CERN – European Organization for Nuclear Research, Genebra, a 3ª reunião do Conselho de Políticas da European Grid Initiative (EGI). Os principais pontos da agenda foram: aprovação do regulamento do Conselho, preparação da eleição do Presidente do Conselho e do concurso para a localização dos serviços da futura organização do EGI, e debate sobre o futuro das e-Infraestruturas na Europa.

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o Professor Gaspar Barreira, Director do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, integram o Conselho  de Políticas da EGI como representantes da Iniciativa Nacional Grid.



Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal  - 01/07/2008

Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008O 2º Encontro Ciência em Portugal, organizado pelo Conselho dos Laboratórios Associados em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2008 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Estão disponíveis a Programação Global e o Programa Detalhado do Encontro, a partir do qual é possível aceder a apresentações através de ligações nos respectivos títulos. As quatro sessões simultâneas puderam ser seguidas em directo pela Internet e podem ser vistas a partir do arquivo das sessões.



Laboratórios Bell em Portugal  - 20/06/2008

No dia 20 de Junho de 2008, em cerimónia que se realiza das 10h às 11h30 no Pavilhão do Conhecimento presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, é assinado um Memorando de Entendimento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com a Alcatel-Lucent Portugal e os Laboratórios Bell (Bell Labs), que também fazem parte do grupo internacional Alcatel-Lucent.



Conselho do INL Nomeia os Dirigentes Máximos e Define as Orientações Iniciais do Laboratório  - 30/05/2008

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryO Conselho do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, reunido em Lisboa no dia 28 de Maio de 2008, nomeou os dirigentes máximos e definiu as orientações iniciais para o funcionamento do laboratório.

O INL, actualmente em construção em Braga, é uma iniciativa conjunta de Portugal e Espanha. Trata-se da primeira organização científica internacional na península ibérica e é também a primeira e, até agora, a única organização científica na área da nanotecnologia com estatuto jurídico internacional.

O Conselho do INL aprovou por unanimidade as seguintes nomeações: Prof. José Rivas para Director-Geral, Prof. Paulo Freitas para Director-Geral-Adjunto, Prof. Luis Magalhães para Presidente do Conselho, Prof.ª Montserrat Torné para Vice-Presidente do Conselho.



Reunião do Forum de Directores-Gerais Nacionais de TIC da União Europeia  - 12/05/2008

Realiza-se em 14 de Maio de 2008, em Ljubljana, Eslovénia, a reunião semestral do Forum de Directores-Gerais Nacionais de TIC, forum este que integra os Directores-Gerais responsáveis pela área de Tecnologias de Informação e Comunicação dos 27 Estados Membros da UE e dos países externos associados ao Programa Quadro de Investigação da UE.



Ciência 2008: Mais Cientistas para Portugal  - 11/05/2008

Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008Numa sessão presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, apresenta no dia 12 de Maio de 2008, pelas 11 horas, na Reitoria da Universidade de Aveiro, um conjunto de novas acções para a Ciência em Portugal, integradas na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal lançada pelo Governo em Março de 2006.

Na ocasião serão divulgados os resultados do investimento governamental em Ciência e lançados novos instrumentos de incentivo ao desenvolvimento científico.



2ª Conferência IBERGRID  - 10/05/2008

Logótipo da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação GridRealiza-se nos dias 12 a 14 de Maio de 2008, no Porto, a 2ª Conferência da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid. A IBERGRID foi criada por decisão conjunta dos governos de Espanha e Portugal na Cimeira Luso-Espanhola de Novembro de 2006 com o objectivo de integrar numa rede coerente as infraestruturas de Computação Grid dos dois países, amplificando a sua capacidade computacional e reforçando a cooperação das instituições e investigadores dos dois países com actividades nesta área.



Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC (5ª sessão)  - 23/04/2008

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityNo dia 23 de Abril de 2008, às 17 horas, realiza-se no Instituto Superior Técnico o 5º seminário da Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC no âmbito do Programa CMU – Portugal financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a tecnologia, IP.



4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal  - 18/04/2008

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reuniu-se no dia 18 de Abril de 2008, no MIT, Cambridge, Massachusetts, USA,  pela 4ª vez desde que este Programa foi iniciado há cerca de ano e meio, a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principais objectivos analisar o plano de actividades para o 3º ano do Programa, o relatório da 3ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa MIT – Portugal realizada a 14 de Março de 2008, e as actividades e desenvolvimentos futuros das várias componentes do Programa.



Encontro Conjunto das Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha  - 13/04/2008

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryAs Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha, respectivamente PortugalNano e NanoSpain, organizam em conjunto os seus encontros PortugalNano Workshop ’08 e NanoSpain 2008, em Braga, Portugal, 14-18 de Abril 2008. O principal objectivo da junção destes encontros numa Conferência NanoIbérica é reforçar as ligações entre os investigadores e as instituições das redes dos dois países e fornecer uma oportunidade de discussão dos desenvolvimentos mais recentes em nanociência e nanotecnologia nos dois países.

O encontro realiza-se em Braga devido ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a primeira, e até agora a única, organização de investigação científica na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional. O INL foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, assumida em 2005, em Évora, durante a XXI Cimeira Luso-Espanhola e teve a sua cerimónia de fundação na XXIII Cimeira Luso-Espanhola que se realizou em Braga em 18-19 de Janeiro de 2008. Instalado em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundiais, estando aberto, no futuro, à participação de outros países da Europa e de outros continentes. No dia 11 de Março de 2008 foi Lançada a 1ª Empreitada de Construção do INL.



7ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 07/04/2008

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 4 de Março de 2008 pela 7ª vez desde que o programa foi iniciado há pouco menos de um ano, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como objectivo analisar os progressos do programa e decidir aspectos da sua evolução futura, nomeadamente relativos ao início de actividades do futuro Instituto Fraunhofer a instalar junto à Universidade do Porto. Este instituto, que será o primeiro Instituto Fraunhofer criado fora da Alemanha, dedicar-se-á a Tecnologia, Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos (Technology, Applications and Services for Ambient Assisted Living) e iniciará actividades já no próximo mês sob a direcção do Doutor Dirk Elias, contratado em concurso público internacional aberto em Portugal e na Alemanha, e que participou na reunião.



Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais  - 03/04/2008

A FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o Programa UT Austin – Portugal, e a empresa ZON Multimédia lançam hoje, 3 de Abril de 2008, um Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais, em cerimónia de assinatura de protocolo assinado na Reitoria da Universidade do Porto.



Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC (4ª sessão)  - 31/03/2008

Logotipo Carnegie MellonNo dia 9 de Abril de 2008, às 17 horas, realiza-se no Instituto Superior Técnico o 4º seminário da Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC no âmbito do Programa CMU – Portugal financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a tecnologia, IP.

O seminário, realizado no contexto da acção Parcerias para o Futuro, tem como tema “Capital Structure and Regulation: Does Ownership Matter?” e como orador o Professor Yossi Spigel, Professor Associado da Recanati Graduate School of Business Administration, Tel Aviv University. É co-organizado pelo Instituto de Sistemas e Robótica - Lisboa e pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



2008 MIT Europe Conference  - 24/03/2008

Logotipo do MITRealiza-se em 25-27 de Março de 2008, em Lisboa, a 2008 MIT Europe Conference, que reune empresas e líderes de todo o mundo com alguns dos principais investigadores e professores do MIT – Massachusetts Institute of Technology e das instituições Portuguesas envolvidas no Programa MIT Portugal para debater recentes desenvolvimentos tecnológicos e modelos de gestão e organização em áreas criticas da indústria e negócios, incluindo energia, transportes, nanotecnologias e bioengenharia.

A conferência tem como tema “Fronteiras Estratégicas Globais: Imperativos de Investigação e Mudança Organizacional” e conta com a participação de representantes de empresas como Siemens, Shell, Eastman Kodak, BAE, BBVA, Corning.



Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC (3ª sessão)  - 15/03/2008

Logotipo Carnegie MellonNo dia 25 de Março de 2008, às 18 horas, realiza-se no Instituto Superior Técnico o 3º seminário da Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC no âmbito do Programa CMU – Portugal financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP.

O seminário, realizado no contexto da acção Parcerias para o Futuro, tem como tema “Competição Dinâmica de Preços com Efeitos de Rede” e como orador o Professor Luís Cabral, W.R. Berkley Term Professor of Economics and Business e Professor of Management and Organizations da Stern Business School da New York University. É co-organizado pelo Instituto de Sistemas e Robótica - Lisboa e pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



3ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa MIT – Portugal  - 14/03/2008

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho Externo de Avaliação do Programa do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program External Review Committee) reuniu-se no dia 14 de Março de 2008, na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, pela 3ª vez desde que este Programa foi iniciado a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principais objectivos avaliar o progresso do Programa durante o seu primeiro ano e os projectos e orçamento propostos para 2008/2009.



2ª Reunião do Conselho Consultivo do Projecto Concepção da Iniciativa Grid Europeia  - 14/03/2008

Logotipo da European Grid InitiativeRealiza-se no dia 14 de Março de 2008, no Ministério da Universidade e da Ciência de Itália, em Roma, a 2ª reunião do Conselho Consultivo da European Grid Initiative (EGI).

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra o Conselho  Consultivo da EGI como representante da Iniciativa Nacional Grid, sendo este Conselho presidido por outro representante português, o Professor Gaspar Barreira. A reunião do Conselho Consultivo é precedida por uma workshop onde são analisados diversos aspectos da constituição e organização da EGI.



Lançada a 1ª Empreitada de Construção do INL  - 11/03/2008

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryNo dia 11 de Março de 2008, é lançada a 1ª empreitada de construção do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia e em jornais portugueses e espanhóis do anúncio da Consulta Pública Internacional para Execução da Empreitada de Demolições, Fundações, Estrutura e Redes Enterradas, Cobertura, Fachadas e Caixilharias Exteriores.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, é a primeira, e até agora a única, organização de investigação científica na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional. Foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal na XXI Cimeira Luso-Espanhola, realizada em 2005 em Évora. Instalado em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundiais, estando aberto, no futuro, à participação de outros países da Europa e de outros continentes.



Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC (2ª sessão)  - 05/03/2008

Logotipo Carnegie MellonNo dia 12 de Março de 2008, às 17 horas, realiza-se no Instituto Superior Técnico o segundo seminário da Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC no âmbito do Programa CMU – Portugal financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP.

O seminário, realizado no contexto da acção Parcerias para o Futuro, tem como tema “Externalidades de Redes Mediadas por Tarifas: É a Intervenção Regulatória Boa?” e como orador o Professor Steffen Hoernig, Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É co-organizado pelo Instituto de Sistemas e Robótica - Lisboa e pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal  - 28/02/2008

Logótipo da Carnegie Mellon UniversityO Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal (CMU – Portugal Program Board of Directors) reuniu-se pela 2ª vez no dia 28 de Fevereiro de 2008, para apreciar o relatório das actividades realizadas e o plano de actividades futuras.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da CMU, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Universidade da CMU, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do programa na CMU e em Portugal, respectivamente José Manuel F. Moura e Victor Barroso.



MBA Internacional Criado no Âmbito do Programa MIT-Portugal  - 21/02/2008

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyNo dia 21 de Fevereiro de 2008, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e a Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology) assinaram um acordo de institucionalização de um Programa de MBA de nível internacional, The Lisbon MBA.

Este acordo insere-se no âmbito do Programa MIT-Portugal definido no contexto da acção Parcerias para o Futuro. A cerimónia de assinatura contou com intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor José Mariano Gago, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor, do Director Adjunto da Sloan School of Management do MIT, Professor S.P. Kothari, do Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Professor António Rendas, e do Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Professor Manuel Braga da Cruz.



Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC  - 20/02/2008

Logotipo Carnegie MellonNo dia 27 de Fevereiro de 2008, às 18 horas, realiza-se no Instituto Superior Técnico o primeiro seminário da Série de Seminários sobre Investigação em Políticas Públicas de TIC no âmbito do programa CMU – Portugal financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP.

O seminário, realizado no contexto da acção Parcerias para o Futuro, tem como tema “Partilha de Espectro e Mercados Secundários em Tempo-Real” e como orador o Professor Jon M. Peha, Director-Associado do Centro para Redes sem Fios e de Banda Larga (Center for Wireless and Broadband Networking) da Universidade Carnegie Mellon (CMU). É co-organizado pelo Instituto Superior Técnico e pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Acordo de Sede do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia  - 18/01/2008

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryNo dia 18 de Janeiro de 2008, é assinado em Braga, no terreno das futuras instalações do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (visualização em Google Earth) e com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, do Presidente do Governo de Espanha, José Luis Zapatero, e dos ministros que integram as delegações dos dois países na XXIIIª Cimeira Luso-Espanhola, o Acordo de Sede entre este laboratório, enquanto organização internacional, e o Estado Português.

Este Acordo dota o Laboratório com as condições necessárias para a prossecução dos seus objectivos e actividades de forma independente e eficaz, e regula a sua relação com o Estado português, estabelecendo privilégios e imunidades.



Programa de Doutoramento em Nanomedicina em Cooperação entre Portugal e Galiza  - 15/01/2008

No dia 16 de Janeiro de 2008, pelas 11h30, no Círculo Universitário do Porto, é assinado um Protocolo de Cooperação pelas universidades portuguesas de Aveiro, Porto e Minho e pelas universidades galegas de A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo, pelo qual é criado um programa conjunto de Doutoramento em Nanomedicina, com inscrições a abrir já em 2008.



Harvard Medical School Apresenta Avaliação de Oportunidades de Colaboração com Portugal  - 15/12/2007

Logotipo da Harvard Medical SchoolA Harvard Medical School da Universidade de Harvard, EUA, apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) o relatório de avaliação do potencial para colaboração com instituições universitárias e de investigação portuguesas (Research and Education Collaboration: Assessment). Este documento é disponibilizado publicamente hoje e o MCTES aceitará contributos de instituições portuguesas interessadas, nomeadamente instituições científicas e tecnológicas, instituições universitárias, empresas e instituições do sistema nacional de saúde, até ao final de Janeiro de 2008, dos quais dará conhecimento à Harvard Medical School para apreciação.



Publicado Livro sobre o Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa  - 14/12/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorFoi divulgado na reunião do Conselho Europeu (chefes de Estado e de Governo) realizada em Bruxelas no dia 14 de Dezembro de 2007 o livro The Future of Science and Technology in Europe editado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, com contribuições dos ministros de Ciência dos países europeus sobre a forma como as diversas políticas nacionais se desenvolvem e contribuem para o progresso científico e tecnológico europeu. Este livro insere-se no contexto da Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa" que se realizou em Lisboa no âmbito da Presidência Portuguesa da UE em 8-10 de Outubro de 2007.

A Presidência Portuguesa da UE pretendeu contribuir com um novo impulso na concretização da Estratégia de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia atribuindo-lhe uma renovada prioridade nas agendas nacionais e comunitária.



1ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa CMU-Portugal  - 13/12/2007

Logotipo Carnegie MellonO Conselho Externo de Avaliação (External Review Commitee) do Programa CMU-Portugal reúne-se pela primeira vez hoje e amanhã, dias 13 e 14 de Dezembro de 2007, em Lisboa.

Este Conselho, coordenado pelo Professor Sir John O'Reilly, da Universidade de Cranfield, Reino Unido, integra também os seguintes investigadores de renome internacional: Joel Moses (do Massachusetts Institute of Technology, EUA), Tariq Durrani (Universidade de Strathclyde, Reino Unido), Luigia Aiello (Universidade de Roma, Itália), David Audretsch (Universidade de Indiana e Instituto Max Plank, USA).



Workshop on Why do we need graduate schools to enlighten science and promote research universities?  - 30/11/2007

Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior No âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 10-11 de Dezembro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Why do we need graduate schools to enlighten science and promote research universities? ... A dialogue across different experiences in Europe.

Um dos aspectos considerados é a tendência de cada vez mais as escolas de pós-graduação serem vistas como forma eficiente de localização da organização da investigação básica e como catalisadores de inovação, e de serem reforçadas as suas ligações com a indústria e o empreendedorismo.



6ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 29/11/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 29 de Novembro de 2007 pela 6ª vez desde que o programa foi iniciado há cerca de 7 meses, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião, que se realizou no Centro de Institutos Fraunhoferem Stuttgart, depois de uma visita dos membros portugueses a vários dos institutos da Fraunhofer Gesellschaft (FhG) instalados neste Centro ( Instituto para Engenharia da Produção e Automação (IPA), Instituto para Engenharia Industrial (IAO), Instituto para Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB)), teve como objectivo analisar os progressos do programa e decidir aspectos da sua evolução futura, nomeadamente na sequência das sessões do Senado e no Comité de Políticas da FhG relativos ao futuro Instituto Fraunhofer a instalar junto à Universidade do Porto. Foram também analisados aspectos da preparação dos programas temáticos de cooperação.



Reunião do Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia  - 27/11/2007

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryNo dia 3 de Dezembro de 2007 reúne no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) para apreciar as actividades de instalação deste novo laboratório internacional. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, participa na abertura da reunião deste Conselho.

A reunião conta com a presença dos membros da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL, Luis Magalhães (Presidente da Assembleia Geral e Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Portugal), Francisco Marcellan (secretário-Geral da Política Científica e Tecnológica, Espanha), João Sentieiro (Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Portugal), Montserrat Torné (Directora-Geral de Investigação, Espanha), e do Conselho de Administração da Comissão Instaladora do INL, constituído pelos professores José Rivas (Presidente), Carlos Bernardo (Director Executivo) e Paulo Freitas.



Reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, União Europeia (317ª reunião)  - 27/11/2007

Realiza-se no dia 7 de Dezembro de 2007, no edifício do Conselho da União Europeia, em Bruxelas, a 317ª reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, presidida pelo Subdirector-Geral de Investigação da Comissão Europeia, Zoran Stančik.



Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da UE Aprova Várias Iniciativas Estratégicas  - 23/11/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorO Conselho da União Europeia reuniu no dia 23 de Novembro de 2007, em Bruxelas, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação. Sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, os ministros da Ciência dos países da UE e a Comissão Europeia, representada pelo Comissário para a Investigação, Janez Potočnik, e pela Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, aprovaram o acordo preparado pela Presidência Portuguesa para o lançamento das primeiras parcerias estratégicas público-privado, entre os Estados, a Comissão Europeia e a Indústria, no valor de 9,3 milhares de milhões de euros, 50% a 60% financiado pelas empresas envolvidas nos projectos, dependendo da iniciativa em causa, e o restante pela Comissão e pelos Estados Membros da UE, durante os próximos seis anos. Trata-se de um investimento em parcerias público-privado sem precedentes na política de apoio à I&D na UE que, além de concentrar fundos em iniciativas específicas, pretende estimular empresas a investirem mais em I&D.



Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias  - 17/11/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 20-21 de Novembro de 2007, em Braga, a Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias (High Level Conference on Nanotechnologies), organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e as Direcções-Gerais de Investigação, Tecnologia e Desenvolvimento, e de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

A conferência, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da UE,  conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, da Ministra da Educação e Ciência de Espanha, Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo, da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding e do Comissário para a Investigação, Janez Potočnik.



Reuniões de 9 Comissões e Conselhos de Vários Programas da UE em Braga  - 16/11/2007

Realizam-se em 19 de Novembro de 2007, em Braga, no dia anterior à Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias reuniões de 9 comissões e conselhos de vários programas da UE, entre as quais a reunião semestral do Forum de Directores-Gerais Nacionais de TIC da União Europeia e reuniões de 3 comissões ou conselhos de Plataformas Tecnológicas Europeias (European Technology Platforms), nomeadamente:



Reunião do Forum de Directores-Gerais Nacionais de TIC da UE  - 16/11/2007

Realiza-se em 19 de Novembro de 2007, em Braga, no dia anterior à Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias a reunião semestral do Forum de Directores-Gerais Nacionais de TIC, forum este que integra os Directores-Gerais responsáveis pela área de Tecnologias de Informação e Comunicação dos 27 Estados Membros da UE e dos países externos associados ao Programa Quadro de Investigação da UE.



Workshop on New financing schemes for fostering science and technological innovation  - 11/11/2007

Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 12-13 de Novembro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on What is the potential of new financing schemes for fostering science and technological innovation? … Balancing private and public, national and global incentives.

Um dos aspectos considerados é a emergência de novas possibilidades de financiamento, como a canalização de recursos de global liquidity pools para a ciência e a tecnologia, assim como a utilização de novos instrumentos de gestão de risco.



Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS"  - 28/10/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 15-16 de Novembro de 2007, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e com o apoio da Comissão Europeia, a Conferência On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS, organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, IP, e a empresa portuguesa Link Consulting, e contando ainda com o patrocínio público da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, do IST – Instituto Superior Técnico, e da Universidade do Minho, bem como de várias empresas.

A Comissão Organizadora da conferência é constituída por:



1ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa UT Austin – Portugal  - 24/10/2007

Logotipo da University of Texas at AustinO Conselho Externo de Avaliação (External Review Commitee) do Programa UT Austin – Portugal reúne-se pela 1ª vez no dia 24 de Outubro de 2007, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, para análise dos primeiros seis meses de vigência da parceria.

O Programa UT Austin – Portugal foi iniciado a 2 de Março de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, e contempla principalmente a cooperação nas áreas de Conteúdos Digitais, Computação Avançada e Matemática.



Seminário "O Futuro da Investigação Científica em Portugal"  - 19/10/2007

Realiza-se no dia 19 de Outubro de 2007, no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Porto, o Seminário "O Futuro da Investigação Científica em Portugal", em homenagem do Professor Francisco Carvalho Guerra.



2ª Reunião do Conselho Externo de Avaliação do Programa MIT – Portugal  - 11/10/2007

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho Externo de Avaliação do Programa do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program External Review Committee) reuniu-se pela 2ª vez nos dias 11 e 12 de Outubro de 2007, precisamente um ano depois deste Programa ter sido iniciado, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principal objectivo analisar o primeiro ano de actividades do Programa e foi iniciada com um encontro com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro. O Conselho ainda teve vários encontros com investigadores, docentes e alunos do Programa MIT-Portugal, assim como com lideres das principias instituições e empresas associadas ao Programa.



3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal  - 10/10/2007

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reúne-se pela 3ª vez no dia 10 de Outubro de 2007, um dia antes de fazer um ano que este programa foi lançado, para apreciar o relatório do primeiro ano de actividades e debater o plano de actividades para o ano seguinte.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Chanceler do MIT, Phil Clay, o antigo "Dean" da Escola de Engenharia do MIT, Tom Magnanti, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa no MIT e em Portugal, respectivamente Daniel Roos e Paulo Ferrão.  



Reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, União Europeia (316ª reunião)  - 10/10/2007

Realiza-se em 11-12 de Outubro de 2007, em Ponta Delgada, a 316ª reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, presidida pelo Subdirector-Geral de Investigação da Comissão Europeia, Zoran Stančik.



Workshop Aberta em e-Infraestruturas  - 07/10/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNos dias 11 e 12 de Outubro de 2007 realiza-se em Lisboa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a propósito da Presidência Portuguesa da UE, a Workshop Aberta em e-Infraestruturas (Open Workshop on e-Infrastructures) do Grupo de Reflexão em e-Infraestruturas (e-IRG – e- Infrastructures Reflection Group), com o objectivo de estimular a interacção entre a comunidade científica e as entidades responsáveis pela coordenação, acompanhamento e aconselhamento das políticas científicas relativas a e-Infraestruturas. O programa da workshop prevê intervenções sobre a Iniciativa Nacional GRID, o plano de cooperação IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid, diversos aspectos de repositórios de dados e de segurança em redes de computação Grid, e perspectivas da Iniciativa Europeia Grid, das redes europeias da próxima geração GEANT3 e FEDERICA, do projecto EGEE – Enabling Grids for E-sciencE e da PACE – Partnership for Advanced Computing in Europe, iniciativas em que Portugal participa através de várias instituições.



Workshop on Real Science, Reliable Knowledge, "Open Science" and Property Knowledge  - 29/09/2007

Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 1-2 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Real Science, Reliable Knowledge and the Complementarity of "Open Science" and Property Knowledge.

Documents:



Workshop Revisiting Polytechnic and Vocational Education  - 29/09/2007

Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 15-16 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Revisiting Polytechnic and Vocational Education – Looking at the complex nature of diversified higher education systems and their relation with new challenges in science and technology.




Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa"  - 29/09/2007

Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se de 8 a 10 de Outubro de 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa". Esta conferência reune muitos dos mais relevantes actores institucionais e da comunidade científica da Europa.

Esta Conferência é organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, com o apoio da Comissão Europeia, e tem por objectivo constituir um forum de debate em profundidade sobre o futuro da política de ciência e tecnologia na Europa.



Conferências e Reuniões Bilaterais com Centros de Investigação da Rússia e Ucrânia  - 29/09/2007

Realiza-se no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, de 1 a 4 de Outubro de 2007, um conjunto de conferência e reuniões bilaterais sobre actividades do International Science and Technology Center (ISTC) da Rússia e do Science and Technology Center in Ukraine (STCU). O programa deste evento, intitulado Approaching the CIS scientific community: ISTC and STCU meet the Portuguese business, technological and scientific players, inclui intervenções sobre oportunidades de cooperação em várias áreas, em que se incluem, entre outras: ciência de materiais, nanotecnologia, biochips, fotónica, soldadura e vibrações.



Conferência Mundial sobre Integridade da Investigação Científica  - 14/09/2007

Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se de 16 a 19 de Setembro de 2007, em Lisboa, a 1ª Conferência Mundial sobre Integridade na Investigação Científica – Promoção da Investigação Responsável, organizada pela European Science Foundation (ESF) e pelo US Office of Research Integrity (ORI) do Department of Health and Human Services, USA. A organização conta, em Portugal, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Pode ser encontrada mais informação nas páginas da ESF relativas a esta conferência.

Estão previstas no programa da conferência sessões em que são tratados, entre outros, temas como as políticas e estratégias para promover a integridade da investigação científica, a cultura científica e a formação para uma conduta responsável, e o papel de editores, financiadores e instituições de investigação na salvaguarda da integridade na investigação científica.



5ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 31/07/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 31 de Julho de 2007 pela 5ª vez desde que o programa foi iniciado há cerca de 4 meses, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como objectivo analisar os progressos do programa e decidir aspectos da sua evolução futura, nomeadamente relativos ao futuro Instituto Fraunhofer a instalar junto Universidade do Porto eà preparação dos programas temáticos de cooperação.

Participaram na reunião o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães,o Professor Pedro Guedes de Oliveira, o Doutor Georg Rosenfeld do gabinete da presidência da Fraunhofer Gesellschaft (FhG) e o Professor José Luis Encarnação, também da FhG. Também esteve presente o Dr. Torsten Nyncke da FhG.



Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal  - 20/07/2007

Logótipo da CMU – Carnegie Mellon UniversityNo dia 20 de Julho de 2007 reune-se o Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal, presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, João Sentieiro, e com as presenças do Presidente da CMU, Jared Cohon, do Presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da CMU, Pradeep Kosla, do Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, do Director do Programa na CMU, José Manuel Fonseca de Moura, e do Director do Programa em Portugal, Victor Barroso.



Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação  - 19/07/2007

 Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da UE, realiza-se em 19-20 de Julho de 2007 uma Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação, no contexto da intenção da Presidência Portuguesa da UE contribuir com um novo impulso para a Estratégia de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia, e reforçar esta temática na agenda Europeia, sete anos após o Conselho Europeu de Lisboa de Março de 2000 ter definido como objectivo estratégico para a próxima década "tornar-se no espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".  

O Conselho informal de Ministros da Competitividade na vertente Investigação vai debater a contribuição das políticas nacionais para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia a nível europeu. O Conselho propõe-se examinar algumas das metas de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia do ponto de vista dos Estados Membros.



YDreams instala-se em Austin, no Texas, apostando no Programa UT Austin – Portugal  - 12/07/2007

Logotipo da University of Texas at AustinA empresa de base tecnológica portuguesa YDreams decidiu instalar um novo centro de operações na cidade de Austin, nos Estados Unidos da América, de uma forma que vem reforçar o Programa UT Austin – Portugal assinado pelo Estado português e a Universidade do Texas em Austin no passado mês de Março, no âmbito das acções Parcerias para o Futuro.

Segundo o CEO da empresa, António Câmara, os escritórios em Austin serão um excelente ponto de partida para a consolidação da empresa no mercado norte-americano. “Austin é a capital mundial de videojogos, do cinema independente americano e apresenta uma grande concentração de empresas tecnológicas”.



2ª Reunião do Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal  - 11/07/2007

Logotipo da University of Texas at AustinO órgão de cúpula da gestão do Programa UT Austin – Portugal, o Conselho de Directores (Board of Directors), reúne pela 2ª vez no dia 10 de Julho de 2007, pouco mais de quatro meses desde o Lançamento do Programa UT Austin – Portugal, no dia 2 de Março de 2007. A reunião destina-se a analisar o progresso verificado em cada área (Conteúdos Digitais, Computação Avançada, Matemática, e estímulo a actividades de comercialização de ciência e tecnologia pelo UTEN – University Technology Enterprise Network), os planos para o segundo ano de actividades em cada uma destas áreas, a afiliação de empresas ao Programa, e a possível extensão do programa à nanotecnologia.

O Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e também integra o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o Vice-Presidente de Investigação e o Vice-Presidente Associado de Investigação da University of Texas at Austin, por designação do Presidente desta universidade, e os dois co-directores do Programa, em Portugal e na UT Austin.



Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais  - 11/07/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorDurante o período da Presidência Portuguesa da União Europeia, no 2º semestre de 2007, o Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior organiza uma série de workshops em tópicos emergentes das políticas de ciência e tecnologia e nos processos relacionados de mudanças sociais. Estas workshops têm como objectivo propor e debater novas formas fundamentadas para lidar com tópicos específicos que são enfrentados na definição de políticas, os quais muitas vezes requerem perspectivas multidisciplinares sobre as interacções e as ligações entre a ciência e tecnologia e a sociedade, assim como entre o ensino superior e os contextos sociais da investigação, inovação e empreendedorismo.

A língua de trabalho nestas workshops é o Inglês. Cada uma delas durará entre um dia a um dia e meio. Em cada uma das workshops será discutido um documento de políticas e um número seleccionado de artigos de investigação, os quais serão apresentados por oradores convidados. Cada apresentação será seguida de um período de discussão. Os participantes incluirão especialistas convidados do estrangeiro e pessoas de vários contextos nacionais. Os documentos de políticas e um número seleccionado dos artigos de investigação serão editados para publicação por uma editora internacional.



Assessment Workshop Harvard Medical School – Portugal  - 10/07/2007

Logotipo de Harvard Medical SchoolRealiza-se a 10-12 de Julho de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, uma workshop no âmbito do processo de avaliação de oportunidades para colaboração no âmbito do Programa Harvard – Portugal, com extensa participação de representantes de instituições portuguesas da área da medicina e das ciências biomédicas, e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a qual está ligada à componente de disponibilização pública de conteúdos digitais sobre saúde e investigação biomédica.

O programa da workshop foi preparado com o objectivo de clarificar possíveis objectivos e explorar alternativas de colaboração e da sua organização.



Instituto Fraunhofer Será Instalado no Porto  - 09/07/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal optou pela instalação do Instituto Fraunhofer junto à Universidade do Porto, na sequência da apreciação pela Fraunhofer Gesellschaft de propostas recebidas de várias universidades portuguesas que envolveu a visita e interacção directa com os respectivos responsáveis, dando mais um passo decisivo no processo de instalação em Portugal do primeiro Instituto Fraunhofer fora da Alemanha.

O Lançamento do Programa Fraunhofer - Portugal decorreu no dia 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, com a assinatura de um acordo entre a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FhG – Fraunhofer Gesellshafta sociedade que gere 56 laboratórios de investigação aplicada na Alemanha e é a maior organização de investigação aplicada na Europa.

 



Reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, União Europeia  - 06/07/2007

Realiza-se no dia 6 de Julho de 2007, no edifício do Conselho Europeu, em Bruxelas, a 315ª reunião do CREST – Scientific and Technical Research Committee, presidida pelo Director-Geral de Investigação da Comissão Europeia, José Silva Rodriguez, e com os Estados Membros também representados ao nível de Director-Geral. Devido a esta reunião ter lugar menos de duas semanas antes de uma Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação, um dos seus objectivos é avançar em aspectos da preparação técnica da Reunião Informal de Ministros.



Procura Pública de Director e Pessoal Qualificado para Centro/Instituto Fraunhofer em Portugal  - 06/07/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftA Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Sociedade Fraunhofer (FhG) assinaram em Portugal, a 18.04.2007, um acordo de cooperação científica e tecnológica. Este acordo inclui a instalação em Portugal de um Centro/Instituto Fraunhofer na área de Technologies Applications, Content and Services for Ambient Assisted Living, planeado para o final de 2007. O Centro/Instituto vai dedicar especial atenção ao desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços orientados para cidadãos menos qualificados, idosos e cidadãos com necessidades especiais, que normalmente não acompanham o desenvolvimento de novas tecnologias e as exigências da Sociedade de Informação e do Conhecimento emergente. No contexto da investigação aplicada para clientes industriais e governamentais, o Centro/Instituto vai desenvolver conceitos e tecnologias de informação e comunicação para Ambient Assisted Living.

Neste contexto, aceitam-se manifestações de interesse de pessoal qualificado para quadros técnicos e de administração do Centro/Instituto Fraunhofer em Portugal, incluindo para director(a) científico(a) do Centro /Instituto, cujo cargo será ocupado em acumulação com actividades docentes na área das tecnologias de informação e comunicação numa universidade portuguesa. No contexto da sua actividade universitária é esperado que o(a) director(a) do Centro/Instituto Fraunhofer esteja envolvido(a) tanto em investigação, como em actividades de ensino.



Workshop on High Tech Entrepreneurship: Implications for Science Policy and Education  - 04/07/2007

Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 5-6 de Julho de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on High Tech Entrepreneurship: Implications for Science Policy and Education.

Esta workshop é organizada conjuntamente com o Programa de Doutoramento em Mudança Tecnológica e Empreendorismo do Programa CMU-Portugal, um dos programas no âmbito da acção Parcerias para o Futuro.



Reunião do Conselho Europeu de Investigação  - 03/07/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da UE, o Conselho Europeu de Investigação (ERC – European Research Council) reune-se em Lisboa em 3-4 de Julho de 2007. Este primeiro evento oficial da Presidência em matéria de Ciência e Tecnologia, pelo que recebe um especial destaque, através da organização de uma sessão pública com o Conselho Científico do ERC e a comunidade científica portuguesa, no dia 3 de Julho, das 9 às 11 horas, no Centro Cultural de Belém, a qual conta com a presença e intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, e do Comissário para a Investigação, Janez Potočnik.

Documentos:



Conferência "RFID: Towards the internet of things", Berlim  - 25/06/2007

Logotipo da Presidência Alemã da UERealiza-se em 25-26 de Junho de 2007, em Berlim, no âmbito da Presidência Alemã da UE, a Conferência "RFID: Towards the internet of things", organizada em cooperação pelo Ministério Federal de Economia e Tecnologia e pelo Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha, e pela Comissão Europeia.

A conferência tem como background paper a publicação European Policy Outlook RFID  e conta com a participação do Secretário de Estado Parlamentar no Ministério Federal de Economia e Tecnologia, Peter Hintze, do Secretário de Estado no Ministério Federal de Economia e Tecnologia, Bernd Pfaffenbach, do Secretário de Estado no Ministério Federal do Interior, Johann Hahlen, do Director-Geral de Tecnologias Chave – Investigação e Inovação do Ministério Federal de Educação e Investigação, Wolf-Dieter Lukas, da Alemanha, do Chefe de Gabinete da Comissária Europeia da Sociedade da Informação e Media, Rudolf Strohmeier.



4ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 25/06/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 25 de Junho de 2007 pela 4ª vez desde que o programa foi iniciado há cerca de 2 meses, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião, que se realizou Fraunhofer Gesellschaft (FhG) em Munique, teve como objectivo analisar os progressos do programa e decidir aspectos da sua evolução futura, nomeadamente relativos ao futuro Instituto Fraunhofer a instalar em Portugal eà preparação dos programas temáticos de cooperação.

Participaram na reunião o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, o Professor pedro Guedes de Oliveira, o Vice-Presidente Sénior de Planeamento da Investigação da FhG, Ulrich Buller, o Doutor Georg Rosenfeld do gabinete da presidência da FhG, o ProfessorDieter Rombach e o Professor José Luis Encarnação, também da FhG. Também esteve presente o Dr. Torsten Nyncke da FhG. Os membros do Steering Committee também tiveram uma reunião com o Presidente da Fraunhofer Gesellschaft, Hans Jörg Bullinger.



3ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 05/06/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 5 de Junho de 2007 pela 3ª vez desde que o programa foi iniciado há menos de 2 meses, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como objectivo analisar aspectos da evolução futura do programa, nomeadamente relativos ao futuro Instituto Fraunhofer a instalar junto a uma universidade Portuguesa eà preparação dos programas temáticos de cooperação.

Entre outros assuntos, foram analisados aspectos jurídicos e da escolha da universidade e do Director do futuro Instituto Fraunhofer e de contactos com CEOs de empresas com áreas de actividade de interesse para o âmbito definido para o novo instituto, nomeadamente Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos (Technology, Applications and Services for Ambient Assisted Living).



1ª Conferência IBERGRID  - 13/05/2007

Logótipo da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação GridRealiza-se nos dias 14 a 16 de Maio de 2007, em Santiago de Compostela, Espanha, a 1ª Conferência no âmbito da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid. A IBERGRID foi criada por decisão conjunta dos governos de Espanha e Portugal na Cimeira Luso-Espanhola de Novembro de 2006 com o objectivo de integrar numa rede coerente as infraestruturas de Computação Grid dos dois países, amplificando a sua capacidade computacional e reforçando a cooperação das suas instituições e investigadores dos dois países com actividades nesta área. Como um dos instrumentos para intensificar a colaboração entre instituições e investigadores de Espanha e de Portugal com actividades na Computação Grid, foi decido promover a realização de uma série de conferências anuais, alternadamente em cada um dos países, iniciada com a presente conferência.



2ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 08/05/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se no dia 8 de Maio de 2007 pela 2ª vez desde que o programa foi iniciado há menos de 1 mês, a 18 de Abril de 2007, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião realizou-se em Darmstadt no Instituto Fraunhofer para Investigação em Computação Gráfica (IGD) e teve como objectivo analisar aspectos da evolução futura do programa, nomeadamente relativos ao futuro Instituto Fraunhofer a instalar junto a uma universidade Portuguesa eà preparação dos programas temáticos de cooperação. Entre outros assuntos, foram analisados aspectos jurídicos, modelos de financiamento, a escolha da universidade e do Director do futuro Instituto Fraunhofer, e a preparação de contactos com empresas em Portugal.

Participaram na reunião o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, o Professor Pedro Guedes de Oliveira, o Vice-Presidente Sénior de Planeamento da Investigação da FhG, Ulrich Buller, oProfessorDieter Rombach, o Doutor Georg Rosenfeld do gabinete da presidência da FhG, e o Professor José Luis Encarnação, também da FhG. Também esteve presente o Dr. Torsten Nyncke da FhG.



2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal  - 24/04/2007

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reuniu-se no dia 24 de Abril de 2007 pela 2ª vez desde que este Programa foi iniciado a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principais objectivos analisar o plano de actividades para o 2º ano do Programa.



Forum de Directores Nacionais de ICT e Evento de Alto Nível sobre I&D em TIC e Globalização, Berlim  - 23/04/2007

Logotipo da Presidência Alemã da UERealiza-se no dia 23 de Abril de 2007, em Berlim, no âmbito da Presidência Alemã da UE, uma reunião do Forum de Directores Nacionais de ICT (National ICT Directors Forum) em que os Estados Membros da UE e países associados ao Programa Quadro de Investigação da UE são representados ao nível de Directores-Gerais responsáveis por investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Portugal é representado no Forum de Directores Nacionais de ICT pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



1ª Reunião do Steering Committee do Programa Fraunhofer-Portugal  - 18/04/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftO Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal reuniu-se pela 1ª vez no dia 18 de Abril de 2007 imediatamente a seguir à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fraunhofer Gesellschaft (FhG), a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que estabeleceu o início do Programa Fraunhofer-Portugal, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como objectivo analisar aspectos gerais de organização dos trabalhos e realizou-se no INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Participaram na reunião o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, o Professor Pedro Guedes de Oliveira, o Vice-Presidente Sénior de Planeamento da Investigação da FhG, Ulrich Buller, oProfessorDieter Rombach, o Doutor Georg Rosenfeld do gabinete da presidência da FhG, e o Professor José Luis Encarnação, também da FhG. Também esteve presente o Dr. Torsten Nyncke da FhG.



Lançamento do Programa Harvard – Portugal  - 15/04/2007

Harvard Medical School No dia 16 de Abril de 2007, numa sessão com início às 12 horas que se realiza no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, é assinado com a Harvard Medical School um acordo cujo objectivo principal é estimular a internacionalização e a cooperação entre as faculdades de medicina e os principais laboratórios e centros de investigação nacionais em ciências biomédicas.

O acordo está especificamente orientado para a produção e divulgação de conteúdos médicos, designadamente para estudantes, docentes e investigadores de medicina, mas também para médicos e profissionais de saúde e para o público em geral, aspecto em que a Harvard Medical School tem uma experiência de destaque a nível mundial, com o objectivo de promover a divulgação desses conteúdos em língua portuguesa.



Lançamento do Programa Fraunhofer - Portugal  - 15/04/2007

Logotipo da FhG – Fraunhofer GesellschaftNo dia 18 de Abril de 2007, numa cerimónia que decorre das 11h45 às 13h na Alfândega do Porto, é assinado entre a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FhG – Fraunhofer Gesellshafta sociedade que gere 56 laboratórios de investigação aplicada na Alemanha e é a maior organização de investigação aplicada na Europa –um acordo de colaboração a longo prazo focada em tecnologias emergentes, explorando interesses mútuos em ciência e tecnologia orientada para o bem-estar social, o crescimento económico e a qualidade de vida. As áreas em que se foca esta colaboração foram identificadas com base numa avaliação preliminar de oportunidades que decorreu durante 2006, e incluem tecnologias de informação e comunicação, biotecnologia, nanotecnologia, engenharia de produção avançada, e logística.

O objectivo central do acordo é estabelecer um quadro para a cooperação contínua e sistemática entre os Institutos Fraunhofer e as instituições de I&D em Portugal, e instalar, a curto prazo, um Instituto Fraunhofer em Portugal dedicado à investigação aplicada em "Tecnologia, Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos" ("Technology, Applications and Services for Ambient Assisted Living"). Este instituto será o primeiro Instituto Fraunhofer a ser instalado fora da Alemanha.



1ª Reunião do Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal  - 02/03/2007

Logotipo da University of Texas at AustinO órgão de cúpula da gestão do Programa UT Austin – Portugal, o Conselho de Directores (Board of Directors), reúne pela 1ª vez no próprio dia (2 de Março de 2007) do Lançamento do Programa UT Austin – Portugal. A reunião destina-se a estabelecer os procedimentos de funcionamento deste conselho, nomear o Conselho Externo de Avaliação (External Review Committee) do Programa e discutir a concretização das primeiras iniciativas, nomeadamente no âmbito de programas de pós-graduação, de transferência de tecnologia e de I&D empresarial.

O Conselho de Directores do Programa UT Austin – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e também integra o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o Vice-Presidente de Investigação e o Vice-Presidente Associado de Investigação da University of Texas at Austin, por designação do Presidente desta universidade, e os dois co-directores do Programa, em Portugal e na UT Austin.



Lançamento do Programa UT Austin – Portugal  - 02/03/2007

Logotipo da University of Texas at Austin Foram assinados, no dia 2 de Março de 2007, em cerimónia realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada, os acordos relativos ao Programa UT Austin – Portugal, no âmbito das acções que o Governo está a desenvolver para o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica com instituições de reconhecido mérito internacional, de uma forma que venha potenciar projectos inovadores que contribuam efectivamente para reforçar a capacidade científica e de formação avançada em Portugal.

O Programa UT Austin – Portugal, envolve a criação conjunta de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes (International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab), incluindo ainda o estabelecimento de uma rede para estimular actividades de comercialização de ciência e tecnologia (University Technology Enterprise Network, UTEN).



Seminário Creative Commons na Sociedade do Conhecimento: O Impacto dos Primeiros 4 Anos  - 15/12/2006

Logotipo Creative CommonsA UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (FCEE-Católica) e a  INTELI - Inteligência em Inovação a organizam no dia 15 de Dezembro de 2006, das 9h às 13h, na FCEE-Católica, um seminário intitulado "Creative Commons na Sociedade do Conhecimento: O impacto dos primeiros 4 anos" cujo programa  tem como objectivo celebrar o 4º aniversário das Licenças Creative Commons e discutir os novos desafios da protecção da propriedade intelectual.



Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia  - 26/11/2006

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology InstituteFoi aprovada na reunião de Conselho de Ministros de 23 de Novembro de 2006 a criação da Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), como associação privada sem fins lucrativos de utilidade pública, e também foram aprovados os respectivos estatutos. Os associados são, do lado de Portugal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e, do lado de Espanha, o Ministério da Educação e Ciência, representado pela sua Secretaria-Geral de Politica Científica e Tecnológica.

Esta Comissão Instaladora tem como objectivo o desenvolvimento de todas as acções complementares, pelo tempo necessário à instalação do INL, cabendo-lhe, designadamente, o lançamento de concursos internacionais de concepção e/ou construção das instalações, a contratação de pessoal científico e administrativo, bem como a preparação e execução do programa de actividades científicas, até à entrada em funcionamento do INL.



Creative Commons Chegam a Portugal  - 13/11/2006

Logotipo Creative CommonsA versão Portuguesa das Licenças Creative Commons é lançada no dia 13 de Novembro de 2006 pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, em parceria com a FCEE-UCP – Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a INTELI – Inteligência em Inovação. Este lançamento segue-se a um período de trabalho prévio com a iCommons, a entidade que internacionalmente gere estas licenças, que começou há pouco mais de seis meses e envolveu a tradução das licenças e a sua adaptação para o quadro jurídico português, um período de consulta pública, e finalmente a disponibilização destas licenças em Portugal.



Projectos de I&D na área da Computação GRID  - 07/11/2006

GRIDNo âmbito da Iniciativa Nacional GRID, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou o edital de um concurso para projectos de I&D em Computação GRID e para projectos de demonstração e aplicação da Computação GRID, o qual está aberto de 1 de Novembro a 15 de Dezembro.





Jornada INGRID’06 – 11 Nov 2006  - 07/11/2006

Logotipo InGRID'06A propósito da abertura do 1º concurso no âmbito da Iniciativa Nacional GRID, realiza-se no dia 11 de Novembro de 2006, das 8:00 às 18:15, no Auditório da Escola de Ciências, Campus de Gualtar da Universidade do Minho, Braga, a Jornada INGRID’06. Podem ser obtidas informações e realizadas inscrições nas correspondentes páginas na Internet. A jornada, da iniciativa da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e contando com a colaboração da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o apoio da Universidade do Minho, tem como objectivo contribuir para facilitar preparação de candidaturas ao referido concurso pela comunidade científica e tecnológica, e transmitir informações sobre oportunidades desta área no VII Programa Quadro de Investigação da União Europeia.



Lançamento do Programa CMU – Portugal  - 27/10/2006

Logotipo da CMU – Carnegie Mellon UniversityFoi hoje assinado hoje, 27 de Outubro de 2006, no Pavilhão de Exposições de Aveiro, no âmbito das acções Parcerias para o Futuro, o acordo que estabelece o programa de colaboração entre Portugal e a CMU – Carnegie Mellon University. Este programa assenta numa reciprocidade que vai permitir conferir graus duplos: “Mestrados Executivos” (Professional/Executive Masters) ou Doutoramentos concluídos em Portugal no âmbito do programa conferem graus idênticos na CMU, e vice-versa. É a primeira vez que a CMU acorda a atribuição de graus duplos com outras universidades.



Lançamento do Programa MIT – Portugal  - 11/10/2006

Logotipo da MIT – Massachusets Institute of Technology O MIT – Massachusetts Institute of Technology e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal anunciaram hoje, 11 de Outubro de 2006, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, os planos para o início de uma colaboração a longo prazo, no âmbito das acções Parcerias para o Futuro, com vista a alargar significativamente a investigação e o ensino da engenharia e gestão nas principais universidades portuguesas.

Esta iniciativa de longo alcance será a mais abrangente do seu tipo alguma vez levada a cabo pelo Governo português e irá envolver professores, investigadores e alunos de um consórcio de faculdades de engenharia, ciências e tecnologia, economia e gestão em sete estabelecimentos de ensino superior em Portugal, juntamente com um grande número de Unidades de Investigação, Laboratórios Associados e Laboratórios do Estado.



1ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal  - 11/10/2006

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reuniu-se pela 1ª vez no próprio dia em que o Programa foi iniciado, a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principais objectivos estabelecer a organização do funcionamento do Conselho e aspectos operacionais do Programa, e preparar a constituição do Conselho Externo de Avaliação do Programa e do início das primeiras actividades educacionais, de investigação e de ligação empresarial do Programa.



Aplicação das licenças Creative Commons em Portugal  - 09/09/2006

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em colaboração com a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa  e a INTELI – Inteligência em Inovação iniciaram em Março de 2006 o processo de aplicação das licenças Creative Commons em Portugal. Estas licenças permitem a partilha aberta de conhecimento e obras pelos seus autores de uma forma eficaz e muito flexível. Uma tradução preliminar das licenças para Português e respectiva adaptação à legislação Portuguesa foi aprovada pela iCommons  que se realizou no Rio de Janeiro entre 23 e 25 de Junho de 2006. A versão das licenças em Português encontra-se disponível para discussão pública na página da Creative Commons para Portugal na Internet. Terminada esta discussão, proceder-se-á às alterações necessárias para aprovar a versão final junto da iCommons, após o que será lançada a respectiva versão em Portugal.



Lançamento da Iniciativa Nacional GRID  - 22/06/2006

GRIDO Lançamento da Iniciativa Nacional GRID terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 29 de Abril de 2006, entre as 15h e as 18h30, numa sessão presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A preparação e organização desta sessão e iniciativa estão a cargo da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento.

O programa da sessão envolve intervenções de oradores convidados, nomeadamente da Comissão Europeia, do CERN e de centros de investigação e computação GRID da Espanha, que falarão da visão da Comissão Europeia sobre a Computação GRID e sobre vários projectos europeus nesta área, incluindo projectos de infra-estruturas, científicos e de imageologia médica. O ponto da situação e a evolução da Computação GRID em Portugal e de projectos de cooperação internacional na área serão objecto de intervenções de oradores e de um painel-debate de investigadores e empresas de vários pontos do país.



Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal  - 29/03/2006

Logotipo da iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de PortugalO Governo lançou em 29 de Março de 2006, através de uma intervenção do Primeiro-Ministro na Assembleia da República, a iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

Com metas ambiciosas já para 2009, esta iniciativa adopta as seguintes cinco grandes orientações:

  • Apostar no conhecimento científico e na competência científica e técnica, medidos ao mais alto nível internacional.
  • Apostar nos Recursos Humanos e na Cultura Científica e Tecnológica.
  • Apostar nas Instituições de I&D, públicas e privadas, no seu reforço, responsabilidade, organização e insfraestruturação em rede.
  • Apostar na Internacionalização, na Exigência e na Avaliação.
  • Apostar na Valorização económica da Investigação.


Início da Preparação do Programa UT Austin – Portugal  - 22/03/2006

Logotipo da University of Texas at Austin Foram hoje lançadas, em cerimónia realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica, Almada, no âmbito das acções Parcerias para o Futuro, as bases de um processo de colaboração com a University of Texas at Austin, uma das maiores e mais prestigiadas universidades estatais dos EUA, com ênfase na produção e difusão de conteúdos digitais e multimédia.

O Instituto IC2 – Innovation, Creativity and Capital, e o College of Communication serão as principais unidades da Universidade do Texas em Austin a catalisar a colaboração pretendida, sem prejuízo do envolvimento de outros institutos e departamentos, sempre que seja considerado oportuno.



Início da Preparação do Programa CMU – Portugal  - 10/03/2006

Logotipo da CMU – Carnegie Mellon University No âmbito do Forum para a Sociedade da Informação, organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em Aveiro, no dia 10 de Março de 2006, é assinado o acordo entre o Estado português e a CMU – Carnegie Mellon University relativo à preparação do processo de colaboração com esta universidades, no âmbito da estratégia de internacionalização do sistema científico e tecnológico e de ensino superior planeada no Plano Tecnológico e estruturada nas acções Parcerias para o Futuro. Este novo processo de colaboração permitirá estabelecer relações institucionais com a CMU em áreas relacionadas com o desenvolvimento de sistemas e redes de informação, incluindo aspectos de segurança e o desenvolvimento de engenharia de software.



Acordo de disponibilização de software de código aberto  - 10/03/2006

No Forum para a Sociedade da Informação, que se realizou em Aveiro no dia 10 de Março de 2006, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a empresa Sun Microsystems assinaram um protocolo de cooperação para a disponibilização gratuita de software de código aberto (open source) a investigadores, professores, alunos e funcionários do Estado que realizem qualquer actividade relacionada com a docência, investigação e desenvolvimento em tecnologias de informação.



Início da Preparação do Programa MIT – Portugal  - 25/02/2006

Logotipo da MIT – Massachusets Institute of Technology É assinado hoje, 25 de Fevereiro de 2006, no CCB – Centro Cultural de Belém, Lisboa, um acordo com o MIT – Massachusetts Institute of Technology formalizando o início de um processo de colaboração, em que se procederá à identificação e selecção de programas e instituições que em Portugal melhor poderão potenciar as relações bilaterais pretendidas. O acordo é assinado entre o Chanceler do MIT, Phil Clay, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, na presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates.



Novo portal B-ON - Biblioteca do Conhecimento online - Melhorar a ergonomia e usabilidade e introduzir novas funcionalidades  - 28/09/2005

b-onFoi hoje disponibilizado à comunidade académica e científica nacional o novo portal da Biblioteca do Conhecimento Online, que apresenta uma melhor  ergonomia e usabilidade.

O portal, disponível desde Abril de 2004, tem agora novas e mais importantes funcionalidades. É mais simples os utilizadores encontrarem o que procuram no vasto conjunto de conteúdos que a b-on disponibiliza: mais de 16000 títulos em texto integral e bases de dados referenciais.

Para além das funcionalidades-base já disponíveis na antiga versão, como o motor de pesquisa federada, o interface unificado de pesquisa e área pessoal, estão agora disponíveis diferentes tipos de interfaces de pesquisa para vários perfis de utilizador (principiante, regular ou perito) com interfaces de pesquisa, navegação e apresentação de resultados ergonómicos; lista A-Z por tipo de instituição (regular ou hospitalar) e a fundamental ajuda de contexto.


Serviços Públicos


voto  - 16/10/2008

Modelo das Eleições

Custo Total em 10 anos (milhões €)

Custo de cada Eleição por Eleitor Registado (€)

Acréscimo em Relação a Eleições Tradicionais (%)

Eleições Tradicionais

82

1,1

-

Eleições Tradicionais acrescidas de caderno eleitoral electrónico

135

1,7

65%

Eleições com votação electrónica em todas as assembleias de voto e c/ economia de papel

340

3,9

315%

Eleições com votação electrónica em todas as assembleias de voto e s/ ecnomia de papel*

346

4,0

322%



Registo de Patentes Online  - 24/09/2007

No dia 24 de Setembro de 2007 passou a ser possível solicitar registo de patentes pela Internet, no sítio do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial na Internet. Este serviço facilita a vida aos cidadãos e às empresas, já que evita deslocações e beneficiam de uma redução de custos de 50%.



Serviços Online Disponibilizados a Empresas Tiveram Grande Impacto  - 24/09/2007

Foram criadas pela Internet 540 empresas desde que este serviço foi disponibilizado a 30 de Junho de 2006, verificando-se agora uma média de duas empresas por dia criadas pela Internet.



Portugal sobe a 3º e 4º no Ranking Europeu de Serviços Públicos Online  - 20/09/2007

Logótipos das iniciativas i2010 e Ligar PortugalSubidas de Portugal no Ranking de Sofisticação da Disponibilização Online de Serviços Públicos, de 2006 para 2007:
- De 12º para 4º nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suiça,
- De 11º para 4º na UE27,
- De 9º para 2º na UE15,
ultrapassando Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Irlanda, Noruega, Reino Unido e Suécia.


As subidas de Portugal no Ranking de Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos, de 2006 para 2007, foram também grandes:
- De 11º para 3º nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suiça,
- De 10º para 3º na UE27,
- De 7º para 2º na UE15,
ultrapassando Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Noruega, Reino Unido e Suécia.



Publicado o Relatório de Progresso da Administração Pública Electrónica na UE  - 19/09/2007

O relatório eGovernment Progress in EU27+ - Reaping the benefits foi publicado no dia 19 de Setembro de 2007, na Conferência Ministerial de Administração Pública Electrónica que se realizou em Lisboa de 19 a 21 de Setembro de 2007 e contou com a presença de 22 Ministros com a pasta da Administração Pública electrónica em vários países Europeus.



Conferência Ministerial de Administração Pública Electrónica  - 15/09/2007

Logótipo da 4ª Conferência Ministerial de Administração Pública ElectrónicaNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se nos dias 19 a 21 de Setembro de 2007, em Lisboa, a 4ª Conferência Ministerial de Administração Pública Electrónica (4th Ministerial eGovernment Conference), organizada pela Presidência do Conselho de Ministros, pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, e pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em conjunto com a Comissão Europeia.

Esta conferência é subordinada ao tema "Colher os Benefícios da Administração Pública Electrónica" ("Reaping the Benefits of eGovernment") e tem os seguintes quatro temas principais:

  • Melhores Serviços Públicos para Crescimento e Emprego
  • Participação e Transparência
  • Impacto Social e Coesão
  • Administração Eficiente e Eficaz.


Registo de Compra e Venda de Automóvel Online  - 04/09/2007

Logótipo do Automóvel OnlineNo dia 4 de Setembro de 2007 passou a ser possível solicitar o registo de compra e venda de automóvel pela Internet, assim como fazer o pagamento desse registo.

A realização da transferência exige a autenticação do comprador e do vendedor no sítio Automóvel Online, onde é solicitado e confirmado o registo, com base em certificados de assinaturas electrónicas.



Portugal Ajuda Novos Países da UE a Integrarem o Espaço Schengen em 2007  - 01/09/2007

O Conselho Europeu e o Programa de Haia estabeleceram o objectivo político de assegurar a possibilidade de adesão dos novos Estados Membros (EM) da UE25 ao Espaço Schengen até Outubro de 2007. O Espaço Schengen, onde está assegurada a livre circulação de pessoas sem controlo nas fronteiras entre EM, abrange presentemente todos os países da UE15 excepto Irlanda e Reino Unido, mas também inclui a Islândia e a Noruega que não pertencem à UE. 



Redução de Custos de Comunicações no Ministério do Ambiente  - 20/07/2007

A contratação do Serviço Móvel Terrestre de Voz e Dados GPRS para a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, iniciada com um concurso anunciado em Setembro de 2006, foi concluída a 14 de Junho de 2007 com a assinatura do respectivo contrato com a OPTIMUS – Telecomunicações, SA.



Conferência de Imprensa sobre a 4ª Conferência Ministerial de Administração Pública Electrónica  - 09/07/2007

Realiza-se no dia 9 de Julho de 2007, às 11 horas, na Presidência do Conselho de Ministros, uma conferência de imprensa a propósito da Conferência Ministerial de Administração Pública Electrónica (4th Ministerial eGovernment Conference) que se realiza em 19-21 de Setembro de 2007, com a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel leitão Marques, e o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães.



Informação Empresarial Simplificada  - 02/05/2007

IESNo dia 30 de Abril de 2007, foi apresentada a IES – Informação Empresarial Simplificada, com o início da possibilidade de apresentação numa declaração electrónica única, transmitida pela Internet, de quatro informações que tinham de ser prestadas a quatro entidades distintas: a declaração anual de informação contabilística e fiscal a entregar à Administração Fiscal, o registo da prestação de contas a entregar nas Conservatórias do Registo Comercial, e as informações para efeitos estatísticos destinadas ao INE e ao Banco de Portugal. Deixaram, assim, de ser necessárias deslocações das empresas às instalações dessas entidades, reduziram-se os próprios custos de registo de prestação de contas e eliminou-se a entrega de documentos em papel, ao mesmo tempo que se aumentou o rigor, a coerência e a transparência das informações prestadas.



Lançamento do Cartão de Cidadão  - 15/02/2007

Cartão de CidadãoO novo documento de identificação dos portugueses, o Cartão de Cidadão, foi oficialmente apresentado no dia 14 de Fevereiro, quarta-feira, no Teatro Faialense, na cidade da Horta. O Cartão fica disponível, numa primeira fase, aos cidadãos da ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores, prevendo-se a sua expansão a todo o país até 2008.

Este novo documento integra vários elementos de segurança física e inclui também a autenticação electrónica por assinatura digital qualificada Substitui o Bilhete de Identidade, o Cartão do Contribuinte, o Cartão da Segurança Social, o Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde e, assim que revista a Lei do Sistema Eleitoral, o Cartão de Eleitor.



Obtenção de Registo de Marca pela Internet  - 23/12/2006

Logotipo Registo Online
No dia 22 de Dezembro de 2006, realizou-se no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o lançamento do Registo de Marca Online, em cerimónia com a presença do Ministro da Justiça, do Secretário de Estado da Justiça e do Secretário de Estado Adjunto, da Economia e da Inovação.

Passou a ser possível pedir pela Internet, em http://www.inpi.pt/,o registo de marcas, certidões de marcas e renovações de registos de marcas. Por ano, há cerca de 35 mil actos destes tipos, os quais correspondem a cerca de 70% do total de actos realizados no INPI.



Disponibilização do Registo Comercial Online e da Certidão Permanente  - 20/12/2006

No dia 20 de Dezembro de 2006, realizou-se na Conservatória do registo Comercial, Av. Fontes Pereira de Melo 7, Lisboa, o lançamento do registo Comercial Online e da Certidão Permanente, em cerimónia que contou com a presença do Ministro da Justiça, do Secretário de Estado da Justiça e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.



Empresa Online - Portal da Empresa  - 30/06/2006

Empresa On-lineA partir de 30 de Junho de 2006 passa a ser possível em Portugal a criação de empresas pela Internet e é dado o primeiro passo do Portal da Empresa. O lançamento destes serviços decorreu numa sessão em que participaram o Primeiro-Ministro, o Ministro da Justiça e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL/Junqueira), onde foi constituída a primeira empresa criada pela Internet.

As sociedades comerciais por quotas, sociedades anónimas e sociedades civis sob forma comercial podem agora ser constituídas através da Internet, com a utilização de certificados de assinaturas electrónicas. Estas assinaturas estarão disponíveis para todas as pessoas no Cartão de Cidadão que será distribuído a partir de 2006 substituindo o bilhete de identidade tradicional e outras formas de identificação perante a administração pública. Contudo, já a partir de agora as pessoas que disponham ou adquiram um certificado de assinatura electrónica avançada podem proceder à constituição de uma empresa na Internet. Em alternativa é possível recorrer aos serviços de advogados, solicitadores e notários que já dispõem de assinaturas electrónicas avançadas e podem ter poderes de representação para a constituição de empresas. Deixam, assim, de ser necessárias deslocações a serviços públicos para a criação de sociedades e os interessados podem estar em diferentes locais.



Portugal Sobe no Ranking Europeu de Disponibilização Online de Serviços Públicos  - 29/06/2006

Logótipos das iniciativas i2010 e Ligar Portugal

Subidas de Portugal no Ranking de Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos, de Out. 2004 para Abr. 2006:

- De 15º para 11º nos 28 países da UE25 + Noruega, Islândia e Suiça,
- De 13º para 10º na UE25,
- De 11º para 7º na UE15,
ultrapassando Alemanha, Espanha, Irlanda, Islândia e Itália.
Os valores de Portugal são agora superiores à média dos países em todos os grupos considerados.



Cartão de Cidadão  - 08/03/2006

Decorreu no dia 8 de Março de 2006, no Centro de Congressos de Lisboa, a sessão de apresentação da Prova de Conceito do Projecto Cartão de Cidadão. Esta sessão, presidida por Sua Excelência o Primeiro Ministro, contou com a presença de outros membros do Governo, responsáveis de organismos públicos e de empresas que participaram na Prova de Conceito.



Workshop "e-Government in Canada: Best Practices"  - 28/01/2006

No dia 8-02-2006, entre as 10h e as 12h30 realiza-se no INA - Instituto Nacional de Administração, IP, a  Workshop "e-Government in Canada: Best Practices" em que é oradora principal Christine Desloges, Directora-Geral da Government On-Line Initiative do Canadá. Este evento é uma iniciativa conjunta da UCMA - Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, do INA e da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Leilão on-line para aquisição de equipamento informático para 23 organismos de 7 ministérios  - 10/08/2005

No âmbito do Programa Nacional de Compras Electrónicas, coordenado pela UMIC - Agência para a Sociedade de Informação, IP, realizou-se na manhã de 9 de Agosto de 2005, no Palácio de Penafiel, um leilão através da Internet para a aquisição de equipamento informático para 23 organismos de 7 ministérios e três empresas públicas.  


Observação e Benchmarking


Utilização de Tecnologias de Informação na Administração Pública 2007  - 18/12/2007

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoTodos os organismos da Administração Pública Central dispõem de ligação à Internet, 87% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 63% dos organismos tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.

Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública Central, tiveram aumentos particularmente elevados de 2006 para 2007 as de Comunicação Externa com Cidadãos (a percentagem de organismos com esta actividade mais do que duplicou atingindo agora 60%), de Comunicação Externa com Empresas (aumentou 71% atingindo agora 65%), e de Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais do que triplicou atingindo agora 60%).



Novos Dados de Inquéritos sobre a Sociedade da Informação em Portugal 2007  - 17/12/2007

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoÉ hoje, 17 de Dezembro de 2007, publicada na Internet a actualização da compilação de dados sobre a Sociedade da Informação em Portugal (Apresentação e Síntese dos Principais Resultados, (i) Comunicações Electrónicas, (ii) População e TIC, (iii) Administração Pública Electrónica, (iv) Educação e a Formação em TIC, (v) TIC nos Hospitais, (vi) Economia Digital) obtidos em vários inquéritos de 2007 da responsabilidade de entidades públicas, a maioria de periodicidade anual, cuja publicação integrada foi iniciada há um ano. Os dados publicados incluem séries cronológicas desde o início da fase sistemática dos respectivos inquéritos, e benchmarkings de vários indicadores no âmbito da União Europeia baseados em dados do EUROSTAT. Inclui-se a seguir, nesta notícia, um resumo dos principais resultados.



Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas 2007  - 06/12/2007

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento90% do conjunto das pequenas, médias e grandes empresas têm acesso à Internet, e 77% em banda larga. Estes números sobem para 98% e 89% para médias empresas, e para 100% e 97% para grandes empresas. Nas empresas do sector financeiro o acesso à Internet é de 99% e em banda larga 95%.

Nos sectores da Construção e do Comércio, o aumento das empresas com ligação em banda larga de 2006 para 2007 foi de 33%, e o aumento da percentagem de empresas de Construção com presença na Internet foi de 80%.

73% do conjunto das pequenas, médias e grandes empresas utilizam a Internet para interagirem com o Estado, o que corresponde a um aumento de 20% de 2006 para 2007. No sector financeiro, a utilização da Internet para interacção com o Estado sobe para 95%.

66% do conjunto das pequenas, médias e grandes empresas de todos os sectores menos o financeiro preenchem e enviam formulários online para o Estado, o que põe Portugal no 3º lugar da UE27 neste indicador, logo depois da Finlândia e da Irlanda, e muito acima da média da UE27 que é 43%. No sector financeiro, o valor deste indicador sobe para 92%.

Foi publicada ontem, dia 4 de Dezembro de 2007, pelo INE – Instituto Nacional de Estatística uma informação à comunicação social sobre o Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Empresas em 2007, realizado em colaboração entre esse instituto e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Este inquérito, que se realiza anualmente e segue as recomendações metodológicas do Eurostat, reporta-se a dados do 1º trimestre de 2007.



Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação pelas Famílias 2007  - 05/12/2007

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento

90%, 81% e 24% das pessoas com, respectivamente, educação superior, secundária, e de 9º ano ou inferior, utilizam Internet. Portugal ocupa nestes indicadores, respectivamente o 7º, 5º e 21º lugar na UE, nos dois primeiros casos apenas junto aos países nórdicos, Holanda, Luxemburgo, França e Reino Unido.

97% e 99% dos estudantes usam, respectivamente, Internet e computador. Portugal ocupa nestes indicadores, respectivamente, o 8ª e o 4ª lugar na UE. São sinais de uma eficaz introdução de Internet e computadores nas escolas.

77% dos agregados familiares com Internet estão ligados em banda larga. Os agregados familiares com banda larga cresceram 27% no último ano.



Dados da Utilização das TIC nas Empresas  - 27/12/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento98% das grandes empresas, 90% das médias empresas e 62% das pequenas empresas estão ligadas à Internet em Banda Larga, ocupando Portugal respectivamente o 3º (com outros quatro países), 10º e 17º lugares no ranking da UE25.

100% das grandes empresas e 99% das médias empresas utilizam computador e têm ligação à Internet. Nas pequenas empresas, 94% utilizam computador e 80% têm ligação á Internet.

Os primeiros resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas – 2006, realizado pelo INE – Instituto Nacional de Estatística com a colaboração da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, foram publicados em informação à comunicação social do INE no dia 22 de Dezembro de 2006.



Administração Pública Aposta na Banda Larga  - 11/12/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento32% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central com ligações em banda larga superiores a 2 Mbps.

50% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central que fornecem serviços online com recurso a informação e funcionalidades residentes em bases de dados de outros organismos.



Seminário Observar a Sociedade da Informação em Portugal: Estado da Arte  - 10/12/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoA utilização de computadores pela população com nível educacional secundário e superior é das mais elevadas da UE25, respectivamente 87% e 91%.

A utilização de Internet pela população com nível educacional secundário e superior é das mais elevadas da UE25, respectivamente 80% e 87%. 



Utilização de TIC pelas Famílias 2006  - 10/11/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento68% dos agregados familiares com Internet estão ligados em banda larga
Portugal ultrapassa a Itália e a Irlanda em banda larga nos agregados familiares

Foi publicada ontem, 9 de Novembro de 2006, pelo INE – Instituto Nacional de Estatística uma informação à comunicação social sobre o Inquérito à Utilização das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas Famílias para 2006, realizado em colaboração entre esse instituto e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. Este inquérito, que se realiza anualmente e segue as recomendações metodológicas do Eurostat, reporta-se a dados do 1º trimestre de 2006.



Portugal Sobe 3 Lugares em Ranking Mundial de Utilização das TIC  - 28/03/2006

A Lusa publicou a notícia seguinte:

Genebra, 28 Mar (Lusa) – Portugal ocupa a 27ª posição no ranking mundial da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em 2005, subindo três lugares em relação a 2004, segundo um relatório hoje divulgado pelo Forum Económico Mundial.



Administração Pública aposta na Banda Larga  - 09/03/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento100% dos organismos da administração central dispõem de ligação à Internet, dos quais 85% em banda larga.

100% das Câmaras Municipais dispõem de ligação à Internet, das quais 95% em banda larga.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP publica hoje, 8 de Março de 2006, dados sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos organismos da administração pública central e nas câmaras municipais em 2005, obtidos através de dois inquéritos: um dirigido à Administração Pública Central e outro às Câmaras Municipais.



Utilização de TIC em empresas  - 11/01/2006

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoEncontram-se disponíveis os Resultados do Inquérito à Utilização das TIC nas Empresas de 2005, realizado pelo INE - Instituto Nacional de Estatística em conjunto com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

Também estão disponíveis os Resultados do Inquérito à Utilização das TIC nas Empresas do Sector Financeiro de 2005, e os Resultados do Inquérito à Utilização das TIC nas Micro Empresas de 2005.



Portais de Saúde Mais Consultados em 2005 do que Rádios e TV online  - 13/12/2005

O Diário de Notícias publicou a notícia seguinte:

No primeiro trimestre de 2005, 31,3% dos utilizadores da Internet pesquisaram informações sobre saúde.



Europa Enfrenta Divisão Digital Agravada pela Idade, Rendimento e Educação  - 11/11/2005

O TekSapo publicou a notícia seguinte:

A maioria dos europeus que utiliza a Internet são jovens (85 por cento) quando comparados com uma minoria de adultos que têm mais de 55 anos (13 por cento). O rendimento e a educação são outros dos factores que determinam o uso da Internet entre os europeus. Os dados são de um estudo do EuroStat que analisou 25 países da União Europeia entre Abril e Junho de 2004, concluindo que existe uma "divisão digital" na Europa.



Portugal é o País da UE com Maior Disparidade na Utilização da Internet  - 11/10/2005

A Lusa publicou a notícia seguinte:

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde se regista uma maior disparidade na utilização da Internet em função das habilitações dos utilizadores, segundo um estudo do Eurostat divulgado hoje em Bruxelas. No primeiro trimestre de 2004, apenas 14 por cento dos portugueses que não completaram o 12º ano acederam à rede, enquanto 84 por cento das pessoas com nível de instrução superior utilizaram a Internet - registando-se uma diferença de 70 pontos percentuais, a maior de toda a UE, cuja média se encontra nos 52 pontos.



Banda Larga em Portugal Atingirá 50% dos Lares em 2010  - 11/10/2005

O Diário Digital publicou a notícia seguinte:

A banda larga em Portugal evidencia uma das taxas de penetração mais baixas da Europa. No entanto, mesmo que se mantenham os actuais constrangimentos que determinam um crescimento lento, a penetração pode atingir 50% do mercado em 2010, diz um estudo da Arthur D. Little, divulgado pela Autoridade da Concorrência (AdC) esta terça-feira.



Televisão por Cabo Atinge Penetração de 29% nos Lares Portugueses  - 04/10/2005

A Casa dos Bits/TeKsapo publicou a notícia seguinte:

As taxas de crescimento são muito mais moderadas do que as registadas há alguns anos, mas as redes de televisão por cabo continuam a adicionar clientes para os seus serviços, mostram os números hoje revelados pela Anacom.



3º Seminário Ibero Americano de Indicadores sobre a Sociedade da Informação, 29 e 30 de Setembro  - 27/09/2005

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoA RICYT, Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnologia e o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia / Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (CIES/ISCTE), com o apoio da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P., do Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), estão a organizar o 3º Seminário Ibero Americano de Indicadores sobre a Sociedade da Informação.



Internet Assume Papel Fundamental no Negócio de Hotelaria em Portugal  - 23/08/2005

A Casa dos Bits/TeKsapo publicou a notícia seguinte:

Um estudo realizado pela Vector 21 para a Unicre confirma o papel relevante que a Internet está a assumir no negócio do Turismo. Segundo os dados recolhidos num inquérito realizado junto de uma amostra de clientes de hotéis de Lisboa, Porto e Algarve, cerca de 78,6 por cento dos clientes afirmam ser utilizadores de Internet, enquanto mais de 50 por cento admite ter tomado conhecimento daquele hotel através da Web e 44,8 por cento dos mesmos fizeram a sua reserva online.


Internacionalização


Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (55ª sessão)  - 20/06/2008

Logotipo da OCDERealizou-se em Seul, República da Coreia, no dia 19 de Junho de 2008, a 55ª Sessão do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP). Nesta reunião fez-se um balanço da Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet que teve lugar nos dois dias anteriores, também em Seul, e foi precedida, no dia 16 de Junho, por três Stakeholders Forums (Business, Internet Technical Community, Civil Society/Organized Labour), do qual se tiraram consequências sobre futuros temas de trabalho, e debateu-se a proposta do programa de trabalho e do orçamento do Comité para o biénio 2009-2010. O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP chefiou a delegação de Portugal.



Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet  - 18/06/2008

Logotipo da Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da InternetRealizou-se a 17-18 de Junho de 2008, em Seul, República da Coreia, a Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Internet.

Dar Forma a Políticas de Criatividade, Confiança e Convergência no Mundo Digital foi o subtítulo desta Reunião Ministerial organizada em 5 mesas redondas com os temas seguintes:

  • Melhorar o desempenho económico e o bem-estar social
  • Beneficiar da Convergência
  • Promover Criatividade
  • Construir Confiança
  • A Economia Global da Internet.


6ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010  - 12/05/2008

Logotipo da Iniciativa i2010Realiza-se a 13 de Maio de 2008, em Brdo, Eslovénia, a 6ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação.

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (54ª sessão)  - 10/03/2008

Logotipo da OCDERealizou-se em Paris, de 5 a 7 de Março de 2008, a 54ª Sessão do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP). Nesta reunião considerou-se a eleição do Bureau, o Encontro Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet – Dando Forma a Políticas para Criatividade, Confiança e Convergência no Mundo Digital, a realizar em Seoul, Coreia, em 17-18 de Junho de 2008, o processo de acessão à OCDE do Chile, da Eslovénia, da Estónia, da Federação Russa e de Israel, o orçamento e programa do ICCP para 2009-2010, o Forum de Prospectiva Tecnológica do ICCP 2008 e a 2008 Information Technology Outlook. O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP chefia a delegação de Portugal a esta reunião.



Reunião Preparatória do Forum de Governação da Internet de 2008  - 25/02/2008

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyRealiza-se nas Nações Unidas, em Genebra, no dia 26 de Fevereiro de 2008, a 1ª reunião preparatória da 3ª reunião do IGF - Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum) que terá lugar em Hyderabad, India, em 3-6 de Dezembro de 2008. O IGF foi criado na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação).

A 1ª reunião do IGF decorreu em Atenas, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006 e a 2ª reunião do IGF decorreu no Rio de Janeiro, Brasil, em 12-15 de Novembro de 2007, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia. Nesta reunião do IGF o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP presidiu a reuniões das delegações dos Estados Membros da UE e da Comissão Europeia para preparação de uma intervenção em nome da UE na sessão "Taking Stock and the Way Forward", a última sessão plenária antes do encerramento da reunião do IGF no Rio de Janeiro, a 15 de Novembro.



2ª Conferência Ministerial EUROMED sobre a Sociedade da Informação  - 25/02/2008

Realiza-se a 26-27 de Fevereiro de 2008, no Cairo, Egipto, a 2ª Conferência Ministerial EUROMED sobre a Sociedade da Informação (EUROMED Ministerial Conference on the Information Society – Building an Enabling Environment for the EUROMED Information Society).



Conferência Espaço para o Desenvolvimento: O Caso da Iniciativa GMES em África  - 06/12/2007

Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e a propósito da Cimeira UE – África de 7-9 de Dezembro, em Lisboa, realiza-se em 6-7 de Dezembro de 2007, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, a conferência Space for Development: The Case of GMES and Africa, organizada conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), a Comissão Europeia, e a iniciativa GMES – Global Monitoring for Environment and Security.

A GMES – Global Monitoring for Environment and Security é uma iniciativa da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) destinada a recolher e a disponibilizar dados fiáveis e actualizados sobre o estado e monitorização do ambiente com vista à sua preservação e à prevenção de situações de risco (e.g. cheias, incêndios florestais, poluição das águas).



5ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 e Mesa Redonda da Indústria sobre Redes do Futuro  - 26/11/2007

Logotipo da Iniciativa i2010Realiza-se na parte da tarde do dia 28 de Novembro de 2007, no edifício da Presidência da Comissão Europeia, em Bruxelas, a 5ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação. 

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Forum de Governação da Internet  - 28/10/2007

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyEm 12-15 de Novembro de 2007, realiza-se no Rio de Janeiro, Brasil, a  2ª reunião do IGF - Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum). O IGF foi criado no âmbito das Nações Unidas, na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF decorreu em Atenas, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006.

Dado que esta reunião do IGF se realiza durante a Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), esta é representada pela delegação Portuguesa chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, que fez uma intervenção na sessão de abertura como presidente em exercício do Conselho de Ministros da União Europeia responsável pelas políticas para a Sociedade da Informação.



EU-MED Event  - 23/10/2007

Realiza-se em 23-24 de Outubro de 2007, em Bruxelas, o "EU-MED Event". Este evento tem como objectivo aspectos da colaboração entre a União Europeia e os países externos do Mediterrâneo, nomeadamente nas áreas de infraestruturas de investigação, incluindo as redes nacionais de investigação e educação (EUMEDCONNECT) e as suas ligações à rede Europeia GÉANT, Computação GRID (EUMEDGRID) e outras e-Infraestruturas.



2ª Reunião do Forum EUROMED sobre a Sociedade da Informação  - 23/10/2007

Realiza-se no dia 25 de Outubro de 2007, em Bruxelas, a 2ª Reunião do Forum EUROMED sobre a Sociedade da Informação.

A sessão de abertura é iniciada com uma intervenção do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, representando a Presidência Portuguesa da UE, a que se seguem intervenções do Subdirector-Geral da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia e da Directora de Relações Internacionais do Ministério de Comunicações e Tecnologias de Informação do Egipto.



Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE  - 29/09/2007

Logótipo da OCDERealiza-se em Otava, Canadá, de 4 a 5 de Outubro de 2007, a 53ª Sessão do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE. Nesta reunião vão ser considerados a web participativa, o Encontro Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet – Dando Forma a Políticas para Criatividade, Confiança e Convergência no Mundo Digital, a realizar em Seoul, Coreia, em 17-18 de Junho de 2008, o uso da Internet para melhorar o desempenho económico e ao bem estar social, evidência recente sobre o impacto das TIC no crescimento económico. O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP chefia a delegação de Portugal a esta reunião.

A reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação é precedida por outras reuniões no âmbito da OCDE.



Consultas Abertas e Reunião do Grupo de Aconselhamento do Forum de Governação da Internet  - 03/09/2007

Logótipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyTêm lugar nas Nações Unidas, em Genebra, no dia 3 de Setembro de 2007, as Consultas Abertas no âmbito da preparação da 2ª reunião do IGF - Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum) que terá lugar no Rio de Janeiro, Brasil, de 12 a 15 de Novembro de 2007. O IGF foi criado na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF decorreu em Atenas, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006. Dado que as Consultas abertas que agora se realizam têm lugar durante a Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), esta é representada pela delegação Portuguesa chefiada por Luis Magalhães, Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Programa de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação (2007-2013)  - 25/05/2007

Logotipo ICT PSP – ICT Policy Support ProgrammeO Programa de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT PSP – ICT Policy Support Programme) tem o objectivo de acelerar o desenvolvimento sustentável de uma sociedade da informação competitiva, inovadora e inclusiva. É um dos três programas específicos do Programa Quadro de Competitividade e Inovação (2007-2013) da UE (CIP – Competitiveness and Innovation Framework Programme).

São publicados regularmente na Internet anúncios de concursos para o ICT PSP.

O Programa de Trabalho do ICT PSP em 2008 tem um orçamento de 44,5 M€ e foca-se nos temas seguintes:



4ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010  - 20/04/2007

Logótipo da Iniciativa i2010 da Comissão EuropeiaRealiza-se a 20 de Abril de 2007, no edifício da Presidência da Comissão Europeia, em Bruxelas, a 4ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação.

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Programa Quadro de Competitividade e Inovação (2007-2013)  - 30/01/2007

Logótipo do Programa Quadro de Competividade e Inovação da UEO Programa Quadro de Competitividade e Inovação da UE (CIP – Competitiveness and Innovation Framework Programme) foi instituído pela Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Outubro de 2006, e abrangerá o período 2007-2013, com um orçamento aproximado de 3,6 milhares de milhões de euros.

São publicados regularmente na Internet anúncios de concursos para o EIP, anúncios de concursos para o ICT PSP, e anúncios de concursos para o IEE.

O Programa Quadro de Competitividade e Inovação (CIP) visa contribuir para a competitividade e o potencial de inovação da Comunidade enquanto sociedade de conhecimento avançada e tem como objectivos:



Concursos Abertos no 7º Programa Quadro de Investigação da UE  - 04/01/2007

Logo 7º Programa Quadro de Investigação da UEEstão abertos concursos para projectos em vários dos objectivos do tema Tecnologias de Informação e Comunicação , sobre o qual pode ser encontrada mais informação em CORDIS FP7.

Challenge 1: Pervasive and Trusted Network and Service Infrastructures

The network of the future, Service and software architectures, infrastructures and engineering, ICT in support of the networked enterprise, Secure, dependable and trusted infrastructures, Networked media;



3ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010  - 12/12/2006

Logotipo da Iniciativa i2010Realiza-se a 12 de Dezembro de 2006, no edifício da Presidência da Comissão Europeia, em Bruxelas, a 3ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação.

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



2ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010  - 27/09/2006

Logotipo da Iniciativa i2010Realiza-se a 27 de Setembro de 2006, em Helsínquia, a 2ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação.

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Concursos para Acções CYTED  - 24/05/2006

Está aberto até 30 de Junho de 2006 o concurso  no âmbito do Programa CYTED (Cooperação Científica e Tecnológica com a Região Ibero-americana) para Redes Temáticas, Acções de Coordenação de Projectos de Investigação, Projectos de Investigação em Consórcio.



Forum Ministerial União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação  - 26/04/2006

Forum MinisterialO IV Forum Ministerial União Europeia – América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação realizou-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de Abril de 2006, organizado pelo Governo Português e pela Comissão Europeia, com o apoio da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e da AHCIET - Asociación Hispanoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones (esta na qualidade de membro do consórcio International Stakeholder Network do Programa da União Europeia @LIS - Alliance for the Information Society).



1ª Reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010  - 20/04/2006

Logotipo da Iniciativa i2010Realiza-se a 20 de Abril de 2006, em Bruxelas, a 1ª reunião do Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 (i2010 High Level Group), cujos membros são representantes dos Estados Membros ao nível de Director-Geral da Sociedade da Informação.

Portugal é representado no Grupo de Alto Nível da Iniciativa i2010 pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.



Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação  - 16/11/2005

WSISAproveitar os benefícios da revolução digital e fomentar a discussão global sobre a generalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são objectivos da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), 16 e 18 de Novembro em Tunes, no âmbito das actividades da Organização das Nações Unidas.

Portugal faz-se representar nos trabalhos desta Cimeira Mundial das Nações Unidas através de uma delegação chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, em representação do Primeiro-ministro.

O Ministro Mariano Gago faz uma comunicação ao plenário da Cimeira no dia 17 de Novembro, e, no mesmo dia, participa numa mesa redonda subordinada ao tema Do empenhamento à acção, implementar as recomendações de Tunes.



Memorandum of Understanding entre os governos de Portugal e da Coreia  - 14/09/2005

No dia 16 de Setembro de 2005, em Seoul, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Ministro da Informação e Comunicação da Coreia, assinam um Memorandum of Understanding (MoU) para a cooperação nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).



Aprovação do programa i2010 que sucede ao programa de acção eEurope 2005  - 07/06/2005

i2010Foi aprovado a semana passada pela Comissão Europeia o programa i2010 - A European Information Society for growth and employment o qual sucede ao programa de acção eEurope 2005.

Centrada em três pilares - onde a convergência de políticas, o aumento de investimento nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e a promoção de uma sociedade da informação inclusiva se alinham para o mesmo propósito -, a nova estratégia é apontada como um novo motor para a Estratégia de Lisboa, também ela repensada para se centrar no crescimento e no emprego.

A estratégia "i2010: European Information Society 2010" foi definida para o próximo período de cinco anos e será financiada pelos programas da União Europeia, nomeadamente o sétimo Programa-Quadro para a Investigação (FP7) e o Programa de Competitividade e Inovação (CIP), já que ambos dão prioridade às TIC como impulsionadoras da competitividade da Europa. Para promover uma sociedade da informação mais inclusiva das pessoas, a Comissão Europeia vai apostar num plano de acção para serviços de governo electrónico (eGovernment) centrados nos cidadãos, que deverá avançar já em 2006. Somam-se a esta três iniciativas para a qualidade de vida - onde se incluem as tecnologias para o apoio aos idosos, os veículos inteligentes e as bibliotecas digitais para todos, com arranque até 2007. As acções para ultrapassar as divisões sociais e geográficas no seio da Europa a nível da literacia digital vão culminar no plano e-Inclusion, com data de arranque marcada para 2008.


Forum para a Sociedade da Informação


Publicação do 2º Anuário IDC do Sector das TIC  - 02/07/2008

Logotipo da IDC A IDC Portugal publicou o 2º Anuário IDC do Sector das TIC que inclui referências a mais de 650 empresas e a vários organismos públicos e associações não-governamentais ligadas ao sector das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico foram as entidades públicas que apoiaram institucionalmente esta publicação.



Salão Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação  - 28/10/2006

Conheça os projectos do programa Ligar Portugal para mobilizar a sociedade da informação e do conhecimento

Realiza-se na FIL – Parque das Nações, Lisboa, de 2 a 5 de Novembro de 2006, o Salão Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (SITIC), destinado a todo o sector das TIC e a reunir um vasto leque de soluções adaptadas às empresas e cidadãos, dividindo-se em três grandes áreas: Comunicações, Sistemas e Soluções de Negócio e Multimédia, Equipamentos e Conteúdos Digitais.



Forum para a Sociedade da Informação  - 09/03/2006

O Forum para a Sociedade da Informação é um orgão de consulta e concertação para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação, reunindo os principais actores sociais, públicos e privados, e aberto, de forma interactiva, à sociedade em geral.



Programa Nacional para a Sociedade de Informação – LigarPortugal  - 30/07/2005

Ligar PortugalLigar Portugal é um programa de acção integrado no Plano Tecnológico do XVII Governo: Mobilizar a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Esta iniciativa foi apresentada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no dia 30 de Julho de 2005, em cerimónia pública presidida pelo Primeiro-Ministro em Aveiro.