Curriculum Vitae

Rui Manuel de Sá Pereira de Lima

Data da última actualização »Last update : 23/12/2011


Rui Manuel de Sá Pereira de Lima. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 25 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3272309485299838


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Rui Manuel de Sá Pereira de Lima
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lima, Rui M.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Engenharia
Departamento de Produção e Sistemas
Campus de Azurém
Azurém
4800-058 Guimarães
Portugal
Telefone: (+351)253510359
Fax: (+351)253510343
Correio electrónico: rml@dps.uminho.pt
Homepage: http://online.uminho.pt/pessoas/rml
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1997-2003 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Engenharia de Produção e Sistemas.
Universidade do Minho, Portugal.

1992-1995 Mestrado
Master degree
Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores, Informática Industrial.
Universidade do Porto, Portugal.

1986-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Electrotécnica e de Computadores, opção de Informática e Sistema.
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Dez/2003-Actual Professor Auxiliar
Out/1995-Dez/2003 Assistente





Actividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Set/2004-Actual
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Gestão Integrada de Produção(Regente)
  • Sistemas de Informação para a Produção(Docente)
  • Gestão Industrial(Docente)


Mar/2004-Jun/2007
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Elementos de Microinformática(Regente)


Jun/1995-Set/2003
Disciplinas leccionadas»Taught units:

  • Elementos de Microinformática(Docente)






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2007 - Actual ISA, Membro.
Jan/1992 - Actual Ordem dos Engenheiros, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. van Hattum-Janssen, N; Lima, Rui M; Carvalho, Dinis. 2011. Proceedings of the Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE'2011): Aligning Engineering Education with Engineering Challenges. ed. 1, ISBN: 978-989-8525-05-5. Lisboa, Portugal: Research Centre in Education (.
2. Lima, Rui M; Sampaio, Paulo; Marques, Ana; Nunes, Manuel L; Alvelos, Filipe; Mesquita, Diana; Silva, Daniela; Fernandes, Fábio; Antunes, João; Morais, Marta. 2011. Livro de Actas do Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial 2011 (ENEGI 2011). ed. 1, ISBN: 978-989-97050-2-9. Guimarães, Portugal: Departamento de Produção e Sis.
3. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Lima, R. M. eds. 2010. Proceedings of the Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with SEFI CDWG.
4. Carvalho, D.; van Hattum-Janssen, N; Lima, R. M. eds. 2009. Proceedings of the First Symposium on Project Approaches in Engineering Education ed. 000. Guimarães: CIEd | DPS in cooperation with the SEFI CDWG.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rodrigues, José S; Sauaia, Antonio C. A; Simões, Adriana S; Pinho, Alexandre F; Alves, Anabela; Molina, Carlos E. C; Gohr, Cláudia F; Almeida, Dagoberto A; Mesquita, Diana; Carvalho, Dinis; Leal, Leal; Marins, Fernando A. S; Moreira, Francisco; Muniz, Jorge; Montevechi, José A. B; Freitas e S. L. M; Santos, Luciano C; Delamaro, Maurício C; Junior, Milton V; van Hattum-Janssen, N; Adissi, Paulo J; Silva Costa, R. F; Neto, Romeu S; Lima, Rui M; Sousa, Rui M; Baggenstoss, Salli; Silva, Simone V. 2011. Ensino e aprendizagem vivencial em Engenharia: Simuladores, jogos, projetos interdisciplinares e ambientes de aprendizagem a distância.  In Ensino e aprendizagem vivencial em Engenharia: Simuladores, jogos, projetos interdisciplinares e ambientes de aprendizagem a distância, 250 - 320. . Sem local: ABEPRO – Associação Brasileira.
2. FLORES, M. A; FERNANDES, S.; Lima, R. M. 2008. Using the CIPP Model to Evaluate the Impact of Project-Led Education. A case study of Engineering Education in Portugal..  In Research on Diversity of PBL practice in Engineering Education. , 0 - 0. . ?: Editors Anette Kolmos, Erik de Graaff, and Xiangyun Du. SENSE Publishers. .
3. FLORES, M. A; FERNANDES, S.; Lima, R. M. 2007. A Tutoria no contexto do Project-Led Education (PLE): Potencialidades e Desafios. .  In Tutoria e Mediação em Educação, ed. A. M. V. Simão, A. P. Caetano & I. Freire, 89 - 113. ISBN: 978-989-8272-03-4. Universidade de Lisboa: Educa.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Gomes, João P; Martins, Paulo; Lima, Rui M. 2011. "Generic Referencing: Methodology of parts characterization", XVIII International Conference in Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM2011), 1: 1121358561 - 1121358561.
2. Moreira, F.; Sousa, Rui; Leão, Celina P; Alves, Anabela C; Lima, R. M. 2009. "Measurement Rounding Errors in an Assessment Model of Project Led Engineering Education", International Journal of Online Engineering (iJOE) 5, 2: 39 - 44.
3. van Hattum-Janssen, N; Carvalho, D.; Flores, M. A; Lima, R. M. 2007. "A case study on project led education in engineering: students' and teachers' perceptions. ", European Journal of Engineering Education 32, 3: 337 - 347.
This paper explores the extent to which students and teachers are able to acknowledge the strengths and weaknesses of a shift in the approach to teaching and learning from a traditional, teacher-centred perspective towards project- and learner-centred education. It reports on a case study aimed at exploring students’ and teachers’ perceptions of a project-led education course carried out at an engineering course at a Portuguese university. Data were collected through questionnaires, letters and interviews. Findings suggest, in spite of some negative experiences and final results for some of the students, a clear recognition of the benefits of a project-based approach to both the teaching staff as well as the students. Both are able to identify interdisciplinarity, high student motivation and the acquisition of soft skills as key features of project-led education.

4. Lima, Rui M; Sousa, R. M; Martins, P. J. 2006. "Distributed production planning and control agent-based system", International Journal of Production Research 44, 18-19: 3693 - 3709.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Alves, Anabela C; Moreira, F.; Sousa, Rui; Lima, Rui. 2009. "Teachers' workload in a project-led engineering education approach", Trabalho apresentado em International Symposium on Innovation and Assessment of Engineering Curricula, In Proceedings of the International Symposium on Innovation and Assessment of Engineering Curricula, Valladollid.
2. Alves, Anabela C; Moreira, F.; Lima, Rui; Sousa, Rui. 2009. "Projectos para a Aprendizagem na Engenharia e Gestão Industrial", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., In Livro de Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga.
3. Mesquita, Diana; Alves, Anabela C; Fernandes, Sandra; Moreira, F.; Lima, Rui. 2009. "A first year and first semester Project-Led Engineering Education approach", Trabalho apresentado em First Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, In Proceedings of the First Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, Guimarães.
4. Lima, Rui; Carvalho, Dinis; Sousa, Rui; Alves, Anabela C. 2009. "Management of Interdisciplinary Project Approaches in Engineering Education: a case study", Trabalho apresentado em First Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE'2009), In Proceedings of the First Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, Guimarães.
5. Moreira, F.; Sousa, Rui; Leão, Celina P; Alves, Anabela C; Lima, Rui. 2009. "Project-Led Engineering Education: assessment model and rounding errors analysis", Trabalho apresentado em Integrity, Reliability and Failure: Challenges and Opportunities, In Proceedings of the 3rd International Conference on Integrity, Reliability and Failure (IRF2009), Porto.
6. Sousa, Rui; Lima, Rui; Carvalho, Dinis; Alves, Anabela C. 2009. "An Industrial Application of Resource Constrained Scheduling for Quick Changeover", Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM 2009) , In Proceedings of the 2009 IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM 2009) , Hong Kong.
7. Fernandes, Sandra; Lima, Rui M; Cardoso, E.P.C.; Leão, Celina P; Flores, M.Assunção. 2009. "An Academic Results Analysis of a First Year Interdisciplinary Project Approach to Industrial and Management Engineering Education", Trabalho apresentado em 1st Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, PAEE'2009, In 1st Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, PAEE'2009, Guimarães.
8. Lima, Rui M; Cardoso, E.P.C.; Pereira, Guilherme; Fernandes, Sandra; Flores, M.Assunção. 2007. "Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares num Curso de Engenharia: uma leitura dos resultados académicos", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do IX Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia, Coruña.
9. Cardoso, E.P.C.; Lima, Rui M; Carvalho, Dinis; Pereira, Guilherme. 2005. "Descrição de um Processo de Ensino/Aprendizagem Baseado em Projecto", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Souza Rodrigues, J.; Dinis-Carvalho, José; Lima, Rui M; Salgado, Manoel H. 2011. "Brazilian Students and Working Capital: An Analysis of Their Decisions When Using Virtual Market Business Games", International Journal of Engineering Education 27, 3: 644 - 655.
2. Lima, Rui M; Silva, João M; van Hattum-Janssen, N; Monteiro, Simone B. S; Souza, João C. F. 2011. "Project-Based Learning Course Design: a Service Design Approach", International Journal of Services and Operations Management -, -: - - -.
3. Almeida, Natália; Carrer, Camila; Dinis-Carvalho, José; Lima, Rui M. 2011. "Project Management Guide for Student Project Teams", International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2011): Aligning Engineering Education with Engineering Challenges, 1: 197 - 204.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sousa, Rui; Martins, P. J; Lima, Rui M. 2009. "Formal Grammars for Product Data Management on Distributed Manufacturing Systems", Trabalho apresentado em 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises (PRO-VE'09), In Leveraging Knowledge for Innovation in Collaborative Networks - 10th IFIP Working Conference on Virtual Enterprises (PRO-VE'09), Thessaloniki, Greece.
2. Silva, S. C; Lima, Rui M. 1998. "Anatomia de Especialização dos Alunos de Produção da Universidade do Minho", Trabalho apresentado em 3ª Jornadas de Engenharia de Produção, In 3ª Jornadas de Engenharia de Produção, Guimarães.
3. Carvalho, Dinis; Lima, Rui; Sousa, Rui; Alves, A. C; Moreira, F.; Varela, Leonilde. 1997. "Reflexão sobre o ensino de Engenharia", Trabalho apresentado em 2as Jornadas de Engenharia de Produção, In 2as Jornadas de Engenharia de Produção, Guimarães.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Alves, A. C; Silva, Sílvio C; Lima, Rui. 20 mar. 2003. "Sistemas de Produção Orientados ao Produto – integrando células e pessoas" Revista de Inovação Organizacional, 109 - 145.
Atribuição de prémio.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
27

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1


Visualizações do curriculum [ 145 ]
 
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM em 24-01-2012 às 17:25:37
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis