Cecília do Rosário da Mota Aguiar
|
|
Data da última actualização
»Last update
:
17/01/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Aguiar, Cecília |
Domínio científico de actuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 1149-041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: caguiar@ispa.pt Homepage: www.ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2006 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1993-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação)
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2006-2010 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada,
Portugal.
|
2000-2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Mar/2010-Actual |
Outra Situação |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Out/2006-Fev/2010 |
Outra Situação |
Set/2002-Set/2006 |
Outra Situação |
Actividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.
|
Projectos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2010- Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância (Enhancing social participation
of preschoolers with disabilities)
|
Referência do projecto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2000-2004 A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança |
Referência do projecto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Actual |
Society for Research in Child Development, Membro.
|
Actual |
International Society on Early Intervention, Membro.
|
Actual |
Association for Psychological Science, Membro.
|
Actual |
Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
|
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Aguiar, Cecília. 2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e Investigação em idades precoces. In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
2. |
Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche. In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine. 2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178. |
|
|
|
2. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly, 25: 527 - 535. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
|
|
|
|
4. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
|
|
|
|
5. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101. |
|
|
|
6. |
CRUZ, O; AGUIAR, C. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs
de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
|
|
|
|
7. |
Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
|
|
|
|
8. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
|
|
|
|
9. |
Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
|
|
|
|
10. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Grande, Catarina; Aguiar, Cecília. 2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora. |
|
|
|
4. |
Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
5. |
Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga. |
|
|
|
6. |
Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
7. |
Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto
de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga. |
|
|
|
1. |
Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I. 2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra) |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd thesis |
1. |
Tânia Boavida, Promoção da qualidade dos objectivos do Programa Educativo Individual, 2010. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso. |
2. |
Ana Rita Moiteiro, Efeitos da intervenção interpretativa na participação social de crianças com síndrome de Down em contextos pré-escolares, 2010. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador) - Em curso. |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
2. |
Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
3. |
Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Concluída. |
4. |
Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. (Orientador) - Concluída. |
5. |
Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
6. |
Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
7. |
Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
8. |
Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
9. |
Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
10. |
Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Orientador) - Concluída. |
11. |
Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador) - Concluída. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Aguiar, Cecília. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
21 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
17 |
Orientações Orientations |
13 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
102
]
|
Página gerada pelo sistema Currículum DeGóis promovido pela FCT e GPEARI do MCTES e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-01-2012
às
19:29:45
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://curriculum.degois.pt |
|