A Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital estrutura-se em quatro eixos prioritários:
- No Eixo 1 propõe-se, entre outras, a promoção dos processos de qualificação centrada quer na qualificação inicial de jovens quer na requalificação de ativos desempregados, assente num sistema de aprendizagem ao longo da vida;
- No Eixo 2 considera-se, designadamente, a necessidade de ampliar a pool de recursos humanos com as competências chave para utilização das TIC pelo tecido empresarial assim como a valorização dos processos de formação no domínio das TIC;
- No Eixo 3 dispõe-se sensibilizar a sociedade portuguesa, as pessoas e famílias, as escolas, as universidades e politécnicos, as empresas e o Estado para a procura potencial de skills de TIC, e a necessidade de modernização contínua e sistemática das aprendizagens baseadas nas TIC e, principalmente, para a oportunidade de empregabilidade em TIC;
- No Eixo 4 apostar na captação de investimento, entre outros, pela qualificação dos recursos humanos, pelas parcerias entre as empresas e as universidades e/ou centros tecnológicos, ou pelo alto nível de infraestruturas existentes em Portugal.
I. Qualificação e Requalificação para Emprego em TIC
O potencial de emprego em TIC está subaproveitado, verificando-se um crescente fosso entre a procura e a oferta de especialistas neste domínio. As projeções realizadas para...
II. Crescimento das Empresas e Novo Emprego TIC
A criação de mais emprego digital implica necessária e obrigatoriamente o crescimento das empresas portuguesas. Este crescimento do tecido empresarial nacional passa quer pela...
III. Sensibilização da Sociedade para o Digital
Procurando reforçar a utilização das TIC e dos meios digitais para melhorar a qualificação de talento e fomentar uma cultura de aprendizagem em que competências específicas TIC...
IV. Internacionalização do Setor TIC e Captação de Investimento Direto Estrangeiro
As TIC são entendidas como elemento estratégico fundamental para a economia nacional, assegurando simultaneamente a competitividade das empresas portuguesas e a capacidade do...