Comentários


 

Pergunta

A dislexia é uma doença? Tem tratamento? Como lidar com ela a nível escolar?

Resposta

A dislexia não é uma doença. É uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura. Ou seja, as crianças que apresentam esta dificuldade terão uma "inteligência normal", não se podendo explicar essas dificuldades por, por exemplo, um atraso/problema intelectual. Nestas crianças o que está comprometido são os mecanismos essenciais à aprendizagem da leitura. Estes mecanismos são múltiplos e por isso também podemos encontrar vários tipos de dislexia, associadas ou não a uma dificuldade na aprendizagem da escrita das palavras (disgrafia).
Esta Dificuldade Específica de Aprendizagem não só pode como tem/deve de ser resolvida e o mais precocemente possível (durante os primeiros anos do 1º ciclo), o que não significa que essa intervenção não possa ser feita mais tarde se não o foi nos primeiros anos de aprendizagem da leitura.
Para ser possível estabelecer o diagnóstico diferencial, ou seja, saber se de facto se trata de uma dislexia, a criança tem de ser avaliada por um psicólogo. Em caso de resposta positiva, este especilaista indicará aos pais a melhor forma de apoiarem a criança em casa e também o que a nossa legislação contempla em termos de direitos na escola para estas crianças (como por exemplo, mais tempo para as avaliações nas disciplinas; apoio de um especialista).