Comentários


 

Pergunta

Por que é que nos esquecemos dos nossos compromissos?

Resposta

O processo de formação de memória e de recordação de memórias armazenadas é um assunto fascinante, mas não completamente esclarecido.
A memória não é uma entidade uniforme. Existem diversos tipos de memórias, agrupadas em dois grandes grupos: (1) a memória explícita ou declarativa (a memória daquilo que se conhece) e (2) a memória implícita (a memória daquilo que se sabe fazer).
A memória explícita pode ser recordada de um modo deliberado. O mesmo grau de controlo consciente da memória implícita não é possível. Assim, quando andamos de bicicleta não estamos constantemente a recordar de um modo consciente que posição dos membros devemos usar para manter o equilíbrio. Quando se aprende a andar de bicicleta a memória armazenada permite-nos utilizar essa experiência para o resto da vida de um modo "autónomo".
Assim, relativamente à questão de esquecer os compromissos estamos mais no campo da memória explícita ou declarativa. Vários são os factores que contribuem para os nossos esquecimentos.
As nossas capacidades de armazenamento de memória explícita melhoram muito com o treino concentrado na tarefa de memorização. Por essa razão os conhecimentos melhoram bastante com o estudo (repetir várias vezes o pensamento que se pretende armazenar, de um modo concentrado, facilita o processo de memorização). A activação repetida dos circuitos neuronais envolvidos no processamento e armazenamento das memórias facilita a consolidação da memória (aumenta a eficácia dos circuitos neuronais envolvidos).
As memórias armazenadas também podem não ser recordadas em algumas situações de lesão cerebral (sobretudo no lobo temporal), de doenças neurológicas, ou por falta de capacidade de concentração...entre muitas outras condições de natureza neuro-psicológica.
Temos também que considerar a diferença entre memória de curta duração e memória duradoura. A memória de curta duração é aquela que se usa no imediato (em segundos ou minutos) e que uma vez cumprida a sua função é esquecida (um exemplo concreto é a actividade de funcionários de restaurante que memorizam por minutos todos os pedidos dos clientes, mas que imediatamente esquecem quando o cliente paga a conta). A memória de longa duração é aquela que é armazenada de um modo consciente e que perdura por anos, eventualmente para toda a vida. Isto acontece porque entendemos de um modo mais ou menos consciente que as memórias que armazenamos de um modo duradouro são necessárias a longo prazo. Por outro lado, se não valorizamos um dado acontecimento ele pode ficar retido somente nos processos neuronais responsáveis pela memória de curto prazo, e não ser consolidada de um modo duradouro. Assim, se não se quiser mesmo esquecer algo valorize o facto, treine (de modo concentrado) o cérebro para armazenar o conhecimento. Será muito mais difícil de esquecer...