FCT presente na 8ª Parceria UE-África dedicada à Sociedade de Informação
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que desde Janeiro último integrou as competências da extinta UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) representa Portugal nas componentes Ciência e Sociedade da Informação, no âmbito da 8ª Parceria (P8) entre a União Europeia (UE) e África.
Esta parceria resulta das Cimeiras UE-África potenciadas por Portugal em 2000 e 2007, com o objetivo de estreitar as relações com o continente africano.
Portugal assumiu a copresidência europeia da P8 dedicada à Ciência, Sociedade de Informação e Espaço em março de 2011, em associação com a Tunísia, que assegura a copresidência africana.
A componente Sociedade da Informação da P8 apoiada por duas ações financiadas pelo 7º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT), a saber: EuroAfrica P8 e IST Africa.
A FCT participa no consórcio EuroAfrica P8, o qual tem como objetivo apoiar os diálogos políticos e de cooperação entre os países europeus e países africanos, a Comissão Europeia e a Comissão da União Africana, a indústria, a academia e outros interessados.
Neste âmbito, a FCT vai organizar em Lisboa um Forum EU-África de Cooperação em TIC, em Lisboa, no último trimestre de 2012, juntamente com o Africa Connect.
Por outro lado, o IST Africa realiza o seu evento anual em Dar es Salaam (Tanzânia), de 9 a 11 de maio, reunindo representantes de organizações governamentais e de investigação de África e da Europa.
A FCT está presente nesse evento, que tem como principais objetivos partilhar conhecimentos, experiências, boas práticas e promover a investigação no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em áreas tão diversas como ambiente, governo eletrónico, cibersegurança, inclusão e acessibilidade.