Antártica 2011-12
Maior expedição científica de sempre organizada por Portugal
Cerca de duas dezenas de cientistas de instituições lusas participam na 1ª Campanha Antártica Portuguesa, que decorre entre Novembro de 2011 e Abril de 2012, organizada pelo Programa Polar Português (PROPOLAR) e enquadrada num projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O trabalho no terreno desenvolvido pelas equipas dos 6 projectos de investigação nacionais pode ser acompanhado através do blogue do Propolar (Programa Polar português).
As missões dos cientistas duram entre 3 e 6 semanas, incidindo na zona da Península Antártica, uma das regiões da Terra onde a subida da temperatura do ar foi maior desde 1950. Os projectos centram-se nas ciências biológicas, ciências da criosfera e ciências do ambiente.
Esta Campanha contou com um voo fretado pela PROPOLAR, entre o Chile e a Antártida, que transportou investigadores lusos e estrangeiros. Portugal deu assim um significativo primeiro passo no sentido do apoio ao esforço logístico internacional para a pesquisa científica naquele território.
Nas equipas nacionais participam também cientistas da Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América e Suíça. A Campanha Antártica 2011-12 é a maior expedição de sempre com logística inteiramente portuguesa.
O PROGRAMA POLAR PORTUGUÊS, apoiado pela FCT, engloba um conjunto de iniciativas coordenadas por uma rede de instituições portuguesas de investigação, que desde o Ano Polar Internacional (2007-08) actuam conjuntamente com o objectivo de dinamizar a ciência polar portuguesa.