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Projectos no âmbito do Governo Electrónico

Nesta secção poderá consultar informação sobre as medidas inseridas no Plano de Acção «Governo Electrónico»

A visão do Governo Electrónico para Portugal consiste em colocar o sector público entre os

melhores prestadores de serviços do País. Esta visão deve ser traduzida em serviços públicos de qualidade e eficientes, suportados por soluções tecnológicas racionalizadas.

As entidades públicas devem focalizar-se no essencial – o Cidadão individual (pessoas) e colectivo (empresas), os clientes dos serviços públicos.

 

Os objectivos nucleares do Governo Electrónico em Portugal são o aumento da:

  • conveniência e satisfação dos cidadãos;
  • eficiência com menores de custos;
  • transparência do aparelho do Estado;
  • participação democrática por parte dos cidadãos.

 

Para o desenvolvimento da estratégia de Governo Electrónico foram definidos sete eixos de actuação :

 

  1. Serviços Públicos Orientados para o Cidadão;
  2. Administração Pública Moderna e Eficiente;
  3. Nova Capacidade Tecnológica;
  4. Racionalização de Custos de Comunicações;
  5. Gestão Eficiente das Compras;
  6. Serviços Próximos dos Cidadãos;
  7. Adesão aos Serviços Públicos Interactivos.

 

Os projectos emblemáticos a desenvolver no domínio do Governo Electrónico são:

  • Portal do Cidadão;
  • Promoção da interoperabilidade, a racionalização de custos de comunicação;
  • As compras públicas electrónicas;
  • A criação do Portal da Administração e do Funcionário Público; 
  • O Sistema de Informação Nacional e Único da Segurança Social, 
  • O Documento Único do Registo Automóvel e o Sistema Integrado do Registo de Identificação Civil.

Para o desenvolvimento da estratégia de Governo Electrónico foram definidos sete eixos de actuação:

 

Download Plano de Acção para o Governo Electrónico (PDF)

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