Nesta secção poderá consultar informação sobre as medidas inseridas no Plano de Acção «Governo Electrónico»
A visão do Governo Electrónico para Portugal consiste em colocar o sector público entre os
melhores prestadores de serviços do País. Esta visão deve ser traduzida em serviços públicos de qualidade e eficientes, suportados por soluções tecnológicas racionalizadas.
As entidades públicas devem focalizar-se no essencial – o Cidadão individual (pessoas) e colectivo (empresas), os clientes dos serviços públicos.
Os objectivos nucleares do Governo Electrónico em Portugal são o aumento da:
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conveniência e satisfação dos cidadãos;
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eficiência com menores de custos;
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transparência do aparelho do Estado;
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participação democrática por parte dos cidadãos.
Para o desenvolvimento da estratégia de Governo Electrónico foram definidos sete eixos de actuação :
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Serviços Públicos Orientados para o Cidadão;
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Administração Pública Moderna e Eficiente;
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Nova Capacidade Tecnológica;
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Racionalização de Custos de Comunicações;
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Gestão Eficiente das Compras;
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Serviços Próximos dos Cidadãos;
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Adesão aos Serviços Públicos Interactivos.
Os projectos emblemáticos a desenvolver no domínio do Governo Electrónico são:
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Portal do Cidadão;
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Promoção da interoperabilidade, a racionalização de custos de comunicação;
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As compras públicas electrónicas;
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A criação do Portal da Administração e do Funcionário Público;
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O Sistema de Informação Nacional e Único da Segurança Social,
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O Documento Único do Registo Automóvel e o Sistema Integrado do Registo de Identificação Civil.
Para o desenvolvimento da estratégia de Governo Electrónico foram definidos sete eixos de actuação:
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Download Plano de Acção para o Governo Electrónico (PDF)